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Alimentação

Açaí: Possui Benefícios para a Saúde?

O açaí é uma fruta que cresce em palmeiras da América Central e América do Sul na floresta Amazônica, e se tornou muito popular entre os brasileiros. Ele possui um grande valor nutricional e tem destaque principalmente para os seus antioxidantes, vitaminas e minerais.

Uma fruta perfeita para os dias quentes.

Descubra agora como o açaí pode beneficiar o seu organismo.

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Açaí

Sim, o açaí faz bem à saúde, mas se for consumido na medida certa.

Alguns estudos apontam que pessoas sofrem com a obesidade e que consomem uma quantidade moderada de açaí (na versão sem açúcar ouxarope de guaraná, somente a polpa da fruta natural) melhora a qualidade da saúde, além de ajudar no processo de emagrecimento.

Essa fruta é rica em antioxidantes; com poder deinibição dos radicais livres, ajudando o organismo a fortalecer o sistema de imunidade com impactos mais diretos no fígado, eliminando assim as toxinas.

Possui um alto teor de antocianinas, que também ajudam quando o assunto é a prevenção do câncer e até doenças cardiovasculares.

Quem sofre de alergias constantes também pode adotar o açaí na alimentação para prevenção. Além disso, o fruto ajuda na prevenção de problemas neurodegenerativos e a ampliar a longevidade (1).

O açaí atua no combate de doenças cardiovasculares simplesmente porque tem impactos positivos na vasodilatação, e ajuda a combater a peroxidação lipídica.

E se você tem diabetes tipo 2 (Diabetes Mellitus) pode diminuir a sua resistência à insulina se consumir o açaí puro, sem adição de xaropes, açúcares, leites, mel e frutas.

A insulina é rica em carboidratos se comparada às demais frutas.

O açaí tem baixos índices glicêmicos, sendo assim o seu consumo não ocasiona picos de glicemia, associados diretamente ao acumulo de gordura corporal e evita o desenvolvimento ao longo da vida problemas crônicos de saúde, como por exemplo, a diabetes.

O fruto também tem características hipocolesterolêmicas, agindo na diminuição do mau colesterol e traz melhorias da relação LDL/HDL.

O açaí é rico em vários minerais importantes para o nosso organismo, como por exemplo, o manganês. Esse mineral é essencial para que possamos ter saúde óssea.

O magnésio também é importante para a geração e uso da energia corporal: cálcio, que tem função essencial para a contração muscular natural, comunicação dos impulsos nervosos pelo nosso corpo e na formação óssea; ele também diminui a vontade de consumir doces.

E para finalizar, saiba que o açaí ainda é um fruto rico em vitamina E. Esse composto possui uma ação impar quando se trata de ação antioxidante e anti-inflamatória.

Mas, lembramos que o seu consumo deve ser feito em sua forma natural. Não consuma ele com leite, açúcares e demais frutas ricas em carboidratos.

E mesmo o açaí puro precisa ser consumido com moderação.

Qual é a Melhor Forma de Consumir

O consumo de açaí é recomendado antes de atividades físicas, pois a queima de calorias será feita quase que imediatamente. O açaí é rico em muitas vitaminas e minerais que potencializam o seu desempenho como atleta.

O recomendo não é seu consumo diário e sim apenas de duas a três vezes na semana.

Quantas Calorias Encontramos no Açaí ?

Uma porção da polpa de açaí de 100 gramas possui em média entre 60 kcal, 2 gramas de fibras (1).

O problema é que muitas pessoas não consomem ele na forma pura.

Ele já chega aos supermercados com adição de outros componentes que agregam calorias, como por exemplo, xarope de guaraná, conservantes e açúcares.

Além disso, em muitos lugares ele é comido como sobremesa, com a adição de granola, leite em pó, mel, leite condensado, chocolate entre outros componentes bem calóricos.

O recomendado é consumir esse produto somente na maneira mais natural possível, a polpa ou em pó.

A recomendação nutricional é de consumir entre 100g e 200g diárias do produto. Porém, a quantidade correta para o seu organismo vai depender do seu porte físico, regularidade nas atividades físicas e histórico de saúde.

No entanto, fique de olho na qualidade que você consome de açaí, as frutas em geral precisam ser consumidas com mais equilíbrio devido à frutose.

Existe uma grande diferença entre você comer açaí uma ou duas vezes na semana, em porções razoáveis, em consumir todos os dias em porções astronômicas.

Mantenha sempre o equilíbrio e moderação nas porções dos alimentos.

Mas pensando em prevenir doenças e cuidar de verdade da alimentação; não adianta você consumir alguns alimentos naturais.

Se você costuma comer alimentos industrializados e processados, está à um passo ver a sua saúde minguar aos poucos.

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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