close
Alimentação

Azeite de Dendê: Quais são os Benefícios para a Saúde?

O azeite de dendê, também conhecido como óleo de palma, é um tipo de gordura que quando consumida crua, é excelente para a saúde e beneficia várias funções do corpo. É um óleo vegetal extremamente útil, derivado da polpa do fruto das palmeiras.

Não perca esse artigo e saiba como ele é saudável.

Não deixe de ler e compartilhar!

Azeite de dendê

Assim como o óleo de coco, o azeite de dendê é semi-sólido à temperatura ambiente. No entanto, o seu ponto de fusão é de 95 ° F (35 ° C), que é consideravelmente superior a 76 ° F (24 ° C) para o óleo de coco.

Isto é devido às diferentes composições de ácidos graxos dos dois óleos.

Composição Nutricional

Uma colher de sopa, cerca de 14 gramas de azeite de dendê contém (2):

Calorias: 114

Gordura: 14 gramas

Gordura saturada: 7 gramas

Gordura monoinsaturada: 5 gramas

Gordura poliinsaturada: 1,5 gramas

Vitamina E: 11% do IDR

Todas as calorias do azeite de Dendê vêm da gordura.

Sua degradação de ácidos graxos é de 50% de ácidos graxos saturados, 40% de ácidos graxos monoinsaturados e 10% de ácidos graxos poliinsaturados.

O principal tipo de gordura saturada encontrada no óleo de palma é o ácido palmítico, que contribui com 44% de suas calorias.

Também contém quantidades elevadas de ácido oleico, e quantidades menores de ácido linoleico e ácido esteárico.

O pigmento laranja-avermelhado do azeite de dendê origina-se de antioxidantes conhecidos como carotenóides, incluindo o beta-caroteno, que seu corpo pode converter em vitamina A.

No azeite de dendê fracionado, a porção líquida é removida por um processo de cristalização e filtragem.

A porção sólida remanescente é maior em gordura saturada, e tem uma temperatura de fusão mais alta (3).

Benefícios do Azeite de Dendê

Há uma série de benefícios para a saúde associados ao azeite de dendê.

1- Melhora o nível de vitamina A

O azeite de dendê pode ajudar a melhorar o nível da vitamina A em pessoas com deficiência ou em risco de deficiência.

Estudos em mulheres grávidas em países em desenvolvimento mostraram que o consumo de óleo de palmeira vermelha, aumenta os níveis de vitamina A no sangue, bem como em seus bebês amamentados (4).

Um estudo descobriu que pessoas com fibrose cística, que têm dificuldade em absorver vitaminas lipossolúveis, experimentaram um aumento nos níveis sanguíneos de vitamina A depois de tomar duas a três colheres de sopa de azeite de dendê por oito semanas (7).

Ele também pode ajudar a aumentar os níveis de vitamina A em adultos e crianças jovens (8).

De fato, um estudo da Índia relatou que crianças em idade pré-escolar que tomaram 5 ml (1 colher de chá) por dia tiveram maiores aumentos nos níveis de vitamina A do que crianças que receberam suplementos de vitamina A (9).

2- Ajuda na saúde do cérebro

Excelente fonte de tocotrienóis, uma forma de vitamina E com fortes propriedades antioxidantes que podem apoiar a saúde do cérebro.

Estudos sugerem que os tocotrienóis no azeite de dendê, podem ajudar a proteger as delicadas gorduras poliinsaturadas no cérebro, retardar a progressão da demência, reduzir o risco de acidente vascular cerebral e prevenir o crescimento de lesões cerebrais (10).

Em um estudo de dois anos com 121 pessoas com lesões cerebrais, o grupo que tomou tocotrienóis derivados de azeite de dendê duas vezes por dia permaneceu estável, enquanto o grupo que recebeu placebo experimentou crescimento de lesão (13).

3- Melhora os níveis de energia

O betacaroteno é um dos principais componentes do azeite de dendê, que é muito bom para melhorar os níveis de energia e impulsionar o equilíbrio hormonal no corpo (14).

4- Melhora a visão

O beta-caroteno é extremamente importante para melhorar a visão. Antioxidantes, encontrados no azeite de dendê, atuam como poderosos mecanismos defensivos para o corpo (15).

Eles são os subprodutos benéficos do metabolismo celular e podem proteger o corpo dos radicais livres.

Os radicais livres são responsáveis pela degradação e mutação do celular, incluindo os danos que podem causar problemas de visão.

O uso do azeite de dendê como substituto de outros tipos de óleo pode ajudar a prevenir a degeneração macular e a catarata.

5- Previne Problemas Cardiovasculares

O azeite de dendê é uma das gorduras vegetais possuem níveis de colesterol LDL e HDL (1).

O óleo de palma tem um alto conteúdo de colesterol HDL e LDL, mas, embora um seja bom (HDL) e o outro seja ruim (LDL), ele ainda pode criar um equilíbrio mais saudável em seu corpo (16).

Altos níveis de colesterol LDL podem aumentar suas chances de aterosclerose, o que pode causar derrames e ataques cardíacos.

Ao manter um equilíbrio saudável do colesterol, você pode garantir um sistema cardiovascular mais saudável.

6- Reduz o risco de câncer

Tocoferóis, uma forma da vitamina E, são antioxidantes naturais que podem ajudar a prevenir o câncer, neutralizando os radicais livres (17).

Os radicais livres causam a mutação de células saudáveis em células cancerígenas, portanto são necessários altos níveis de tocoferol no óleo de palma.

7- Mantém a gravidez saudável

As deficiências de vitaminas são algumas das condições mais perigosas que são enfrentadas por mulheres grávidas e crianças não nascidas (18).

As vitaminas A, D e E são encontradas em quantidades consideráveis no óleo de palma e, como o corpo não pode naturalmente reter essas vitaminas, é necessário consumi-las em nossas dietas.

Assim, a adição de azeite de dendê à dieta garantirá a não ocorrência de deficiências de vitaminas.

O azeite de dendê possui muitas calorias e, por isso, não deve ser utilizado em dietas para emagrecer.

Para aproveitar os benefícios do azeite de dendê o consumo não precisa ser exagerado. Por isso você pode intercalar com o uso de outros óleos com menos calorias.

E se o seu objetivo é manter uma alimentação saudável, com baixo carboidrato e que ajude você a manter a reeducação alimentar e viver melhor; eu tenho uma super novidade!

Eu convido você a adquirir o e-book da minha esposa, Carol Pimentel.

O livro digital contém mais de 70 receitas deliciosas e low carb, desenvolvido para quem deseja ter uma alimentação extremamente saudável focada em eliminar o sobrepeso, evitar problemas de saúde e reverter os danos causados pela má alimentação passada.

Neste livro você vai aprender as melhores receitas de doces e salgados, sem medo de engordar.

Receitas simples e fáceis de preparar, e o melhor de tudo: Super acessíveis!

Clique na imagem abaixo e adquira agora o seu livro digital.

GOSTOSURAS LOW CARB

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : ácido esteáricoácido linoleicoácido oléicoácidos graxosácidos graxos poliinsaturadosantioxidantesateroscleroseazeite de dendêBenefícios do Azeite de Dendêcélulas cancerígenasColesterol HDLcolesterol LDLdr. juliano pimentelfibrose císticagordura monoinsaturadagordura saturadagorduras vegetaisgravidez saudávelóleo de cocoóleo de palmaprevenir a degeneração macularPrevine Problemas Cardiovascularesradicais livresReduz o risco de câncersaúdevitamina avitamina evitaminas

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

2 Comentários

Enviar Resposta