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5 Principais Alimentos Que Aumentam os Gases

Dr Juliano Pimentel

Muitas pessoas sofrem com o inchaço abdominal e excesso de gases estomacais; o que pode decorrer de vários motivos, como o consumo de alimentos que aumentam os gases, alimentos pobres em nutrientes, ter altos níveis de estresse, tomar medicamentos diários e estarem diariamente expostas à poluentes no ar.

Eles podem, às vezes, significar problemas graves de saúde (1).

Neste artigo você vai aprender sobre os principais alimentos que aumentam os gases.

Não deixe de ler e compartilhar.

Alimentos que Aumentam os Gases

Alimentos que aumentam os gases: Leite de vaca. Imagem: (Divulgação)

O inchaço abdominal ocorre quando a barriga fica muito estufada após as refeições. Geralmente isto ocorre por conta de gases que se acumularam devido ao tipo de alimento que você comeu ou outros problemas digestivos (2).

Os gases podem ser sintomas de alguma condição médica; por isso, se você sentir esse desconforto frequentemente; o melhor a fazer é procurar um médico e descrever os sintomas para entender o que está acontecendo.

Siga sempre as orientações médicas.

Embora possa ser um sintoma de algo maior, na maioria das vezes, os gases são causados pelos alimentos da sua dieta.

Confira 5 alimentos que aumentam os gases e o inchaço abdominal:

1. Leguminosas: Feijões e Lentilhas

feijão e a lentilha são tipos de leguminosas que contém grandes quantidades de proteínas e carboidratos, são ricos em fibras e algumas vitaminas e minerais.

No entanto, o feijão causa gases devido aos açúcares pertencentes a um grupo de carboidratos de cadeia curta, que não são digeridos pelo organismo mas entram em um processo de fermentação por bactérias intestinais no cólon.

Esse processo produz gases. (3)

Por conta disso, podem ocorrer os desconfortos, inchaços abdominais, gases, cólicas e diarreia.

Os piores sintomas acontecem com pessoas que têm Síndrome do Intestino Irritável.

A lentilha causa gases, pois possui um alto teor de fibras, que pode causar inchaço em indivíduos sensíveis. Isto acontece principalmente com pessoas que não comem muitas fibras.

Os feijões pretos são mais fáceis de serem digeridos.

2. Refrigerante

Refrigerante contém grandes quantidades de dióxido de carbono, que é um gás!

Quando você bebe o refrigerante, acaba engolindo grandes quantidades de gás, que fica preso no sistema digestivo, causando inchaços, gases e até cólicas.

O refrigerante faz mal à saude, e pode causar uma série de outros malefícios além de gases, seria uma boa ideia retirá-lo da sua alimentação.

3. Trigo

O trigo tem sido altamente controverso nos últimos anos, principalmente porque contém uma proteína chamada glúten.

Você já sabe que eu não recomendo o glúten, certo?

O trigo é muito consumido pelas pessoas, e ele está presente na maioria dos pães, massas e pizzas, bem como produtos assados como bolos, biscoitos, tortas e panquecas.

Para as pessoas com doença celíaca ou sensibilidade ao glúten, o trigo causa grandes problemas digestivos. Isso inclui inchaço, gases, diarreia e dor de estômago. (4)

Ao retirar o glúten, muitas pessoas, até mesmo aquelas que não possuem intolerância, sentem a melhora destes sintomas, incluindo os gases.

4. Cerveja

Você já ouviu o termo “barriga de cerveja”?

Pois é! A barriga de cerveja não é somente a gordura abdominal que é adquirida quando se toma muita cerveja ao longo da vida, mas também é uma dos alimentos que aumentam os gases.

A cerveja é uma bebida rica em carboidratos que é feita de fontes fermentáveis como cevada, milho, trigo e arroz. Além disso ela contém gás (dióxido de carbono).

Os carboidratos fermentáveis e o gás são duas causas conhecidas de inchaço. Os grãos utilizados pra preparar cerveja contêm glúten, que como citei acima é um grande responsável por lhe dar gases.

O vinho é uma boa opção para as pessoas que querem consumir uma bebida alcoólica mas preferem evitar a cerveja.

5. Laticíneos

Os produtos lácteos são leite, queijos, cream-cheese, iogurte, manteiga.

O leite faz bem ou mal à saúde?

Cerca de 75% da população mundial é intolerante à lactose, ou seja, para a maioria das pessoas, o leite acaba fazendo mal, e um dos sintomas mais desconfortáveis são os gases.

As pessoas que possuem intolerância à lactose, não conseguem quebrar esse açúcar dentro do organismo e digeri-lo corretamente.

Portanto, elas podem ter grandes problemas digestivos. Os sintomas são inchaço, gases, cólicas e diarreia. (5)

Gases são um problema bastante comum, e pode ser resolvido com simples mudanças na alimentação. A chance de você ter gases por culpa de algum alimento acima citado é muito grande…

Você pode optar por leite de kefir que pode aumentar na saúde digestiva, e traz muitos outros benefícios;

Procure evitar os alimentos que aumentam os gases.

Procure ter uma alimentação de verdade, pois quanto mais alimentos naturais e saudáveis você comer, evitando os industrializados e o glúten, menos chances você terá de ter problemas digestivos como gases.

Mas é muito importante que você preste atenção, pois se você tiver este problema frequentemente, procure seu médico para orientá-lo da melhor forma, talvez não seja apenas a sua alimentação.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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