5 causas de doenças autoimunes (e por que é importante)
O diagnóstico de doenças autoimunes vem sempre acompanhado de uma série de mudanças necessárias para a viver melhor.
É necessário comer bem, movimentar seu corpo, gerenciar seu estresse e tomar um punhado de suplementos, para então ter a possibilidade de seus sintomas melhorarem.
Tudo isso, porém, para muitas pessoas não é suficiente.
Mesmo ajustando tudo o que foi mencionado, ainda se sente mal e sua condição autoimune ainda está progredindo. O que leva muitos a questionar se realmente todo o esforço vale a pena.
Muitas pessoas com doenças autoimunes não estão melhorando e não é porque não estão tentando.
Sua saúde é um quebra-cabeça e há muitas peças. Ou seja, não é suficiente tratar os sintomas ou resolver apenas algumas partes do quebra-cabeça.
A grande mudança
A chave para mudar sua saúde está em abordar os gatilhos e as causas das doenças autoimunes. Só então é possível curar seu corpo e reverter os sintomas e a progressão das doenças autoimunes.
Por isso, procure as causas da inflamação em seu corpo e o que desencadeou seu sistema imunológico a desenvolver autoimunidade.
Embora isso possa parecer uma tarefa cansativa e impossível, na verdade é mais fácil do que você pensa.
Isso porque existem várias causas comuns de condições autoimunes. Sabendo qual é a causa da sua doença se torna mais possível retardar o processo autoimune e curar seu corpo.
5 causas de doenças autoimunes
Aqui estão as 5 causas mais comuns de doenças autoimunes. Não é incomum que vários deles possam estar contribuindo para a maneira como você se sente.
Um intestino vazado
Provavelmente, se você tem uma condição autoimune, você tem um intestino permeável.
Isso acontece quando o revestimento do trato digestivo fica danificado. “Buracos” são criados em seus intestinos que não deveriam estar lá e seu intestino perde a capacidade de funcionar adequadamente. Isso é problemático, pois 80% do seu sistema imunológico é encontrado em seu intestino.
Mesmo se você não tiver sintomas digestivos, como diarréia, constipação, inchaço ou dor abdominal, você ainda pode ter um intestino permeável. Por isso, curar seu intestino é uma das primeiras coisas a serem abordadas quando você tem doenças autoimunes.
Exposição a toxinas provoca doenças autoimunes
As toxinas são substâncias que causam uma reação prejudicial em seu corpo. Podemos incluir coisas como metais pesados, micotoxinas (toxinas da exposição ao mofo), bem como produtos químicos em seu ambiente.
Algumas das maiores exposições vêm dos alimentos que você come. Bem como da água que bebe, do ar que respira e dos produtos de higiene pessoal que usa, por exemplo.
Você pode testar seu corpo para metais pesados, exposição a mofo e exposições químicas. Também é importante minimizar sua exposição a toxinas e aumentar a capacidade do seu corpo de desintoxicar.
Infecções Crônicas
Infecções crônicas, como parasitas, bactérias, vírus (como Epstein Barr e o vírus do herpes) e Lyme são comumente encontradas em conexão com a autoimunidade. Sendo assim, eles podem desencadear sua condição autoimune em primeiro lugar ou piorar seus sintomas desencadeando crises.
Muitas dessas infecções podem permanecer adormecidas em seu corpo por anos e podem ressurgir durante períodos de estresse.
Existem vários testes que seu médico pode solicitar para procurar essas infecções ocultas e tratá-las conforme necessário.
Sensibilidades Alimentares
A comida é uma das substâncias mais poderosas que você coloca em seu corpo. Pode desencadear processos de inflamação e doença em seu corpo. Por outro lado, é um dos medicamentos mais poderosos que podem criar saúde ao longo da vida em seu corpo.
Glúten, laticínios e açúcar são os alimentos mais comumente associados à autoimunidade. Na maioria das pessoas, a remoção desses alimentos é uma parte importante do processo de cura. Você também pode testar outras sensibilidades alimentares.
Estresse crônico provoca doenças autoimunes
O estresse crônico físico, mental, espiritual e emocional é universal em nossa sociedade. O estresse crônico desencadeia inflamação em seu corpo, sobrecarrega seu sistema imunológico e diminui a capacidade do seu corpo de se curar.
Também pode torná-lo mais suscetível a um intestino permeável e infecções crônicas. Muito estresse também pode levar à fadiga adrenal, que é comumente associada a doenças autoimunes.
Não é fácil, mas é importante reduzir o estresse em sua vida. Encontrar tempo todos os dias para relaxamento repousante, respiração profunda, gratidão, atenção plena e movimento fará uma grande diferença quando se trata de curar seu corpo de doenças autoimunes.
Importante
Quando se tem doenças autoimunes e só quer voltar a se sentir melhor, abordar suas causas básicas o levará lá rapidamente.
Para encontrar o suporte que você precisa, é melhor trabalhar com um médico treinado em medicina funcional que será capaz de fazer as perguntas certas, solicitar os testes certos e tratar com sucesso suas causas básicas.
Então, você será capaz de retardar a progressão de sua autoimunidade, reverter seus sintomas e curar seu corpo – para que você possa finalmente aproveitar sua vida novamente.
Dia 11 darei início a uma sequência de 4 aulas para te mostrar como limpar as toxinas do seu corpo para conquistar um corpo naturalmente magro, uma saúde forte e muita disposição o dia todo.
Para garantir sua participação, clique aqui.
Fique com Deus e até a próxima.
Dr. Juliano Pimentel.