close
Alimentação

3 etapas para reduzir o desejo por doces

Depois do almoço, junto com o café, ou até mesmo antes de dormir é comum que muitas pessoas sintam o desejo de comer doces. Porém, sabemos que esse desejo não é nada bom! Se você sente que “precisa” comer coisas açucaradas todos os dias confira agora as 3 etapas para reduzir o desejo por doces! 🙂

Antes de mais nada quero deixar claro que essa vontade louca por doce é motivada pela necessidade do seu cérebro de uma “recompensa” – não pela necessidade do seu corpo por comida.

Ou seja, seu corpo não precisa disso para funcionar, por isso é bom optar por reduzir o desejo por doces.

É obvio que cada caso é um caso, porém, é muito comum que essa obsessão por açúcar dificulte o emagrecimento e a saúde de muitas pessoas.

No entanto, se você sente vontade de doce e consegue comer um pouco e se controlar, tudo bem. Mas se você tende a comer demais e perde o controle, então, está na hora de reduzir o desejo por doces.

1 – Identifique seu desejo

A dica um é determinante para o sucesso do processo de reduzir o desejo por doces. Para isso, é importante perceber que um desejo NÃO É O MESMO que fome. Inclusive já escrevi um artigo apenas sobre a diferença entre a fome emocional e a real, vale a pena conferir!

Quando você sente vontade de doce, não é seu corpo que pede energia, é seu cérebro que pede algo que libera muita dopamina no sistema de recompensa.

E essa é a principal diferença entre o desejo de comer e a fome!

Porém, o desejo de comer algo açucarado combinado com a fome é uma unidade poderosa que a maioria das pessoas tem dificuldade em superar. Porque nesse estágio é quase impossível separa a vontade da necessidade.

Por isso, você precisa identificar seu desejo por doces e mais do que isso, é preciso se proteger dele, rsrsrsrs.

Se você sentir fome, um dos melhores truques é comer uma refeição saudável imediatamente. Por isso, armazene sua cozinha com lanches saudáveis ou refeições pré-preparadas.

Além disso, escolha alimentos ricos em proteínas, como carne, peixe e ovos, são especialmente bons para conter a fome (1).

Comer comida de verdade pode não parecer muito apetitoso quando você tem desejo de brigadeiro açucarado. Mas se você realmente precisa perder peso, a resiliência vale a pena a longo prazo.

2 – Banho quente

Banho quente pode ajudar a reduzir o desejo por doces

Algumas pessoas que experimentam desejos de açúcar descobriram que banhos proporcionam alívio.

A água deve estar quente – não tão quente que você queime a pele, mas quente o suficiente para ficar desconfortável.

Deixe a água correr sobre suas costas e ombros para que você aqueça. Fique lá por pelo menos 5 a 10 minutos.

Quando você sai do chuveiro, é provável que tenha uma sensação de “atordoamento”, como se estivesse sentado na sauna por um longo tempo.

Nesse ponto, seu desejo provavelmente se foi. 

No entanto, se você está fora de casa no horário que você sente maior vontade de comer doces, o banho não será a solução. Por isso, como complemento para esta segunda dica de como reduzir o desejo por doces está o consumo de chás!

Aqui, você pode testar duas opções. Chás de erva doce, funcho ou camomila que são calmantes e mais docinhos, e a segunda possibilidade são chás de canela, hortelã-pimenta ou chá preto que são termogênicos e impulsionam o metabolismo.

Fato é: Mantenha em uma garrafa térmica um chá aquecido perto de você!

3 – Faça uma caminhada

Outra coisa que pode funcionar é sair para uma caminhada rápida. Se você é um corredor, correr será ainda melhor.

Isso serve a um propósito duplo. Primeiro, você está se distanciando da comida que deseja. Segundo, o exercício liberará endorfinas ou substâncias químicas “boas” no cérebro, o que pode ajudar a desativar o desejo.

Caminha vai te ajudar a reduzir desejo por doces

Se você não puder sair, faça alguns exaustivos conjuntos de burpees, flexões, agachamentos com peso corporal ou qualquer outro exercício com peso corporal.

Se você estiver no trabalho e não puder sair para uma caminhada ou fazer exercício, se direcione para uma janela, respire fundo e sinta o ar fresco.

Outras coisas que podem funcionar

Tenho certeza de que os três passos acima funcionariam para a maioria das pessoas reduzir o desejo por doces.

Mas é claro, a melhor opção de longe é evitar esses desejos em primeiro lugar.

Para fazer isso, mantenha sua casa livre de todas as comidas açucaradas. É um fato, se você tiver ingredientes para fazer brigadeiro, provavelmente você fará brigadeiro. Em vez disso, mantenha alimentos saudáveis ​​ao seu alcance.

Além disso, se você se alimentar de forma saudável e se exercitar várias vezes por semana, é provável que não tenha desejos com tanta frequência.

Aqui estão 11 dicas mais úteis para parar os desejos de açúcar:

  1. Beba um copo de água. Algumas pessoas dizem que a desidratação pode causar desejos.
  2. Coma uma fruta. Ter um pedaço de fruta pode ajudar a satisfazer os desejos de açúcar de algumas pessoas. Bananas, maçãs, laranjas funcionam muito bem.
  3. Evite adoçantes artificiais. Se você acha que os adoçantes artificiais desencadeiam desejos, você pode evitá-los (2).
  4. Coma mais proteína. A proteína é ótima para saciedade e também pode ajudar com os desejos (3)
  5. Durma bem. Obter um sono adequado e revigorante é importante para a saúde geral e pode ajudar a prevenir os desejos (4).
  6. Evite o excesso de estresse. Assim como no sono, evitar o estresse pode ajudar a evitar desejos (5).
  7. Evite certos gatilhos. Tente evitar atividades ou locais específicos que lhe causem desejos.
  8. Tome um multivitamínico. Isso ajudará a evitar deficiências que podem desencadear o desejo por doces.
  9. Use óleos essenciais. O desejo por doces pode ser devido a ansiedade, alguns óleos essenciais podem ser úteis.
  10. Não morra de fome. Tente evitar ficar com muita fome entre as refeições.

Pode demorar, mas tenha certeza vale muito a pena reduzir o desejo por doces. O açúcar não beneficia em nada sua saúde.

Inclusive tenho um ebook completo mostrando como o açúcar prejudica a sua saúde e da sua família. Vale muito a pena ler esse material para servi como um incentivo maior para reduzir o desejo por doces.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : açúcaraçúcar mataalimentaçãoalimentos industrializadosansiedadecálciocarboidratosdepressãodesejo por docesdestaquedocedr. juliano pimentelemagrecerobesidadeperder pesoreceitareduzir o desejo por docessaúdevitamina C

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

1 Comentário

  1. Realmente o açúcar é o responsável por vários transtornos na mente humana. Causadora de ansiedade, depressão, desânimo, inchaço abdominal. O açúcar é uma droga que está acabando com a humanidade. Responsável pela síndrome do pânico e vários surtos sem explicação. Agradeço a Deus todos os dias por ter encontrado a ajuda que tanto clamei aos céus.

Enviar Resposta