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Nos últimos 100 anos, com a industrialização de nosso suprimento de alimentos, nossa dieta mudou drasticamente. Essa dieta altamente processada, rica em açúcar, rica em gordura e pobre em fibras alterou substancialmente nossas bactérias intestinais, contribuindo para a baixa imunidade.

A comida que ingerimos não apenas alimenta nossas células adiposas, mas também determina que tipo de jardim interno estamos cultivando em nossas entranhas. Este jardim está cheio de insetos que determinam mais sobre sua saúde e seu bem-estar emocional e mental do que você jamais imaginou! 

Por isso, manter as bactérias intestinais saudáveis ​​é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para elevar sua imunidade e manter-se saudável. Se suas bactérias estão doentes, você também!

Sua parede intestinal abriga 70% das células que compõem seu sistema imunológico. Você pode não atribuir problemas digestivos com alergias, artrite, doenças auto-imunes (síndrome do intestino irritável,  acne, fadiga crônica), distúrbios de humor, autismo , demência  e câncer. Muitas doenças aparentemente não relacionadas são realmente causadas por problemas intestinais devido à baixa imunidade.

Se você deseja consertar sua saúde, comece com seu intestino. A saúde intestinal afeta literalmente todo o corpo.

Considere os trabalhos importantes que seu intestino realiza regularmente, incluindo a quebra de alimentos, a absorção de nutrientes, a eliminação de toxinas e a produção de nutrientes. Isso dá muito trabalho! Para ótima imunidade, desintoxicação e nutrição, seu intestino deve funcionar perfeitamente.

Seu segundo genoma …

A flora intestinal saudável se torna crucial para a saúde intestinal ideal. Seu intestino abriga 500 espécies e três quilos de bactérias. Um campo crescente de pesquisa se concentra no microbioma e como ele contribui para o peso, a doença e a saúde.

Em um estudo com 123 indivíduos não obesos e 169 obesos dinamarqueses, os pesquisadores descobriram que pessoas com baixas quantidades de bactérias saudáveis ​​tinham adiposidade geral mais acentuada. Além disso, apresentavam resistência à insulina, dislipidemia e inflamação em comparação com indivíduos saudáveis (2).

Eles também observaram que as pessoas obesas com bactérias saudáveis ​​mais baixas ganhavam mais peso ao longo do tempo.

Ou seja, as bactérias intestinais prosperam com o que você as alimenta. Por isso, uma abordagem muito mais fácil e atraente é alimentar as bactérias com a comida certa e aprender a fertilizar seu próprio jardim interior saudável.

Para isso é preciso consumir alimentos inteiros, frescos e reais, assim boas bactérias intestinais prosperam. Por outro lado, com alimentos ruins os erros ruins florescerão, resultando em vazamento intestinal, sobrecarga tóxica e inflamação.

Hormônios que regulam a gordura, como a insulina, ficam fora de controle, deixando você com desejo de mais junk food. A boa notícia é que seu microbioma muda a cada mordida de comida, para que você possa alterar positivamente a flora intestinal, começando na sua próxima refeição.

… e seu segundo cérebro

Seu sistema nervoso intestinal também atua como um segundo cérebro. Os pesquisadores descobriram que a conexão intestino-cérebro desempenha um papel importante na função gastrointestinal, mas também estados de sentimento e tomada de decisão intuitiva (3).

Além do seu cérebro, seu intestino é o único órgão com seu próprio sistema nervoso. Ou seja, somente o intestino delgado possui tantos neurônios quanto a medula espinhal (4). Além disso, as células nervosas do seu intestino produzem 95% da serotonina e todas as classes de neurotransmissores do seu cérebro também residem no seu intestino. Seu intestino, de fato, contém mais neurotransmissores que seu cérebro.

Você pode entender, então, por que o intestino deve estar completamente em equilíbrio para que seu cérebro esteja em equilíbrio. Os distúrbios intestinais do cérebro se manifestam em uma ampla variedade de distúrbios, incluindo distúrbios gastrointestinais funcionais e inflamatórios, obesidade e distúrbios alimentares (5).

O que desequilibra a saúde intestinal e atrapalha a imunidade?

Mesmo em um mundo perfeito, nosso intestino tem dificuldade em manter as coisas equilibradas. 

Mas em nosso mundo há muitas coisas que desequilibram nosso sistema digestivo, isso inclui:

  1. Uma dieta pouco funcional. Essa dieta pobre em nutrientes faz com que todas as bactérias e leveduras erradas cresçam no intestino, levando a um ecossistema danificado.
  2. Uso excessivo de medicamentos.  Anti-inflamatórios, antibióticos, drogas bloqueadoras de ácido e esteróides, por exemplo, danificam o intestino ou bloqueiam a função digestiva normal.
  3. Infecções e desequilíbrios intestinaisEstes incluem crescimento excessivo de bactérias do intestino delgado (SIBO), crescimento excessivo de leveduras e parasitas.
  4. Sobrecarga tóxicaIncluindo mercúrio e toxinas do molde.
  5. Enzimas digestivas inadequadasEstresse, medicamentos bloqueadores de ácido e deficiências de zinco podem contribuir para a falta de função enzimática digestiva adequada.
  6. EstresseO estresse crônico altera o sistema nervoso intestinal, criando um intestino permeável e alterando as bactérias normais no intestino.

Reequilibrando seu intestino e elevando sua imunidade

A base da boa saúde intestinal começa com o que você come. Por isso, concentre-se em vegetais ricos em fibras, frutas com pouco açúcar, grãos sem glúten e legumes.

Você também pode considerar uma dieta de eliminação para abordar as sensibilidades alimentares. Remova completamente o glúten, laticínios, fermento, milho, soja e ovos por uma semana ou duas e veja como o intestino se sente e o que acontece com os outros sintomas.

>> Meu curso D7D  fornece instruções específicas sobre como eliminar esses alimentos e substituí-los por alimentos inteiros, reais e frescos.

Costumo seguir uma estratégia de quatro etapas com os pacientes para reduzir a inflamação, curar o intestino e aumentar a imunidade. Muitos descobrem que, quando empregam essas etapas, perdem peso, se sentem melhor e seus sintomas melhoram:

  1. Remova alimentos ruins, drogas e alérgenos alimentares 
  2. Substitua as enzimas necessárias, fibras e prebióticos
  3. Insira boas bactérias (probióticos) em seu intestino
  4. Repare o revestimento intestinal com ácidos graxos ômega 3, zinco, glutamina e outros nutrientes de cura.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

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Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

2 Comentários

  1. Bom dia Dr. Juliano, gostaria de saber se o gengibre,o açafrão,o inhame,o mel, anis estrelado,e os citricos ,iogurte natural podem ajudar a aumentar a imunidade.Obg.Jesus o abençõe.

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