Selecione a página

12 motivos que podem causar arrotos constantes.

12 motivos que podem causar arrotos constantes.

Os arrotos constantes geralmente estão associados à alimentação. E de fato, essa é uma verdade. No entanto, eles podem ser causados pela sua alimentação, mas também por seu hábitos ou alguma condição de saúde.

Selecionei para este artigo 14 motivos para que você observe no seu dia a dia e identifique uma motivação para evitar os arrotos, que cá entre nós, é desconfortável e desagradável. 

Hábitos que causam arrotos constantes

Bebidas gaseificadas e quentes

Refrigerante, cerveja e todas as outras bebidas borbulhantes são feitas com um gás chamado dióxido de carbono. 

Arrotos constantes

O que causa Arrotos constantes?

Isso adiciona ar extra ao estômago, que retorna pela mesma maneira que entrou, ou seja, pela boca.

A entrada de ar acontece também quando você tem o hábito de tomar bebida quente. Ao soprar sua bebida faz com que você engula ar e também pode causar arrotos.

A maneira de comer

Se você engolir muita comida de uma vez ou se mastigar muito rápido, com certeza terá mais ar no caminho com a comida.

A maior parte disso não vai para o seu estômago. Ele ficará no esôfago, que liga a garganta ao estômago, até que você arrote de volta. 

Se você quer evitar arrotos constantes, desacelere ao comer e mastigue bem os alimentos. Mantenha suas porções menores também, para que você arrote menos. 

Chegar a um peso saudável também pode fazer a diferença. Quilos extras colocam mais pressão em seu estômago.

Estresse

Problemas intestinais são mais comuns em pessoas ansiosas ou deprimidas. Se você estiver nervoso, poderá engolir grandes quantidades de ar. 

Algumas pessoas fazem isso de propósito, mas você pode não estar ciente de que está fazendo isso. 

De qualquer forma, leva a arrotos. Se você estiver se sentindo deprimido ou em pânico, informe o seu médico ou um conselheiro. À medida que você aprende maneiras melhores de gerenciar seu estresse, você pode parar de arrotar tanto.

Excesso de frutose

Este açúcar natural na fruta geralmente não é um problema. Mas alguns alimentos e bebidas são adoçados com xarope de milho rico em frutose. 

Isso pode formar muito gás à medida que seu estômago o decompõe. Você pode notar esse mesmo efeito quando bebe suco de frutas.

Balas e Chiclete 

Balas e gomas de mascar podem fazer você arrotar, já que você engole ar enquanto os aprecia. 

Se você escolher uma versão sem açúcar, poderá arrotar ainda mais. Isso porque os álcoois de açúcar que eles contêm não podem ser processados ​​rapidamente quando atingem seu intestino. Eles permanecem antes que você possa quebrá-los, o que cria gás.

Isso vale também para você que tem o hábito de colocar objetos na boca e ficar mordendo, como tampa de caneta, por exemplo. 

Condições de saúde que causam arrotos constante

Intolerância à lactose

Muitas pessoas não têm a proteína que decompõe a lactose (um açúcar natural) no leite. Se você é um deles, seu intestino não pode digerir totalmente os alimentos que contêm laticínios. Em vez disso, a lactose fermenta no estômago. 

O gás extra que isso causa pode fazer com que sua barriga fique inchada ou dolorida. Ficar longe de laticínios ou escolher versões sem lactose ajudará. 

Você também pode tomar um produto de venda livre que ajude seu corpo a digerir a lactose.

Úlcera

Às vezes, arrotar pode ser um sinal de úlceras estomacais. Essas feridas abertas no revestimento do estômago são bastante comuns. Uma infecção pode causá-los. 

Assim como tomar muitos AINEs (anti-inflamatórios não esteróides), como o ibuprofeno. Se você tem uma úlcera, pode arrotar mais e se sentir cheio ou inchado depois de comer alimentos gordurosos. 

Seu estômago também pode doer depois de comer. Com o tratamento, as úlceras geralmente desaparecem em 2 meses. 

Refluxo

Às vezes, o ácido do estômago volta para a garganta. É mais provável que isso aconteça se você estiver grávida, obesa ou seu estômago não digere os alimentos tão rápido quanto deveria.

Depois de sentir esse “caroço” na garganta, você vai engolir mais para tentar se livrar dele. Isso pode fazer você arrotar. Um antiácido de venda livre pode ajudar com sintomas leves, ou seu médico pode prescrever um medicamento mais forte. Para casos graves, a cirurgia pode ser uma opção.

Asma

Estranhamente, arrotar pode ser um sinal de asma. A razão? Se suas vias aéreas estiverem inflamadas, você terá que trabalhar mais para obter ar suficiente para os pulmões. Isso também coloca pressão extra em seu diafragma. 

Ambas as mudanças podem forçar o gás em sua garganta e fazer você arrotar.

Hérnia de Hiato

​​Se a parte superior do estômago empurrar o diafragma e subir até o peito, você tem o que é chamado de “hérnia de hiato”. 

Isso pode fazer com que o ácido do estômago volte para a garganta, o que pode causar arrotos com sabor azedo. Algumas pessoas também acham mais difícil de engolir. Mudanças em seus hábitos diários podem ajudar. 

Por exemplo, você pode obter alívio se atingir um peso saudável, parar de fumar e dormir com a cabeça levantada cerca de 15 cm.

Excesso de bactéria intestinal

O ácido do estômago ajuda a matar todos os germes que você come. Se seu estômago não produz o suficiente, você acaba com muitas bactérias no intestino delgado. (Essa é a área entre o estômago e o cólon.) SIBO (supercrescimento bacteriano do intestino delgado) torna mais difícil para o seu corpo absorver os alimentos. 

O excesso de gás se acumula, o que faz você arrotar. Peidar e mau hálito são outros sinais de SIBO. Um teste de respiração pode confirmar que você tem. 

Nesse caso, antibióticos e outros medicamentos farão com que seu intestino volte ao normal.

Os arrotos constantes podem indicar um problema de saúde ou apenas hábitos que aumentam o ar em seu corpo.

Para identificar a causa do seu é muito importante que você observe seu dia a dia. Provavelmente alguns ajustes serão necessários para evitar esse desconforto.

Especialmente se você estiver acima do peso ou tiver outra doença, a atenção precisa ser redobrada. 

De modo geral você precisa ter hábitos mais saudáveis para viver melhor.

Segundo Maxwell Maltz, 21 dias é o tempo necessário para que nós consigamos criar um novo hábito! 

Pensando nisso, eu desenvolvi um programa que se chama D21. Nele acompanho você por 21 dias, tempo suficiente para você criar novos hábitos e viver melhor.

Conheça o D21!

Abraços e fique com Deus,

Dr. Juliano Pimentel

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.