close
Alimentação

Agrião: Conheça 10 Motivos para Consumir Regularmente

O agrião está relacionado com a mostarda, repolho e a rúcula, também conhecido como “foguete” devido ao seu sabor picante, que você pode ter notado apresentar diferentes graus de sabores ao seu paladar.

Evidências indicam que os primeiros gregos e romanos valorizavam o agrião por sua capacidade de melhorar a função cerebral. Europeus na Idade Média fizeram uma pomada dele para tratar de ferimentos de espada.

O agrião, um vegetal de folhas verdes rico em minerais, é uma planta cruciforme cultivada há séculos. Seus benefícios de saúde são obtidos a partir do alto teor de vitaminas e minerais.

As propriedades antioxidantes da estrutura fitoquímica da planta de agrião, também é um fator chave para a saúde (1).

Saiba quais são os 10 motivos para comer agrião.

Não deixe de ler e compartilhar!

Agrião

Evidências científicas indicam que o agrião contém mais de 15 vitaminas e minerais essenciais.

De fato, ela fornece mais ferro do que espinafre, mais cálcio do que leite e mais vitamina C que as laranjas.

Estão entre as propriedades medicinais do agrião o tratamento de:

  • Doenças respiratórias, como bronquite
  • Cortes e perfurações
  • Ferve e abscessos
  • Deficiências vitamínicas
  • Tosse
  • Resfriados
  • Cálculos biliares
  • Doenças metabólicas
  • Doença hepática
  • Retenção de fluidos
  • Anorexia
  • Úlceras na boca
  • Diabetes
  • Obesidade
  • Melhora a saúde do cérebro

Benefícios do Agrião

1 – Reduz os Danos Oxidativos às Células do Sangue

Um estudo sugere que a vitamina C, juntamente com a vitamina E, são eficazes na redução do dano oxidativo aos eritrócitos (3).

Embora o estudo seja baseado em suplementos, também é sugerido que o consumo de alimentos como o agrião com esses nutrientes pode ser benéfico para a saúde.

2 – Melhora a visão

Um estudo europeu sugere que a vitamina C, pode ser eficaz na redução do risco de desenvolvimento de catarata (4).

Uma inclusão de agrião com boa quantidade de vitamina C pode ser benéfica na proteção contra a catarata.

3 – Atua como antidepressivo

Baixos níveis de folato podem ser causados ​​pela falta de ingestão alimentar, ou consumo excessivo de álcool.

Uma meta-análise de 19 estudos, incluindo 15.315 participantes, mostrou que o baixo nível de folato aumenta o risco de depressão.

O folato funciona com neurotransmissores, as vias do sistema nervoso central, afetando a produção de substâncias neuroquímicas, como a serotonina (1).

Com a depressão afetando uma porcentagem significativa da população mundial, a adição de alimentos com alto teor de folato como o agrião é um importante suplemento dietético.

Ele pode ajudar a reduzir o risco dessa doença crônica.

4 – Previne Distúrbios Cognitivos

O folato pode agir como um preventivo contra o declínio cognitivo.

Os resultados de um estudo de homens com idade entre 50 e 70 anos, mostraram que os participantes que receberam 800 mcg de folato diariamente mostraram ter um efeito benéfico na cognição e fluência verbal (5).

O folato é um nutriente essencial que desempenha um papel na prevenção de defeitos congênitos, e na manutenção diária da saúde. Os níveis de folato são afetados pelo consumo de álcool (6).

A ingestão de alimentos contendo folato pode ajudar a reduzir o risco de depressão, derrame, câncer de mama, câncer colorretal, osteoporose, declínio cognitivo e deficiência de tubo neural em bebês.

5 – Rico em Vitamina C

A vitamina C é uma vitamina solúvel em água que indica que ela é excretada diariamente através da excreção urinária.

O agrião contém maior quantidade de vitamina C do que uma laranja, e é benéfico para fornecer e manter os níveis sanguíneos (7).

A ingestão de alimentos ricos em vitamina C, como o agrião, é benéfica na redução do risco de danos às células sanguíneas e resfriados comuns.

6 – Rico em Cálcio

Muitos pesquisadores concordam que o cálcio através da ingestão dietética é necessário e talvez o mais benéfico na prevenção de muitas doenças; como doenças cardiovasculares, diabetes, síndrome metabólica e hipertensão.

O cálcio através de fontes alimentares, como o agrião, também se mostra seguro contra efeitos cardíacos adversos.

As fontes gerais de alimentos continuam sendo a melhor maneira de manter níveis saudáveis ​​de cálcio no organismo (8).

7 – Melhora o funcionamento da glândula tireoide

O agrião tem mostrado um efeito benéfico na saúde da tireoide. Ele age reduzindo a produção do hormônio tireoidiano e é mais benéfico quando ingerido cru.

É bom cozinhar levemente o agrião, para aproveitar todo o seu valor nutricional (9).

8 – Melhora a saúde cardiovascular

Além do conteúdo de nutrientes do agrião, ele também tem muitos metabólitos secundários que podem ajudar a diminuir o risco de várias doenças crônicas (10).

Plantas crucíferas como o agrião demonstram ser benéficas na redução do LDL ou do mau colesterol, o que reduz o risco de doenças cardiovasculares como arteriosclerose e outras doenças cardíacas crônicas.

O agrião contém vitamina C, que atua como antioxidante, e ajuda a reduzir os danos aos tecidos cardíacos causados ​​pelo estresse oxidativo (11).

A vitamina C é um componente ativo no processo de desenvolvimento de células embrionárias em miócitos cardíacos, e melhora do coração saúde.

9 – Melhora a saúde óssea

Estudos mostram que a inclusão de alimentos ricos em cálcio, como o agrião, contribui para reduzir o risco de osteoporose (12).

O cálcio trabalha na reparação e na construção dos ossos, causando um aumento na produção de osteoblastos, as células responsáveis ​​por essa atividade benéfica.

A deficiência de cálcio estimula o envelhecimento precoce, e promove a perda de densidade óssea.

10 – Previne o câncer colorretal

Embora os estudos tenham mostrado resultados mistos, muitos concluíram que a ingestão dietética de folato como parte de uma dieta diária pode agir como um preventivo contra o câncer colorretal (13).

O agrião é um alimento benéfico e preventivo quando é ingerido diariamente.

Ele ajuda a reparar os danos celulares, previne doenças cardiovasculares, o câncer e cuida da saúde da tireoide.

E para ajudar você que se preocupa com uma alimentação saudável, nutritiva, que ajuda a prevenir doenças, eu convido a adquirir o e-book da minha esposa, Carol Pimentel.

O livro digital contém mais de 70 receitas deliciosas e low carb, desenvolvido para quem deseja ter uma alimentação extremamente saudável focada em eliminar o sobrepeso, evitar problemas de saúde e reverter os danos causados pela má alimentação passada.

Neste livro você vai aprender as melhores receitas de doces e salgados, sem medo de engordar.

Receitas simples e fáceis de preparar, e o melhor de tudo: Super acessíveis!

Clique na imagem abaixo e adquira agora o seu livro digital.

GOSTOSURAS LOW CARB

Abraços e fique com Deus,

Dr Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : agriãoalto teor de vitaminasanorexiaantidepressivoarterioscleroseBenefícios do Agriãocálculos biliarescataratadepressãodoença crônicadoença hepáticadoenças cardiovascularesDoenças respiratóriasdr. juliano pimentelFolatoGostosuras Low Carbmelhorar a função cerebralmineraisnutritivaobesidadeperda de densidade ósseaPrevine Distúrbios Cognitivossaúdeserotoninasistema nervoso centralsuplemento dietéticovalor nutricionalvitamina Cvitamina e

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta