close
AlimentaçãoFitnessMetabolismo

Alimentos Termogênicos: Acelere o Emagrecimento Com Saúde

Quer acelerar o processo de emagrecimento com saúde? Os alimentos termogênicos podem ser uma boa escolha. Eles podem ajudar na perda de peso, prevenir o surgimento de doenças provenientes da gordura abdominal e da obesidade.

O efeito termogênico de muitos alimentos, é o que faz com que o corpo queime mais calorias para regular a temperatura do organismo; isso faz com que o corpo queime mais calorias ao longo do dia.

Veja agora, como consumir alimentos termogênicos e acelerar o seu emagrecimento.

Não deixe de ler e compartilhar.

Alimentos Termogênicos

Quando o alimento termogênico é absorvido, os músculos do trato gastrointestinal aceleram as suas contrações; sucos digestivos são produzidos e segregados; isso beneficia absorção dos nutrientes dos alimentos pelo organismo, gerando energia e saúde.

A quantidade aumentada no corpo, particularmente no GIT, usa energia e produz calor, que é um processo chamado termogênese.

Além dos efeitos sobre o metabolismo, o consumo desses alimentos também preenche o estomago e reduz a sensação de fome, dando mais saciedade ao organismo.

O gengibre é um dos alimentos ajudam a estabilizar a glicose sanguínea, reduzindo a vontade de consumir doces e comer de forma exagerada.

Para conseguir ter mais resultados no processo de emagrecimento, inclua os seguintes alimentos termogênicos em sua dieta:

1- Gengibre

Gengibre: Alimento Termogênico que Auxilia o Emagrecimento. Imagem: (Divulgação)

Graças ao gingerol, o gengibre contribui no emagrecimento, pois possui capacidade de elevar a temperatura do corpo. Esse alimento poderá ser consumido das seguintes maneiras:

Cru: O gengibre cru pode ser utilizado em fatias (do tamanho do polegar) batido com água todas as manhãs ou na fabricação de sucos de vegetais.

Óleo: Normalmente, duas a três gotas de óleo essencial é a dose terapêutica recomendada. Pode ser consumido puro, em temperos ou em chás.

Chá:Uma outra forma de utilizar o gengibre é através de chás. Além de ser um poderoso ingrediente para o emagrecimento, o chá de gengibre também é utilizado para aliviar a náusea, melhorar o estômago e relaxar o corpo.

Para emagrecer, o recomendado é tomar um copo de duas a três vezes ao dia.

Em pó ou ralado: as duas maneiras podem ser utilizadas para incrementar muitos pratos.

2- Canela

Alimentos Termogênicos: Canela. Imagem: (Divulgação)

Esse potente alimento termogênico pode ser utilizado em pó ou inteira (pedaços).

A canela em pedaços pode ser utilizada em chás, que é uma excelente dica de pré treino, para aquecer.  Já a sua forma em pó pode ser consumida em saladas de frutas, por exemplo.

3- Pimenta Vermelha

Pimenta Vermelha é um Alimento Termogênico. Imagem: (Divulgação)

As pimentas vermelhas contêm um ingrediente chamado capsaicina, que faz com que seu corpo se aqueça e queime energia, o que também acelera o metabolismo.

Pesquisas sugerem que comer pimentas, ou qualquer alimento que força seu corpo a produzir calor, pode aumentar o seu metabolismo em até 5%.

A pimenta vermelha pode ser usada para temperar carnes, legumes, cozidos e em bebidas quentes como o café.

4- Café

As propriedades presentes no café, ajudam no controle da taxa metabólica, oxidação de gordura e energia física.

Essa também é uma excelente dica de bebida para o pré-treino.

5- Vinagre De Maçã

A acidez da maçã pode apresentar resultados semelhantes ao da pimenta, possuindo efeito termogênico. O vinagre de maçã pode ser utilizado para temperar saladas e carnes (1).

Algumas gotas junto com a água gelada também é uma excelente forma de consumo, dessa forma o consumo ideal é de até 1 colher e meia por dia, devido ao ácido presente no vinagre.

Consumindo antes das refeições faz com que você sinta menos fome e mais saciedade. Também funciona como uma forma natural de desintoxicar o seu organismo e equilibrar o ph estomacal.

6- Chá De Hibisco

Beber o chá de hibisco pode proporcionar um aumento temporário totalmente natural em níveis de energia. Assim como o café, o chá de hibisco poderá ser consumido antes do treino, para aqueles que praticam algum tipo de atividade física.

É uma boa opção de alimento termogênico. O consumo ideal é 2 xícaras por dia.

7- Chá Verde

Além de ser um potente diurético e devido as suas propriedades antioxidantes, o chá verde é recomendado como energético, pois acelera o metabolismo e possibilita, consequentemente, a queima de calorias.

As catequinas do chá verde são antioxidantes muito potentes, e podem ajudar a prevenir certos tipos de câncer. O chá verde também é uma bebida termogênica que pode ser consumida em até 4 xícaras por dia. Não extrapolando esse limite.

8- Água Gelada

A água gelada é uma excelente forma de acelerar o emagrecimento e hidratar o corpo.

Beber pouca água pode ser a razão da sua falta de energia.

9- Água De Coco

Água de Coco: Ótimo Alimento Termogênico
Água de Coco: Ótimo Alimento Termogênico. Imagem: (Divulgação)

É uma bebida energética natural, fonte de vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo.

A água de coco melhora a disposição e pode ser consumida pura, ou substituindo a água nas suas receitas de sucos.

10- Óleo De Coco

Óleo de Coco: Alimento Termogênico, Ótima Opção
Óleo de Coco: Alimento Termogênico. Imagem: (Divulgação)

Quem também está no grupo dos alimentos termogênicos é o óleo de coco.

Possui gordura saudável, ajuda a acelerar o metabolismo e dá energia.

Você também pode fazer o seu óleo de coco caseiro.

O óleo de coco é a mais rica fonte natural de triglicerídeos de cadeia média (TCM), que aumentam as taxas metabólicas e levam à perda de peso, aumentando o metabolismo do corpo e produzindo energia.

11- Abacaxi

O abacaxi é um estimulante natural, faz parte também dos alimentos termogênicos.

Fruta rica em fibras que promove a sensação de saciedade, ajuda a aliviar o inchaço abdominal e a acelerar o trabalho intestinal. Você pode consumir esse alimento cru, em pedaços ou rodelas, da maneira como preferir.

Aproveite essas dicas e combine receitas deliciosas e práticas, para incrementar a sua dieta e possibilitar um emagrecimento acelerado.

Os alimentos termogênicos são um complemento e auxílio, para quem já faz uso da reeducação alimentar.

Comidas industrializadas, com glúten e com açúcar refinado não vão te ajudar a emagrecer e a ter saúde. Pelo contrário, vão te manter acima do peso, com problemas intestinais e inchada.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : abacaxiágua de cocoágua geladaalimentos naturaisantioxidantescafécaloriascanelachá de ervaschásdietadiuréticodr. juliano pimentele-bookemagrecimentoemagrecimento aceleradoenergéticogengibregordura abdominalmetabolismoóleo essencialperda de pesoph estomacalpimenta vermelhaqualidade de vidaqueima de caloriasqueime energiareceitasrica em fibrassemente de chiatermogênesevinagre de maçã

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

8 Comentários

  1. sou grata por me mandar estes esta ajuda so Deus recompencar qui estas fasendo pra mim queria muito comprar p4s masminha situaçáo e dificil Deus Fiel de em dobro pra vo´ces dr Juliano Pimenteu DR cAROL PIMENTEL

  2. Nossa muito Boa estas receitas muito obrigado vou começar fazer.Que Deus abençoe muito vces por esta ajuda.como disse estou passando por um período muito difícil da.minha vida por isso não comprei.muito obrigado fiquem com Deus

  3. Amei o conteúdo sobre alimentos termogênicos.
    Muito obrigada

    Amo vcs. Sempre assisto seus vídeos, me ajudam muito a manter meu peso e não ganhar mais.
    Bjos. Deus abençoe vcs.

Enviar Resposta