Selecione a página

7 Alimentos que combatem a ansiedade – Descubra quais são

7 Alimentos que combatem a ansiedade – Descubra quais são

Se você sofre de ansiedade saiba que não está sozinho. De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 18 milhões de brasileiros sofrem com ansiedade. E através dos alimentos que combatem a ansiedade é possível manter a saúde.

Mas afinal, o que é a ansiedade? Ansiedade é o termo usado para classificar uma desordem caracterizada por preocupação e nervosismo constantes e, às vezes, está relacionada à saúde deficiente do cérebro.

Quando uma pessoa é diagnosticada com ansiedade, geralmente, são indicados medicamentos que podem causar muitos outros efeitos colaterais. Por isso, se você sofre de ansiedade, tente ao máximo buscar por opções alternativas para controlar a ansiedade.

Os alimentos que combatem a ansiedade, listados abaixo, já é uma dica para você. Mas, além de alterar a alimentação, comece a cuidar mais de você tanto física quanto mentalmente. Você pode fazer isso praticando exercícios físicos, yoga, meditação, práticas de respiração profunda, colocar em prática algum passatempo com artesanato. 

Você pode ter certeza que, com esses alimentos que combatem a ansiedade e o cuidado com o corpo e a respiração, você conseguirá controlar sua ansiedade sem o uso de medicação! 🙂

Aqui estão 7 alimentos que combatem a ansiedade, apoiados pela ciência.

Gostou? Leia e compartilhe!

  1. Camomila

A camomila é uma erva conhecida para acalmar e pode ajudar a reduzir a ansiedade. Afinal, ela contém quantidades elevadas de antioxidantes que comprovadamente reduzem a inflamação, o que pode diminuir o risco de ansiedade (1, 2, 3).

Vários estudos examinaram a associação entre camomila e alívio da ansiedade.

Descobriram que aqueles diagnosticados com transtorno de ansiedade generalizada (TAG) tiveram uma redução significativamente maior nos sintomas após o consumo do extrato de camomila, em comparação com aqueles que não o fizeram (4, 5).

2 – Chá verde

Outro chá que pode ser usado para controle da ansiedade é o chá verde, isso porque, ele contém L-theanine, um aminoácido que tem sido estudado para os efeitos positivos que pode ter sobre a saúde do cérebro e redução da ansiedade (6, 7).

Um estudo descobriu que pessoas que tomavam uma bebida que continha L-theanine tinham níveis diminuídos de cortisol, um hormônio do estresse ligado à ansiedade (8).

Além desse, outro estudo mostrou que pessoas que consumiram L-teanina tiveram uma redução nas respostas ao estresse psicológico que são comumente associadas à ansiedade, como o aumento da frequência cardíaca (9).

Mas o chá verde é um dos alimentos que comatem a ansiedade também por conter epigalocatequina galato (EGCG), um antioxidante sugerido para promover a saúde do cérebro. Pode desempenhar um papel na redução de certos sintomas, aumentando também o GABA no cérebro (10).

3 – Iogurte

O que faz o iogurte ser cotado como um dos alimentos que combatem a ansiedade são os probióticos! Isso porque, os probióticos são na verdade bactérias saudáveis, encontrados em alguns tipos de iogurte podem melhorar vários aspectos do seu bem-estar, incluindo a saúde mental (11, 12).

Estudos mostraram que os alimentos probióticos, como o iogurte, podem promover a saúde mental e a função cerebral, inibindo os radicais livres e as neurotoxinas, que podem danificar o tecido nervoso no cérebro e levar à ansiedade (13, 14).

Em um estudo, indivíduos ansiosos que consumiam iogurte probiótico diariamente eram mais capazes de lidar com o estresse do que aqueles que consumiam iogurte sem probióticos (15).

4 – Chocolate Amargo

Os antioxidantes podem ajudar no controle da ansiedade devido aos benefícios da sua função cerebral, e o chocolate amargo contém flavonóides, que são antioxidantes.

Os flavonóides melhoram o fluxo sanguíneo para o cérebro e promovendo sua capacidade de se adaptar a situações estressantes (16, 17).

O chocolate amargo ajuda a reduzir a ansiedade. Imagem: (Divulgação)

 

Mas não é só isso, alguns pesquisadores também sugerem que o papel do chocolate amargo na saúde do cérebro pode ser simplesmente devido ao seu sabor, que pode ser reconfortante para aqueles com transtornos do humor (18).

Comer chocolate amargo também mostrou aumentar os níveis do neurotransmissor serotonina, o que pode ajudar a reduzir o estresse que leva à ansiedade (19, 20).

Isso não significa, porém, que você deve sair por ai comendo muito chocolate! Se você usar a comida como estrategia para ‘resolver’ sua ansiedade, a verdade é que você não vai conseguir resolver nada. Afinal, estará apenas mudando o problema de lugar!

O chocolate amargo é rico em calorias e fácil de comer demais, esteja atento à quantidade.

5 – Bananas

Já as bananas estão na lista de alimentos que combatem a ansiedade graças à dopamina. Afinal, esse nutriente pode ajudar a promover um melhor humor.

Além desse, outros nutrientes essenciais para melhorar o humor presentes nas bananas incluem as vitaminas B e o magnésio. A vitamina B pode acalmar o sistema nervoso.

O mais interessante é que um estudo concluiu que tanto a polpa quanto a casca de banana têm efeito antidepressivo e anti- ansiedade. Além de fortalecer a memória possivelmente por meio de seu mecanismo antioxidante (21).

6 – Açafrão

A curcumina, presente no açafrão, é um composto muito estudado por seu papel na promoção da saúde do cérebro e na prevenção de transtornos de ansiedade (22, 23).

Em um estudo, 20 mg / kg de curcumina produziram efeitos significativos de ansiedade em camundongos estressados ​​em comparação com aqueles que receberam uma dose menor (24).

Além do mais, a curcumina também possui poderosas propriedades antioxidantes e antiinflamatórias que já foi mencionado seu poder na prevenção dos danos às células cerebrais (25, 26).

Esses efeitos se devem, em parte, à capacidade da curcumina em reduzir marcadores inflamatórios, como as citocinas, que muitas vezes estão relacionados ao desenvolvimento da ansiedade.

7 – Salmão

Por fim, mas não menos importante está o salmão! O salmão é um dos alimentos que combatem a ansiedade, pois contém nutrientes que promovem a saúde do cérebro, incluindo a vitamina D e o ácido eicosapentaenóico (EPA) e o ácido docosahexaenóico (DHA) (27, 28).

EPA e DHA (também encontrados no ômega-3) podem ajudar a regular os neurotransmissores dopamina e serotonina, que podem ter propriedades calmantes e relaxantes.

Além disso, estudos mostram que esses ácidos graxos podem reduzir a inflamação e prevenir a disfunção das células cerebrais que leva ao desenvolvimento de transtornos mentais como a ansiedade.

Até mesmo algumas porções de salmão por semana podem ser suficientes para promover o alívio da ansiedade  (29, 30).

Existe uma série de fatores e questões que servem para controlar e minar a saúde mental e o bem-estar de uma pessoa.

Um dos muitos fatores que contribuem para a ansiedade é, na verdade, o estado nutricional, os hábitos alimentares e físicos de uma pessoa.

Como recomendação final, busque um profissional. Pode ser um psicologo ou um psiquiatra para te ajudar a lidar com seus pensamentos e sentimentos. 

Minha sugestão para melhorar sua saúde emocional é começar pela compreensão da ansiedade.

Aproveite o desconto de 25%, toque na imagem abaixo para garantir seu livro!

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

 

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nosso consultor!