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Alimentação

11 Benefícios do Amaranto Para A Saúde

Dr Juliano Pimentel

O amaranto apresenta capacidade de estimular o crescimento e o reparo, reduzir a inflamação, prevenir certas doenças crônicas, aumentar a força dos ossos e baixar a pressão sanguínea.

Ele ajuda a melhorar o sistema imunológico, reduzir o aparecimento de varizes, manter o cabelo saudável e facilitar os esforços de perda de peso .

Cientificamente categorizadas no gênero Amaranthus, as sementes da planta de amaranto têm sido valorizadas há milhares de anos, particularmente pelas culturas indígenas da América Central e do México (1).

As culturas antigas dependiam disso como um importante alimento básico de sua dieta, devido à sua alta concentração de proteínas, minerais e vitaminas.

Além desses o amaranto apresenta outros benefícios.

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O que é amaranto

O amaranto é um grupo de mais de 60 espécies diferentes de grãos que foram cultivados por cerca de 8.000 anos.

O amaranto é classificado como um pseudocereal, o que significa que não é tecnicamente um grão de cereal como trigo ou aveia, mas compartilha um conjunto comparável de nutrientes e é usado de maneira semelhante. Seu sabor de terra e nozes funciona bem em uma variedade de pratos (2).

Além de ser incrivelmente versátil, este grão nutritivo é naturalmente isento de glúten e rico em proteínas, fibras, micronutrientes e antioxidantes.

Embora muitas variedades de amaranto sejam consideradas uma planta daninha , existem algumas variedades no gênero que são cultivadas como vegetais folhosos e tipos de grãos de cereais, bem como para valiosos óleos essenciais da planta perene.

Tanto as folhas quanto as sementes de amaranto são valiosas em termos de saúde humana.

A raiz em si também é consumida como um vegetal de raiz e tem uma rica mistura de minerais e nutrientes (3).

Considerando a versatilidade e a alta concentração de antioxidantes e fito esteróis, o amaranto é um dos alimentos mais valiosos.  

O amaranto é altamente nutritivo

Uma xícara (246 gramas) de amaranto cozido contém os seguintes nutrientes (4)

Calorias: 251

Proteína: 9,3 gramas

Carboidratos: 46 gramas

Gordura: 5,2 gramas

Manganês: 105% do IDR

Magnésio: 40% do IDR

Fósforo: 36% do IDR

Ferro: 29% do IDR

Selênio: 19% do IDR

Cobre: 18% do IDR

IDR é referente a quantidade recomendada diariamente.

O amaranto é embalado com manganês, excedendo suas necessidades diárias de nutrientes em apenas uma porção.

O manganês é especialmente importante para a função cerebral e acredita-se que proteja contra certas condições neurológicas (5).

Também é rica em magnésio, um nutriente essencial envolvido em quase 300 reações no corpo, incluindo a síntese de DNA e a contração muscular (6).

Além disso, o amaranto é rico em fósforo, um mineral importante para a saúde dos ossos. Também é rico em ferro, o que ajuda seu corpo a produzir sangue (7,8).

Benefícios do Amaranto

Rico em Proteína

Este é definitivamente o aspecto mais conhecido do amaranto que o torna uma fonte de alimento tão valiosa para tantas culturas.

Uma alta concentração de proteína significa que o corpo pode quebrar essas proteínas vegetais em aminoácidos utilizados que podem ser transformados em proteínas utilizáveis.

A proteína é essencial para o crescimento e a criação de novas células e tecidos , bem como para necessidades de energia mais imediatas e funcionalidade metabólica (9).

Melhora a qualidade óssea

O amaranto melhora a saúde dos ossos

Folhas de amaranto contém uma ampla gama de minerais, incluindo uma alta concentração de cálcio.

Há muito poucos vegetais folhosos que contêm altos níveis de cálcio, tornando-se um verdadeiro superalimento em termos de aumentar a força dos ossos e prevenir a osteoporose (10).

O cálcio é um mineral crucial para prevenir a desmineralização dos ossos, estendendo sua vida ativa até a velhice.

Melhora a Digestão

Há uma série de benefícios gastrointestinais ao comer amaranto, incluindo seu alto teor de fibras, que resulta na digestão suave dos alimentos e facilita a absorção eficiente de minerais (11).

Livre de glúten

O amaranto também é uma substância livre de glúten , o que significa que, para os milhões de pessoas que sofrem de doença celíaca ou intolerância ao glúten, fornece uma alternativa viável como fonte de grãos.

Elimina as veias varicosas

Embora essa condição possa não afetar a todos, as varizes podem ser desagradáveis ​​e embaraçosas à medida que envelhecemos.

O amaranto contém numerosos flavonóides , incluindo a rutina , que tem sido diretamente ligada à eliminação de varizes pelo fortalecimento das paredes dos capilares (12).

Isso também é auxiliado por sua alta concentração de vitamina C, um componente integral na produção de colágeno, que também ajuda a reparar e fortalecer as paredes dos vasos sanguíneos.

Melhora a visão

O nível significativo de carotenóides e vitamina A encontrados nas folhas de amaranto é um grande estímulo para a saúde dos olhos, já que esses antioxidantes podem prevenir a degeneração macular e retardar ou impedir o desenvolvimento de catarata (13).

Ao diminuir o estresse oxidativo no sistema ocular, ele pode ajudar a manter sua visão saudável e forte nos próximos anos.

Reduz os defeitos congênitos

O folato é muitas vezes esquecido em termos de minerais essenciais, mas é particularmente importante para as mães grávidas.

A deficiência de folato pode resultar em defeitos do tubo neural em recém-nascidos (14).

Perda de peso

Considerando que um influxo de proteína na dieta libera um hormônio saciado que suprime o apetite , comer grãos e folhas de amaranto pode ajudá-lo a permanecer fiel às suas metas de perda de peso (15).

A fibra dietética também é volumosa no estômago e reduz o apetite diminuindo a probabilidade de fazer um lanche entre as refeições e embalar os quilos extras.

Reduz os níveis de colesterol

A fibra dietética mencionada acima também ajuda a equilibrar o colesterol no corpo, eliminando o  colesterol LDL ou ruim do sistema cardiovascular (16).

Além disso, o amaranto contém uma enorme quantidade de vitamina K, que é um conhecido impulsionador da saúde do coração .

Agente Antioxidante

A maioria das pessoas presta atenção ao amaranto devido ao seu alto teor de proteína, tornando-se uma fonte de nutrientes crucial para certas culturas.

Tem havido novas pesquisas revelando que ele contém um certo peptídeo que pode reduzir a inflamação no corpo e até mesmo impedir a atividade de radicais livres que podem causar células saudáveis ​​que se transformam em células cancerígenas (17).

Esse benefício menos conhecido do amaranto é um dos novos desenvolvimentos mais interessantes da recente pesquisa sobre o amaranto.

Essa molécula anti inflamatória também pode ajudar a aliviar condições como artrite, gota e outras questões relacionadas à inflamação.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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