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Alimentos que Aliviam a Ansiedade de Forma Natural

A ansiedade afeta a vida pessoal e profissional de milhares de pessoas no mundo. O que poucos sabem é que os níveis de ansiedade podem ser influenciadas pelos alimentos.

Sentir uma leve ansiedade, preocupação, expectativa e medo antes de enfrentar uma situação desafiadora é natural.

Mas existem formas de equilibrar os níveis de ansiedade e até mesmo diminui-la.

Aquilo que você come influencia no seu organismo de dentro para fora.

Saiba agora os alimentos que ajudam a combater a ansiedade.

Não deixe de ler e compartilhar!

Alimentos e a Ansiedade

A ansiedade pode ser um canal ou válvula de escape para algumas pessoas, influenciando o consumo exagerado e preocupante de alimentos.

O consumo de alimentos pobres em nutrientes e ricos em açúcares adicionados, sódio e gorduras saturadas tendem a aumentar, a fim de camuflar a ansiedade.

Prejudicando ainda mais a saúde e o quadro de ansiedade.

É importante prestar atenção nos tipos de alimentos que você consome e a qualidade deles.

Fazer uma reeducação alimentar é uma forma fácil e mais acessível de melhorar a saúde, tanto mental quanto física.

Consumir alimentos que transportem neurotransmissores ao cérebro é importante.

Eles são os que levam mensagens ao cérebro, regulam o humor, os níveis de energia, o apetite e diversas outras funções do corpo (1).

Uma forma de controlar a ansiedade é por aumentar os níveis de serotonina no organismo, e isso pode você conseguir por evitar o açúcar e a gordura insalubre.

A chave está no aumento do consumo de alimentos ricos em vitamina B12 , gorduras EPA (Ácido Eicosapentaenóico), magnésio e cálcio.

Alimentos para Evitar

  • O açúcar adicionado pode gerar alterações no humor, e aumentar a ansiedade.
  • Exclua ou limite o consumo de café por dia, a apenas 1 xícara.
  • O álcool também pode elevar a ansiedade e o estresse.
  • A farinha processada e refinada também gera a mesma sensação que o açúcar.
  • Evitar o consumo carboidratos, frituras e alimentos processados (2).

Alimentos para Combater a Ansiedade

1- Gordura EPA

A gordura EPA é um ácido graxo de cadeia longa, faz parte um dos principais Ômega-3, e é extremamente importante para a saúde, e possui muitas propriedades essenciais importantes (2.3).

Pesquisas comprovam que ele é muito eficaz contra algumas condições mentais, principalmente a depressão (4,5).

Esse ácido você encontra principalmente em peixes gordurosos, frutos do mar, sementes de linhaça, sementes de chia, nozes e óleo de peixe.

2. Vitamina B12 e Complexo B

A vitamina B12 é essencial para manter e apoiar a saúde do sistema neurológico, energia e o equilíbrio hormonal, que influencia também no humor e bem-estar.

As vitaminas B ajudam a produzir a serotonina sem precisar recorrer aos açúcares e a gordura saturada.

Você encontra a vitamina B12 em iogurte de kefir, salmão selvagem, ovos, carne (de gado alimentado com capim) aves domésticas, peixes, vegetais de folhas verdes.

3. Cálcio

O cálcio é um alimento relaxante que pode ajudar a diminuir a ansiedade. Experimente consumir iogurte de kefir por exemplo, que é mais saudável que iogurte industrializado.

Kefir inclusive é um bom substituto do leite por pessoas intolerantes à lactose, ele também é rico em probióticos e é muito saudável.

Cálcio é um mineral relaxante que pode ajudar a reduzir o distúrbio da ansiedade.

Alguns Alimentos Ricos em Cálcio

Couve                                                                     Sementes de Gergelim

Sardinhas                                                              Semente de Mostarda

Brócolis                                                                  Amêndoas

Agrião                                                                     Quiabo

4. Magnésio

O magnésio ajuda a relaxar e acalmar os nervos, é também responsável pelas funções nervosas, liberação de neurotransmissores, controle de açúcar no sangue entre outros benefícios (6).

A falta desse mineral pode causar depressão e ansiedade (7).

O magnésio também trabalha juntamente com o cálcio.

As nozes possuem magnésio e aumentam os níveis de uma substância chamada serotonina; que é responsável pelo equilíbrio do humor, transmitir sinais nervosos e em diminuir a sensação de fome.

A serotonina é extremamente importante para evitar também os problemas de coração e a depressão e no combate a ansiedade (8).

Outros Alimentos Ricos em Magnésio

Salmão, figo, abacates, coentro, algas, castanha de caju, espinafre, acelga, alcachofras, sementes de abóbora, kefir, banana, chocolate amargo.

A parte desses alimentos nutritivos, a meditação também pode ajudar a aliviar a ansiedade. Pesquisas realizadas na área da saúde mental respondem se a meditação ajuda a controlar a ansiedade.

Não deixe de buscar um acompanhamento médico.

Mas vale ressaltar que a reeducação alimentar é benéfica para vários setores do nosso organismo, incluindo a qualidade de vida em geral.

Substitua os alimentos que prejudicam a saúde e são pobres em valor nutritivo, por aqueles naturais e saborosos.

Os alimentos de verdade, não são industrializados, com conservantes e aditivos. Aproveite e experimente aqueles alimentos que você não conhecesse ainda e use a criatividade.

Quer saber mais sobre como controlar esse distúrbio? Convido você a assistir o meu vídeo abaixo:

5 Coisas Que Você Deve Fazer Todas Manhãs Para Controlar a Ansiedade

Abraços e fique com Deus!!!

Dr. Juliano Pimentel

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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