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Alimentação

Água de Coco: E os Seus Benefícios Para Sua Saúde

Dr Juliano Pimentel

A água de coco é muito usada para hidratar o organismo, devido ao seu alto conteúdo de eletrólitos. Mas quais serão os reais benefícios que ela pode trazer para a sua saúde, como consumo regular? 

Nesse artigo apresentarei os benefícios da água de coco.

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Água de Coco

Água de Coco Verde e os benefícios. Imagem: (Divulgação)

A água de coco possui vários benefícios. Se você gosta do sabor pode aproveitar como alternativa de baixo teor de açúcar que substitui o refrigerante e outras bebidas que fazem mal à saúde.

A água de coco possui baixa caloria, é bastante refrescante para consumir em um dia quente e ajuda na hidratação do corpo.

Além disso possui um nutriente principal, que é o potássio e até 10% do que é necessário por dia de cálcio e magnésio.

Enfim, outros benefícios para a saúde da água de coco incluem:

– Redução da pressão arterial;

Perda de peso;

– Aumento do desempenho atlético;

– Energia impulsionada;

– Colesterol reduzido;

Redução da celulite;

-Desintoxicação

– Relaxa a tensão muscular.

  1. Substituição de eletrólitos

Porque a água de coco é rica em potássio, e como um grande substituto de eletrólito, ela ainda tem sido usado para a hidratação em certas situações de emergência (1).

A água de coco é menor em carboidratos em comparação com outras bebidas esportivas. Água de coco é apenas cerca de 4,5% de carboidratos, enquanto outras bebidas esportivas podem conter de 6% a 8% concentração de carboidratos.

Isso é bom para os atletas para controlar a ingestão de açúcar, e hidratar o corpo após um exercício físico. 

Um estudo de 2002, comparou água, água de coco e bebidas esportivas padrão para determinar qual bebida era melhor para a hidratação pós-exercício. Os oito sujeitos exercitados no calor e depois foram reidratados com água, água de coco ou uma bebida esportiva.

Houve significativamente menos náusea ou plenitude com a água de coco, permitindo que os participantes a beber mais da bebida (2).

  1. Menor pressão arterial

Um estudo de 2005 descobriu que quando os indivíduos receberam água de coco por duas semanas, a pressão arterial sistólica foi 71% menor e a pressão arterial diastólica foi 29% menor.

O elevado teor de potássio da água de coco levou os investigadores a investigar os potenciais benefícios para a redução do risco de doença cardiovascular.

Potássio neutraliza o efeito do sódio no corpo, ajudando a baixar a pressão arterial (3).

  1. Colesterol e triglicérides mais baixos

Um estudo de 2006 descobriu que ratos que receberam água de coco tiveram uma chance menor de ter um ataque cardíaco. A água de coco ajudou a diminuir os níveis de triglicérides colesterol total, e colesterol LDL.

Além disso, os benefícios para a saúde da água de coco ajudaram os ratos a se recuperar mais rapidamente se tivessem um ataque cardíaco.

Os pesquisadores acreditam que o benefício pode estar relacionado ao teor de potássio, cálcio e magnésio na água; todos os eletrólitos que desempenham um papel em ajudar a manter a saúde do coração (4).

  1. Ajuda na desintoxicação

Nossos corpos têm uma incrível habilidade natural para se limpar e desintoxicar por conta própria, se fornecidos os nutrientes corretos para isso.

Inadequada hidratação leva ao acúmulo de toxinas em nossos corpos porque o fígado e os rins, os órgãos desintoxicantes, são incapazes de funcionar adequadamente, sem água adequada.

A desidratação resultante da perda de água ou eletrólitos leva à fadiga, irritabilidade, confusão e sede extrema. Estes sintomas resultam da incapacidade do rim em liberar adequadamente toxinas para fora do sistema.

A ingestão de líquidos – incluindo aqui a água de coco, pode ajudar a prevenir a desidratação e manter a capacidade de desintoxicação natural do corpo.

Água de coco contém um perfil de eletrólito semelhante ao sangue humano, tornando-se uma bebida ideal para substituir os líquidos e ajudar a remover toxinas do corpo.

O potássio de eletrólito, especificamente, pode ajudar a neutralizar alguns dos efeitos negativos de uma dieta processada com alto teor de sódio.

  1. Reduz o estresse e a tensão muscular

É quase tão bom como uma massagem! Alguns dos eletrólitos encontrados na água de coco, especificamente cálcio e magnésio, podem ajudar com o estresse e a tensão muscular.

Muitos de nós estão perdendo esses minerais críticos em nossas dietas, tornando o gerenciamento de estresse ainda mais desafiador.

Além de manter fortes os dentes e ossos, o cálcio ajuda no relaxamento do músculo liso. Ingestão adequada de cálcio pode ajudar a manter todos os nossos músculos relaxados, incluindo o nosso músculo cardíaco, diminuindo o risco de ataques cardíacos (5).

Magnésio tem sido apelidado de “relaxamento” mineral. Sua principal função é em relação ao sistema nervoso parassimpático, a parte do sistema nervoso que nos ajuda a relaxar. Também ajuda com a formação de serotonina, o hormônio de sentir-se bem. (6)

Magnésio e cálcio trabalham juntos para ajudar a manter o relaxamento muscular. A água do coco contém ambos estes minerais.

Muitas pessoas confundem água de coco com leite de coco. Mais alto em gordura e calorias, leite de coco é extraído da carne do coco e é mais espessa, mais doce e mais denso.

O leite de coco também é embalado com nutrição e gorduras saturadas saudáveis, além de ser uma fonte rica de potássio, manganês, magnésio, folato, cálcio e selênio.

Como você pode perceber, a água de coco é uma bebida segura e saudável, que também pode te ajudar a se manter hidratado.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel 

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Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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