close
Alimentação

Alimentos Ricos em Colágeno – Conheça os 7 Melhores

O colágeno é a proteína mais comum encontrada no corpo. Está presente em tendões, gordura e ligamentos, entre outros lugares.

Ela ajuda as partes de nossos corpos a se “encaixarem” e é crucial para a força de nossa estrutura óssea.

Quando os níveis de colágeno são saudáveis, as células que contêm colágeno assumem uma aparência forte e jovem.

O colágeno é a principal proteína fibrosa insolúvel na matriz extracelular e no tecido conjuntivo. De fato, é a proteína mais abundante no reino animal (1,2).

E quanto mais colágeno você tiver, mais seu corpo será capaz de produzir e manter.

Conheça os 7 alimentos ricos em colágenos.

Não deixe de ler e compartilhar!

Porque o colágeno diminui?

Existem pelo menos 16 tipos de colágeno encontrados no corpo (3). Aproximadamente 90% do colágeno encontrado no corpo humano são do tipo I, II e III.

Os tipos de colágeno I e III estão concentrados na pele, ossos, tendões e ligamentos, enquanto o tipo II é encontrado principalmente nas articulações.

Nossos corpos produzem colágeno, mas quando entramos no meio dos 20 anos, nossa produção natural de colágeno começa a diminuir.

Isto é, quando os sinais visíveis da superfície de envelhecimento, tais como linhas finas e rugas.

Em nossos últimos anos, podemos começar a experimentar outras condições ligadas à deficiência de colágeno, como a artrite reumatoide (4).

Além do processo natural de envelhecimento, toxinas e poluentes ambientais, a exposição excessiva ao sol, o tabagismo e a ingestão de uma dieta rica em açúcar refinado e alimentos fritos também destroem o nosso colágeno natural.

Esses fatores podem interferir na produção futura de colágeno e causar sinais visíveis de envelhecimento (5).

8 melhores alimentos ricos em colágeno

1 – Caldo de osso

Enquanto a maioria dos alimentos contém antioxidantes e outros nutrientes para ajudar o corpo a sintetizar o colágeno, o caldo de osso é um dos alimentos raros que contêm uma forma bio disponível de colágeno que seu corpo pode usar imediatamente.

Como os tipos de colágeno I, II e III estão concentrados nos tendões, ligamentos, ossos e articulações.

O cozimento dessas partes de animais por longos períodos ajuda a liberar o colágeno dos ossos.

Assim como outros aminoácidos, proteínas e eletrólitos que podem melhorar a aparência da pele, resultando em um caldo rico em nutrientes, possivelmente superior aos suplementos de colágeno (6).

O caldo de osso bovino  é o mais rico em colágeno tipo I, o que o torna a melhor escolha para a saúde da pele, enquanto o caldo de frango e peru é mais rico em colágeno tipo II para suportar as articulações (7).

2 – Salmão selvagem

O salmão ajuda a sintetizar o colágeno

O salmão selvagem contém zinco, um mineral que foi mostrado para ativar as proteínas necessárias para a síntese de colágeno (8).

O salmão selvagem também é uma excelente fonte de ômega 3 ácidos graxos essenciais, que são necessários para reduzir a inflamação e construir células saudáveis ​​da pele.

Gorduras saudáveis ​​como o ômega 3 também são necessárias para manter a pele hidratada de dentro para fora, o que naturalmente promove uma aparência mais jovem.

Nossos corpos não podem produzir ômega-3 ácidos graxos essenciais, por isso devemos obtê-los a partir de fontes alimentares.

Além de salmão, você pode obter o ômega-3 de outros peixes gordurosos, como cavala e atum, frutos do mar, ovos orgânicos e carnes alimentadas com capim.

3 – Folhas Verdes

Os vegetais verdes são alguns dos alimentos mais ricos em nutrientes do planeta para a prevenção de doenças, mas também podem ser uma maneira poderosa de prevenir a degradação do colágeno.

Todos os alimentos vegetais verdes como, algas verdes, rúcula, couve, alface, feijão verde e brócolis, contêm clorofila. Que é o pigmento que dá às plantas sua cor verde vibrante.

Estudos mostraram que o consumo de clorofila aumenta o procolágeno, que é o precursor do colágeno na pele (9).

A clorofila e suplementos de clorofila líquida, que são uma maneira fácil de obter uma dose altamente concentrada de clorofila, também foram mostrados para fornecer forte atividade antioxidante contra os danos UV e os radicais livres de toxinas que promovem o envelhecimento precoce (10).

4 – Cítricos

A vitamina C ajuda a “unir” os aminoácidos que são necessários para formar o colágeno, como a prolina, o que o torna um nutriente essencial na fase de pré-colágeno. As frutas cítricas estão entre as fontes mais ricas de vitamina C (11).

Como um antioxidante, a vitamina C também protege contra as toxinas encontradas em nosso suprimento de ar, comida e água, que contribuem para quebrar o colágeno e danificar a camada interna da pele.

A vitamina C também pode ajudar no reparo e regeneração de células da pele, e é por isso que ela é comumente recomendada para prevenção de rugas e adicionada a produção de cuidados com a pele.

5 – Ovos

O ovo é um alimento que contém colágeno na gema e membranas casca. Por isso, suplementos de membrana de casca de ovo se tornaram um remédio natural popular para melhorar a saúde das articulações devido ao seu conteúdo de colágeno (12).

Os ovos também são ricos em enxofre, um mineral necessário para a produção de colágeno (13).

O enxofre suporta a desintoxicação, que é a fase onde seu corpo está se preparando para eliminar toxinas ambientais, como os poluentes, que quebram e interferem com a produção de colágeno.

6 – Frutas vermelhas

As frutas vermelhas contém um nutriente chamado ácido elágico, que foi mostrado para impedir a colapso do colágeno de dano UV (14).

Além de proteger contra os sinais de envelhecimento, as frutas vermelhas também podem ajudar a produzir colágeno.

Como frutas cítricas, as frutas vermelhas são ricas em vitamina C, que ajuda a vincular aminoácidos específicos para a formação de colágeno.

7 – Abacate

Outro alimento com poderosos benefícios antioxidantes, o abacate fornece vitamina E para ajudar a prevenir a degradação do colágeno, bem como gorduras saudáveis ​​para melhorar a saúde das células da pele.

Um estudo sobre uma dieta com óleo de abacate mostrou um aumento significativo no colágeno solúvel, o que sugere que também pode ajudar a aumentar a produção de colágeno (15).

Com esta lista você tem os melhores alimentos para restaurar, regenerar e reparar o colágeno danificado. Adicione estes alimentos na sua dieta e tenha a receita do antienvelhecimento.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : alimentos ricos em colágenocabelocolágenodestaqueDieta rica em colágenodr. juliano pimentelfontes de colágenopelesaúdeunhasvsg

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta