Agrião: Conheça 10 Motivos para Consumir Regularmente
O agrião está relacionado com a mostarda, repolho e a rúcula, também conhecido como “foguete” devido ao seu sabor picante, que você pode ter notado apresentar diferentes graus de sabores ao seu paladar.
Evidências indicam que os primeiros gregos e romanos valorizavam o agrião por sua capacidade de melhorar a função cerebral. Europeus na Idade Média fizeram uma pomada dele para tratar de ferimentos de espada.
O agrião, um vegetal de folhas verdes rico em minerais, é uma planta cruciforme cultivada há séculos. Seus benefícios de saúde são obtidos a partir do alto teor de vitaminas e minerais.
As propriedades antioxidantes da estrutura fitoquímica da planta de agrião, também é um fator chave para a saúde (1).
Saiba quais são os 10 motivos para comer agrião.
Não deixe de ler e compartilhar!
Agrião
Evidências científicas indicam que o agrião contém mais de 15 vitaminas e minerais essenciais.
De fato, ela fornece mais ferro do que espinafre, mais cálcio do que leite e mais vitamina C que as laranjas.
Estão entre as propriedades medicinais do agrião o tratamento de:
- Doenças respiratórias, como bronquite
- Cortes e perfurações
- Ferve e abscessos
- Deficiências vitamínicas
- Tosse
- Resfriados
- Cálculos biliares
- Doenças metabólicas
- Doença hepática
- Retenção de fluidos
- Anorexia
- Úlceras na boca
- Diabetes
- Obesidade
- Melhora a saúde do cérebro
Benefícios do Agrião
1 – Reduz os Danos Oxidativos às Células do Sangue
Um estudo sugere que a vitamina C, juntamente com a vitamina E, são eficazes na redução do dano oxidativo aos eritrócitos (3).
Embora o estudo seja baseado em suplementos, também é sugerido que o consumo de alimentos como o agrião com esses nutrientes pode ser benéfico para a saúde.
2 – Melhora a visão
Um estudo europeu sugere que a vitamina C, pode ser eficaz na redução do risco de desenvolvimento de catarata (4).
Uma inclusão de agrião com boa quantidade de vitamina C pode ser benéfica na proteção contra a catarata.
3 – Atua como antidepressivo
Baixos níveis de folato podem ser causados pela falta de ingestão alimentar, ou consumo excessivo de álcool.
Uma meta-análise de 19 estudos, incluindo 15.315 participantes, mostrou que o baixo nível de folato aumenta o risco de depressão.
O folato funciona com neurotransmissores, as vias do sistema nervoso central, afetando a produção de substâncias neuroquímicas, como a serotonina (1).
Com a depressão afetando uma porcentagem significativa da população mundial, a adição de alimentos com alto teor de folato como o agrião é um importante suplemento dietético.
Ele pode ajudar a reduzir o risco dessa doença crônica.
4 – Previne Distúrbios Cognitivos
O folato pode agir como um preventivo contra o declínio cognitivo.
Os resultados de um estudo de homens com idade entre 50 e 70 anos, mostraram que os participantes que receberam 800 mcg de folato diariamente mostraram ter um efeito benéfico na cognição e fluência verbal (5).
O folato é um nutriente essencial que desempenha um papel na prevenção de defeitos congênitos, e na manutenção diária da saúde. Os níveis de folato são afetados pelo consumo de álcool (6).
A ingestão de alimentos contendo folato pode ajudar a reduzir o risco de depressão, derrame, câncer de mama, câncer colorretal, osteoporose, declínio cognitivo e deficiência de tubo neural em bebês.
5 – Rico em Vitamina C
A vitamina C é uma vitamina solúvel em água que indica que ela é excretada diariamente através da excreção urinária.
O agrião contém maior quantidade de vitamina C do que uma laranja, e é benéfico para fornecer e manter os níveis sanguíneos (7).
A ingestão de alimentos ricos em vitamina C, como o agrião, é benéfica na redução do risco de danos às células sanguíneas e resfriados comuns.
6 – Rico em Cálcio
Muitos pesquisadores concordam que o cálcio através da ingestão dietética é necessário e talvez o mais benéfico na prevenção de muitas doenças; como doenças cardiovasculares, diabetes, síndrome metabólica e hipertensão.
O cálcio através de fontes alimentares, como o agrião, também se mostra seguro contra efeitos cardíacos adversos.
As fontes gerais de alimentos continuam sendo a melhor maneira de manter níveis saudáveis de cálcio no organismo (8).
7 – Melhora o funcionamento da glândula tireoide
O agrião tem mostrado um efeito benéfico na saúde da tireoide. Ele age reduzindo a produção do hormônio tireoidiano e é mais benéfico quando ingerido cru.
É bom cozinhar levemente o agrião, para aproveitar todo o seu valor nutricional (9).
8 – Melhora a saúde cardiovascular
Além do conteúdo de nutrientes do agrião, ele também tem muitos metabólitos secundários que podem ajudar a diminuir o risco de várias doenças crônicas (10).
Plantas crucíferas como o agrião demonstram ser benéficas na redução do LDL ou do mau colesterol, o que reduz o risco de doenças cardiovasculares como arteriosclerose e outras doenças cardíacas crônicas.
O agrião contém vitamina C, que atua como antioxidante, e ajuda a reduzir os danos aos tecidos cardíacos causados pelo estresse oxidativo (11).
A vitamina C é um componente ativo no processo de desenvolvimento de células embrionárias em miócitos cardíacos, e melhora do coração saúde.
9 – Melhora a saúde óssea
Estudos mostram que a inclusão de alimentos ricos em cálcio, como o agrião, contribui para reduzir o risco de osteoporose (12).
O cálcio trabalha na reparação e na construção dos ossos, causando um aumento na produção de osteoblastos, as células responsáveis por essa atividade benéfica.
A deficiência de cálcio estimula o envelhecimento precoce, e promove a perda de densidade óssea.
10 – Previne o câncer colorretal
Embora os estudos tenham mostrado resultados mistos, muitos concluíram que a ingestão dietética de folato como parte de uma dieta diária pode agir como um preventivo contra o câncer colorretal (13).
O agrião é um alimento benéfico e preventivo quando é ingerido diariamente.
Ele ajuda a reparar os danos celulares, previne doenças cardiovasculares, o câncer e cuida da saúde da tireoide.
E para ajudar você que se preocupa com uma alimentação saudável, nutritiva, que ajuda a prevenir doenças, eu convido a adquirir o e-book da minha esposa, Carol Pimentel.
O livro digital contém mais de 70 receitas deliciosas e low carb, desenvolvido para quem deseja ter uma alimentação extremamente saudável focada em eliminar o sobrepeso, evitar problemas de saúde e reverter os danos causados pela má alimentação passada.
Neste livro você vai aprender as melhores receitas de doces e salgados, sem medo de engordar.
Receitas simples e fáceis de preparar, e o melhor de tudo: Super acessíveis!
Clique na imagem abaixo e adquira agora o seu livro digital.
GOSTOSURAS LOW CARB
Abraços e fique com Deus,
Dr Juliano Pimentel.