close
Alimentação

8 Alimentos Para Prevenir e Tratar Anemia

Dr Juliano Pimentel

Anemia acontece quando seu corpo não tem glóbulos vermelhos suficientes. A condição é causada principalmente pela perda de sangue, a destruição dos glóbulos vermelhos, ou a incapacidade do seu corpo para criar glóbulos vermelhos suficientes (1).

Existem muitos tipos de anemia. O tipo mais comum é a anemia por deficiência de ferro.

Os glóbulos vermelhos contêm uma proteína chamada hemoglobina (2).  A hemoglobina está cheia de ferro. Sem ferro suficiente, seu corpo não pode produzir a hemoglobina necessária para criar glóbulos vermelhos suficientes para fornecer sangue rico em oxigênio por todo o corpo.

A falta de folato e vitamina B-12 também pode afetar a capacidade do organismo de produzir glóbulos vermelhos. Se o seu corpo não consegue processar B-12 adequadamente, você pode desenvolver anemia perniciosa (3,4,5)

Uma dieta que é rica em ferro e vitaminas do complexo B é importante como maneira de evitar e controlar a anemia.

Não deixe de ler e compartilhar!

Como prevenir e tratar a anemia

A anemia é causada devido à falta de ferro, ácido fólico e vitamina B12 no sangue. Deficiência de ferro é a causa mais comum de anemia.

Anemia é o resultado de uma deficiência de ferro no corpo humano. O corpo humano usa um ferro para produzir glóbulos vermelhos e, com a ajuda da hemoglobina no sangue, transporta oxigênio para todo o corpo.

Na ausência de uma quantidade adequada de ferro, o corpo humano será privado da quantidade suficiente de oxigênio que necessita para funcionar adequadamente.

As pessoas tendem às formas naturais de prevenir a anemia, em vez de usar medicamentos pesados ​​ou suplementos.

Um plano alimentar saudável é essencial para um corpo humano que sofre de anemia. Como os alimentos naturais são a fonte rica de ferro e vitaminas, eles são os melhores alimentos para a anemia e contribuirão para o aumento dos níveis de ferro e vitamina do corpo.

A adição desses alimentos à dieta pode nos ajudar a tratar a anemia com mais eficiência.

1 – Folhas verdes

Espinafre e outras folhas verdes são ótimas opções de alimentos para combater a anemia

Os verdes folhosos, especialmente os escuros, estão entre as melhores fontes de ferro não heme. Eles incluem:

  • espinafre
  • couve
  • couve-flor
  • acelga

Alguns verdes folhosos, como acelga e couve, também contém folato. Uma dieta pobre em folato pode causar anemia por deficiência de folato. Frutas cítricas, feijões e grãos integrais são boas fontes de folato.

Quando comer verduras de folhas escuras para ferro, há um problema. Alguns verdes que são ricos em ferro, como espinafre e couve, também são ricos em oxalatos.

Os oxalatos são compostos que impedem a absorção do ferro não heme. Portanto, embora seja benéfico comer seus vegetais como parte de uma dieta geral de anemia, não dependa deles apenas para tratar a doença.

A vitamina C ajuda o estômago a absorver ferro. Comer folhas verdes com alimentos que contenham vitamina C, como laranjas, pimentões vermelhos e morangos, pode aumentar a absorção de ferro. Alguns verdes são boas fontes de ferro e vitamina C, como couve e acelga.

2 – Carne e aves

Todas as carnes e aves contêm ferro heme. Carne vermelha, cordeiro e veado são as melhores fontes. Aves e frango têm quantidades menores. Comer carne ou aves com alimentos de ferro não-heme, como folhas verdes, pode aumentar a absorção de ferro.

3 – Fígado

Muitas pessoas fogem das carnes de órgãos, mas são uma ótima fonte de ferro. O fígado é indiscutivelmente a carne de órgão mais popular. É rico em ferro e ácido fólico. Algumas outras carnes orgânicas ricas em ferro são coração, rim e língua de boi.

4 – Frutos do Mar

Alguns frutos do mar fornecem ferro heme. Mariscos como ostras, amêijoas e camarões são boas fontes. A maioria dos peixes contém ferro. Peixes ricos em ferro incluem:

  • sardinhas enlatadas em óleo
  • atum enlatado ou fresco
  • salmão fresco
  • alabote fresco
  • poleiro fresco
  • arinca fresca

Embora salmão fresco e enlatado sejam boas fontes de ferro, o salmão enlatado é rico em cálcio. O cálcio liga-se ao ferro e reduz sua absorção.

Alimentos ricos em cálcio não devem ser consumidos ao mesmo tempo que alimentos ricos em ferro. Outros exemplos de alimentos ricos em cálcio incluem:

  • leite cru
  • iogurte
  • kefir
  • queijo
  • sardinhas
  • brócolis

5 – Nozes e sementes

Muitos tipos de nozes e sementes são boas fontes de ferro. Eles têm um gosto excelente e podem ser consumidas de várias formas, como salpicados com saladas ou iogurte.

Ao escolher nozes e sementes, escolha variedades crus sempre que possível. Algumas nozes e sementes que contêm ferro são:

  • sementes de abóbora
  • castanha de caju
  • pistache
  • pinhões
  • sementes de girassol

Amêndoas também são uma boa fonte de ferro. Elas são ótimas como parte de um plano de alimentação saudável, mas, como eles também são ricos em cálcio, podem não aumentar muito seus níveis de ferro.

6 – Bananas

Comer bananas é uma das melhores maneiras de superar a anemia. Esta fruta tem alto teor de ferro e potássio nela. Ela ajuda a estimular a produção de hemoglobina no sangue.

7 – Cogumelos

Cogumelos são uma ótima maneira de ter seu ferro. Eles contêm riboflavina, niacina, ferro e beta-glucanos que ajudam a alertar as células do sangue.

8 – Ervas

Ervas como coentro, salsa e hortelã são ricas em ferro e estimulam a produção de hemoglobina no corpo.

Uma dieta saudável é a chave para um corpo saudável. Ao optar por esses alimentos naturais você vai notar uma grande diferença no seu nível de ferro e vitaminas.

Além de aliviar os sintomas da anemia, você está protegendo seu corpo.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alimentação saudávelanemiadr. juliano pimentelfontes de ferrotratar anemiavsg

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta