close
AlimentaçãoDores

9 Alimentos e Bebidas que Podem Provocar Enxaqueca

Dr Juliano Pimentel

Você sabia que as enxaquecas afetam até 15% dos adultos em todo o mundo? (1Elas diferem de uma dor de cabeça comum na gravidade e sintomas, e pode reduzir significativamente a qualidade de vida das pessoas que sofrem com ela. Saiba que existem alimentos e bebidas que podem provocar enxaqueca ou piorar os seus sintomas.

A dieta é um dos vários fatores que interferem na saúde. Cerca de 10-60% dos pacientes com enxaqueca afirmam que certos alimentos desencadeiam as dores (2).

Esta é uma lista dos alimentos que podem provocar enxaqueca, além de causar outros problemas de saúde e desconfortos. 

Não deixe de de ler e compartilhar.

Provocar Enxaqueca

1. Queijos

O queijo é frequentemente identificado como um dos alimentos que podem provocar enxaqueca

Os pesquisadores têm a hipótese de que isso ocorre porque queijos envelhecidos contêm altos níveis de tiramina, um aminoácido que pode afetar os vasos sanguíneos e desencadear uma dor de cabeça severa.

Outros alimentos ricos em tiramina incluem aqueles que são envelhecidos, curados, secos, incluindo queijo cheddar, queijo suíço, salame, chucrute e tofu.

Infelizmente, as evidências sobre tiramina e enxaquecas são diversas. No entanto, mais de metade dos estudos que procuram uma relação entre tiramina e a enxaqueca, descobriram que ela pode agir como um gatilho em algumas pessoas (3).

Faça o teste e descubra se o queijo piora suas dores de cabeça.

2. Chocolate

O chocolate também é um alimento que pode provocar enxaqueca devido a presença de feniletilamina ou flavonóides, duas substâncias encontradas no chocolate, pode ser a razão.

Por exemplo, um pequeno estudo em pacientes com enxaqueca descobriu que 5 dos 12 participantes sofreram com ataques da doença no prazo de um dia após comer chocolate (4). Curiosamente, nenhum deles teve um ataque após a ingestão do placebo.

É provável que o chocolate não é um fator importante na enxaqueca para a maioria das pessoas. Apesar disso, ele pode afetar pessoas mais sensíveis.

3. Carne curada ou processada

Carne curada ou processada, como a salsicha, contêm conservantes conhecidos como nitrato ou nitrito.

De fato, na década de 1970, quando as pessoas começaram a relatar dores de cabeça após o consumo de nitritos, elas foram muitas vezes referidas como “dores de cabeça quente”.

O nitrito presente nesses alimentos podem provocar as dores, causando a expansão dos vasos sanguíneos.

4. Alimentos gordurosos e fritos

A gordura ruim também pode provocar a enxaqueca. O alto nível de certas gorduras no sangue levam à produção de prostaglandinas.

As prostaglandinas podem causar a dilatação dos vasos sanguíneos, potencialmente levando à enxaqueca e aumento da dor (5).

5. Alguns Alimentos Orientais

O glutamato monossódico (MSG) é um potenciador de sabor adicionado a alguns alimentos de origem oriental, e processados ​​para melhorar seu sabor salgado.

Relatórios de dores de cabeça em resposta ao consumo de MSG têm sido prevalentes por várias décadas.

O excesso de sal presente nesses alimentos pode ser um dos motivos para as dores de cabeça intensas (6).

6. Café e Refrigerantes

A cafeína pode indiretamente provocar enxaquecas.

Uma “cefaléia da retirada da cafeína” é um fenômeno bem conhecido em que uma dor de cabeça ocorre, quando os efeitos do uso da cafeína acabam.

Isso acontece quando os vasos sanguíneos começam a se expandir novamente, após a contratação em resposta ao consumo de cafeína.

Este efeito pode desencadear enxaquecas naqueles que são suscetíveis.

7. Adoçantes artificiais

Aspartame é um tipo de adoçante artificial que é frequentemente adicionado aos alimentos e bebidas.

Algumas pessoas queixam-se de dores de cabeça depois de consumir aspartame.

Um estudo descobriu que mais de metade dos 11 participantes apresentaram maior frequência de enxaqueca, após consumir grandes quantidades de aspartame (7).

8. Bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas também podem influenciar nas enxaquecas.

Estudos apoiam de que os compostos especificamente presentes no vinho tinto, como histamina, sulfitos ou flavonóides, podem desencadear dores de cabeça fortes (8).

9. Alimentos e Bebidas Frias

O sorvete e alimentos frios ou congelados, podem provocar enxaqueca em pessoas suscetíveis.

Um estudo pediu aos participantes para segurar um cubo de gelo entre suas línguas e os céus da boca por 90 segundos, a fim de estudar a cefaléia induzida pelo frio.

O teste desencadeou dores de cabeça em 74% dos 76 pacientes presentes (9).

Portanto, se você sofre com enxaqueca fique atento para perceber se suas dores de cabeça são desencadeadas por alimentos frios.

A dieta é um dos muitos fatores que podem desencadear esse problema. 

Além disso, certifique-se de prestar atenção aos alimentos e bebidas na lista acima.

Limitar gatilhos de alimentos comuns é uma maneira de reduzir a frequência e a gravidade da sua enxaqueca.

Porém, ela pode ser induzida por problemas de saúde, por isso, não deixe de consultar o médico.

A enxaqueca pode estar relacionada diretamente com a sua alimentação, assim como doenças crônicas, e por esse motivo, dia 21/06,  às 20h, eu vou dar uma aula especial ONLINE e GRATUITA mostrando o motivo de você estar doente, e como você pode superar e evitar complicações de doenças crônicas.

Para se inscrever para essa aula clique aqui.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : adoçantes artificiaisalimentos e bebidasAspartamebebidas alcoólicascafeínacefaléiachocolateconservantesconsultar o médicodestaquedoresdores de cabeçadr. juliano pimentelenxaquecaenxaquecasflavonóidesglutamato monossódiconitratoproblemas de saúdeprostaglandinasprovocar enxaquecaqueijosaúdetiraminavinho tinto

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta