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Alimentação

7 Alimentos Que Te Deixam Mais Feliz

Dr Juliano Pimentel

Uma das doenças que atinge pessoas cada vez mais ao longo da vida é a depressão.

A depressão pode causar várias doenças e transtornos, e pode inclusive ser a causa de um suicídio. Você sabia que uma das principais causas de morte entre adolescentes e jovens no Brasil e no mundo é o suicídio? Sim, de acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde, é a segunda maior causa! (1) É preciso, então, se preocupar com a sua saúde física e mental, mas também a dos seus filhos!

É importante ressaltar, no entanto, que depressão é diferente de tristeza, a qual é normal sentirmos quando algo ruim acontece… A depressão é uma doença psicológica que possui uma série de sintomas relacionados à tristeza que permanecem durante mais de 2 semanas.

Neste artigo você saberá mais sobre os sintomas da depressão e os melhores alimentos para melhorar o seu humor.

Não deixe de ler e compartilhar!

 

Sintomas da depressão

Os sintomas de depressão incluem:

>> Tristeza profunda;

>> Crises de choro, muitas vezes em maior proporção do que deveria;

>> Perda de interesse em atividades que antes lhe causavam prazer;

>> Cansaço excessivo (desânimo, falta de energia, desinteresse);

>> Ansiedade e irritabilidade elevada;

>> Pessimismo em relação às coisas;

>> Dificuldade de concentração e na tomada de decisões;

>> Alterações no peso (emagrecer ou engordar muito sem razão), e desejo excessivo por comidas que não fazem bem, como doces;

>> Queda da libido – falta de vontade de ter relações sexuais;

>> Dores de cabeça e no corpo;

>> Vontade de acabar com a própria vida.

 

Tratamento da depressão

A depressão tem tratamento, sim! Mas para isso é muito importante que se procure ajuda das pessoas próximas a você e principalmente de um médico (psiquiatra) e um psicólogo, que te ajudarão a entender o que a está causando e darão as orientações necessárias. O processo geralmente inclui o uso de antidepressivos e a psicoterapia durante determinado tempo.

Além disso, alimentação pode ajudar bastante no que diz respeito à como as pessoas se sentem psicologicamente, porque nosso corpo responde de maneiras diferentes à diferentes alimentos.

Isso quer dizer que a alimentação tem relação direta em como você se sente ao longo do dia! (2) Você sabia disso?

Alguns carboidratos e alimentos ricos em açúcar podem dar uma sensação de inchaço, além de levar substâncias ao seu organismo que causam uma decadência no humor.

O mau-humor e a tristeza podem destruir o seu sistema imune, causar dores de cabeça e desacelerar a sua perda de peso, o que também pode desencandear mais tristeza ainda.

Por conta disso, fiz uma relação de alimentos saudáveis que são recomendados para melhorar o humor e te trazer mais felicidade no dia-a-dia.

 

7 Alimentos Que Te Deixam Mais Feliz

1. Abacate

O abacate é cheio de benefícios, desde proteger o coração até ajudar com a digestão. Além de tudo isso, ele é um natural balanceador de hormônios, fazendo com que seu cérebro produza os químicos certos para fazer você se sentir bem.

Como eu já citei em outro artigo, pessoas que comem abacate tendem a ser mais saudáveis do que as que não comem (3). Pessoas mais saudáveis são mais felizes, certo?

2. Óleo de coco

O óleo de coco pode dar mais energia e aumentar a resistência, pois os triglicerídeos de cadeia média (TCM) do óleo de coco se transformam em cetonas que atuam como uma fonte alternativa de energia para o seu cérebro. Vários estudos têm encontrado benefícios impressionantes do óleo de coco para distúrbios cerebrais (4).

Diminui a sensação de fome, fazendo você comer menos alimentos que fazem mal a sua saúde. Ele pode ser também utilizado para preparar receitas saudáveis, que farão você comer melhor. Este óleo é ideal para uso em receitas no lugar de outros óleos e sendo um ingrediente que proporciona um delicioso sabor.

O aroma natural de coco é extremamente calmante contribuindo também para desestressar.

3. Uvas

A uva possui muitos nutrientes que ajudam no humor. Ela é cheia de antioxidantes, como flavonoides, que afetam positivamente o humor. Comer as uvas em seu estado natural é mais saudável do que ingerir vinho, por exemplo, para pessoas com depressão, já que o álcool é um conhecido depressivo.

4. Cogumelos Shitake

Os cogumelos shitake possuem vitamina B6, conhecida como piridoxina, que é muito boa para melhorar o humor e fazer com que você se sinta bem, já que impacta a produção da serotonina (o hormônio da felicidade) e os neurotransmissores, reduzindo o estresse naturalmente (5).

5. Nozes 

Nozes possuem proteínas vegetais de alta qualidade, fibras, minerais e são cheias de serotonina, o hormônio que fica em falta quando se tem depressão. As nozes também possuem antioxidantes e gorduras saudáveis. Só é preciso ficar atento à quantidade que se consome.

A castanha do pará é uma grande fonte de selênio, e tem sido cientificamente provado que esta substância levanta o humor e previne a depressão. Estudos provaram que quanto menor o nível de selênio na sua dieta, maiores os níveis de ansiedade, depressão e cansaço (6).

6. Salmão

O salmão é um dos melhores alimentos para seu humor e também para a saúde do seu cérebro. Ele possui o dobro recomendado de vitamina B12, que ajuda bastante na depressão e na saúde mental. O salmão tem muitos ácidos que ajudam a estabilizar o humor, contribuindo na produção de químicos que fazem este trabalho.

7. Morangos

Os morangos são ricos em muitas vitaminas e nutrientes, incluindo as vitaminas A e C e o manganês. Por conta disso, essa fruta serve como uma grande defensora contra a degeneração do cérebro, enquanto ajuda a turbinar a produção de químicos da felicidade dentro dele.

 

A dica final é evitar os alimentos com açúcar, que é um grande aliado da depressão e vilão da felicidade. Procure sempre uma alimentação de verdade.

Agora você sabe sobre os alimentos que podem te deixar mais feliz. Mesmo que você não tenha depressão, eles podem ajudar muito para prevenir essa e outras doenças.

Lembre-se que se você tiver depressão, é importante sempre procurar um médico para auxiliar o seu tratamento, não deixe de buscar ajuda!

Se você conhecer alguém que possui os sintomas acima, procure também ajudá-la e aconselhá-la a procurar um médico. Compartilhe também essas informações sobre os alimentos que podem ajudar a deixá-la mais feliz.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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