close
Alimentação

4 Melhores alternativas para substituir Leite Integral

O uso de substitutos do leite integral pode ser uma opção baseada na saúde, alergias ou simplesmente no desejo de um pouco mais de sabor no leite. Confira as melhores opções para substituir leite integral.

Leite integral refere-se ao leite de vaca que não teve sua gordura removida. É usado principalmente em panificação, graças à riqueza que adiciona às receitas. Nos últimos tempos, o leite integral tornou-se impopular  porque é considerado bastante engordante e prejudicial à saúde, embora muitas gorduras do leite integral sejam consideradas gorduras saudáveis (1). 

Substitutos do Leite Integral

Muitas pessoas gostam de substituir o leite integral em receitas para reduzir as calorias, enquanto outras evitam produtos lácteos por causa da intolerância à lactose. Seja qual for o motivo, existem muitos substitutos não lácteos e com menos gordura disponíveis para assar, incluindo leite de coco, leite de amêndoa, leite de caju e leite de macadâmia.

Leite de coco para substituir leite integral

O leite de coco é uma substituição de produtos lácteos, porque nenhum outro substituto tem tantas gorduras cremosas quanto o leite de coco.

O leite de coco também contém MCTs, um tipo de gordura saturada que foi associada à redução do colesterol no sangue (2). Além disso, devido ao seu alto teor de gordura, seu cozimento não sofrerá nenhuma perda de estrutura. Por isso, é uma ótima opção para substituir o leite integral. 

Leite de amêndoa

Feito de amêndoas e água, o leite de amêndoa é uma alternativa de leite com poucas calorias e pouca gordura para substituir o leite integral. O leite de amêndoa tem metade da gordura do leite integral e apenas um quarto das calorias (3). Geralmente é muito mais fino que o leite de vaca, e o sabor é levemente noz, mas não exagerado. 

Leite de caju para substituir leite integral

O leite de caju tornou-se um leite de nozes não lácteos favorito para muitas pessoas. Ao contrário da soja e da amêndoa, o leite de caju possui uma textura cremosa e rica, muito mais próxima da sensação do leite integral. 

Possui um terço das calorias do leite integral, com metade da gordura e carboidratos, mas também é muito baixo em proteínas e fibras. 

Leite de macadâmia

O leite de noz de macadâmia é um produto novo no mundo não lácteo, mas rapidamente se tornou popular porque a textura é muito rica e o sabor é notavelmente suave (4). Possui metade da gordura do leite integral, mas também menos proteína. Porém, ele contém outros nutrientes e é uma excelente substituição para dietas com baixas calorias. 

Como fazer o leite vegetal para substituir o leite integral?

Escrevi a receita do leite de amêndoa, porém, você pode repetir o mesmo processo para fazer o leite de castanha de caju e de macadâmia.

As amêndoas são densas em nutrientes e têm muitos benefícios para a saúde , mas lembre-se de que as amêndoas torradas e salgadas foram torradas em óleo e eu recomendaria contra óleo desnecessário ou uma quantidade exorbitante de sal no leite. Você sempre pode adicionar uma pitada de sal marinho ao leite, se essa for a sua preferência.

Mergulhe as amêndoas durante a noite em água fria, mas você pode ficar no mínimo 4 horas. Como alternativa, você pode mergulhar as amêndoas por 1-2 horas em água muito quente.

Como substituir o leite integral? – 3 ETAPAS

Na verdade, existem apenas três etapas para fazer o leite de amêndoa em casa – imersão, mistura e peneiração. Aqui está como você faz isso:

  1. Molho: Coloque as amêndoas cruas em uma tigela de vidro e cubra totalmente com água. Lembre-se de que as amêndoas absorvem um pouco de água à medida que embebem. Deixe-os de molho durante a noite, escorra e enxágue-os.
  2. Mistura: Adicione as amêndoas a um liquidificador de alta potência. Se desejar, adicione um pouco de extrato de baunilha e uma pitada de sal. Para adoçar use uma colher de xícara de mel ou 1-2 tâmaras. Ou você pode mantê-lo sem açúcar. Ligue o liquidificador em alta por 2 minutos e misture até ficar cremoso e suave.
  3. Coe: use um pano de prato limpo ou uma gaze para coar as amêndoas em uma tigela. Em seguida, despeje o leite de amêndoa em um recipiente hermético e guarde na geladeira.

Quanto tempo dura o leite?

O leite caseiro de amêndoa dura até 3 dias na geladeira, embora seja melhor que seja fresco. Portanto, não é recomendado fazer uma grande quantidade ou mais do que você imagina que usará em alguns dias. E é tão fácil de fazer quando necessário, que realmente não há necessidade de ganhar mais!

Pode aproveitar a sobre da poupa de amêndoa?

Sim! Coloque a polpa de amêndoa restante (também conhecida como farinha de amêndoa) em uma assadeira e asse a 180°C por 2-3 horas até secar. Em seguida, pode ser usado como cobertura de iogurte, pudim de chia e usado em receitas caseiras de granola e receitas de panificação.

Para melhorar ainda mais sua alimentação, adicione na sua dieta sucos desintoxicantes. Assim, você consegue ajudar seu organismo a eliminar as toxinas presentes no seu corpo.

Ebook GRÁTIS: Melhores suco detox!

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alimentaçãodr. juliano pimentelinflamaçãointolerância à lactoseleite de amendoaleite de cocoleite de coco caseiroleite integralleite vegetalmau colesterolmetabolismomineraisobesidadeperda de pesoreceitareceitasreeducação alimentarsaúdesistema imunológicoVitamina B6vitamina C

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta