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Como Baixar os Níveis de Açúcar no Sangue em 10 Passos

O elevado nível de açúcar no sangue pode trazer diversos problemas para a saúde e a qualidade de vida, como: levar ao diabetes, obesidade, entre outras doenças. Saiba agora como baixar os níveis de açúcar no sangue de forma natural.

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Baixar os Níveis de Açúcar no Sangue?

Estima-se que no mundo 382 milhões de pessoas sofram de diabetes.

Considerada epidemia mundial, a enfermidade está relacionada ao envelhecimento da população, ao sedentarismo, dietas pouco saudáveis e ao aumento da obesidade.

Pensando em tudo isso, eu fiz uma lista com 10 passos simples para baixar os níveis de açúcar no sangue naturalmente:

1. Exercícios Regulares

O exercício regular pode ajudar a perder peso e aumentar a sensibilidade à insulina.

O aumento da sensibilidade à insulina, significa que as células estão capacitadas para usar o açúcar disponível na corrente sanguínea.

O exercício também estimula os músculos a usarem o açúcar no sangue, para a energia e contração muscular.

Se você tem problemas com o controle de açúcar no sangue, é preciso verificar rotineiramente como estão seus níveis.

Esse controle ajudará permite que você perceba como o seu corpo reage às mudanças no estilo de vida e alimentação, e impedir que os níveis de açúcar no sangue fiquem desequilibrados (2).

Você pode optar por: musculação, caminhadas, corridas, ciclismo, dança, natação e muito mais. Que tal começar?

2. Controle a Ingestão de Carboidratos

O seu corpo transforma carboidratos em açúcares (principalmente glicose), e, em seguida, a insulina transporta os açúcares para as células.

Quando você come carboidratos demais ou tem problemas com a função da insulina, este processo falha e os níveis de glicose no sangue sobem (3).

Opte pela dieta baixa em carboidratos, como a dieta low carb que ajuda a reduzir e evitar picos de açúcar no sangue.

3. Aumente a Ingestão de Fibras

A fibra retarda a digestão de carboidratos e a absorção de açúcar. Por estas razões, ela pode ajudar a controlar seu aumento de açúcar no sangue.

Além disso, cada tipo de fibras que você come pode desempenhar um papel. Existem dois tipos: solúveis e insolúveis.

Embora ambos sejam importantes, a fibra solúvel, especificamente, ajuda a diminuir o açúcar no sangue.

Ela pode te ajudar a controlar o diabetes tipo 1 ao reduzir o nível de açúcar no sangue.

E quais são os alimentos que são ricos em fibras? Incluem vegetais, frutas, legumes e grãos integrais.

A ingestão diária recomendada de fibras é cerca de 25 gramas para as mulheres e 38 gramas para os homens.

Consulte um nutricionista para saber a quantidade correta de fibras para o seu organismo, de acordo com o seu peso, estrutura física e histórico médico.

4. Hidratação

A hidratação é um fator chave para baixar os níveis de açúcar no sangue, e é muito simples e essencial.

Durante a desidratação, o hormônio vasopressina faz com que o fígado produza açúcar no sangue, elevando seus níveis.

Seus rins, em seguida, tentam se livrar do excesso de açúcar no sangue através da urina, fazendo você perder água no processo.

Beber água regularmente te hidrata, reduz os níveis de açúcar no sangue e reduz o risco de diabetes.

Tenha em mente que a água e outras bebidas não calóricas são as melhores opções. Bebidas adoçadas com açúcar elevam a glicose no sangue, promovem o ganho de peso e aumentam o risco de diabetes.

Prefira sempre água!

5. Implementar o Controle de Calorias

O controle da ingestão de calorias pode conduzir a perda de peso.

Consequentemente, controlar o seu peso, baixa os níveis de açúcar no sangue e se mostra eficaz para reduzir o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Aqui estão algumas dicas úteis para controlar porções de comida:

– Medir e pesar porções;

– Use pratos menores;

– Evite restaurantes do tipo “tudo o que você consegue comer”;

– Leia os rótulos dos alimentos;

– Mantenha um diário alimentar;

– Coma devagar.

Quanto mais controle você tem sobre a sua alimentação, mais controle você terá sobre os seus níveis de açúcar no sangue.

6. Alimentos com Baixo Índice Glicêmico

O índice glicêmico foi desenvolvido para avaliar a resposta do nível de açúcar no sangue para alimentos que contêm hidratos de carbono.

Tanto a quantidade e o tipo de carboidratos determinam como um alimento afeta os níveis de açúcar no sangue.

Comer alimentos de baixo índice glicêmico é uma maneira reduzir os níveis de açúcar no sangue a longo prazo, no tipo 1 e tipo 2 diabéticos.

Embora o índice glicêmico dos alimentos seja importante, a quantidade de carboidratos consumidos também é.

Os alimentos com baixo índice glicêmico incluem frutos do mar, carne, ovos, lentilha, legumes, batata doce, inhame, a maioria das frutas e vegetais sem amido.

Em resumo, é importante escolher alimentos com baixo índice glicêmico e controlar a sua ingestão total de carboidratos.

7. Controle o Estresse

estresse pode afetar os seus níveis de açúcar no sangue. Hormônios como glucagon e cortisol são ativados durante os períodos de estresse. Esses hormônios aumentam os níveis de açúcar no sangue.

Estudos mostram que o exercício, relaxamento e meditação reduzem significativamente esse distúrbio, e diminuem os níveis de açúcar no sangue.

Exercícios e métodos de relaxamento, podem também melhorar problemas de secreção de insulina em diabetes crônicas.

8. Monitorar seus Níveis de Açúcar no Sangue

“O que é medido é gerenciado.”

Medir e monitorar os níveis da sua glicose também pode ajudar a baixar os níveis de açúcar no sangue, e controlá-los.

Por exemplo, manter o controle ajuda a determinar se você precisa fazer ajustes em refeições ou medicamentos.

Ele também irá ajudá-lo a descobrir como seu corpo reage a certos alimentos.

Tente medir seus níveis de todos os dias e manter o controle destes números.

Verificar os níveis de açúcar e manter um registro a cada dia vai permitir que você ajuste alimentos e medicamentos para diminuir os níveis de açúcar.

9. Durma Bem

Baixar os Níveis de Açúcar no Sangue: Durma o Suficiente. Imagem: (Divulgação)

Dormir bem e o suficiente e é necessário para a boa saúde.

Hábitos de sono ruins e a falta de descanso também afetam os níveis de açúcar no sangue e a sensibilidade à insulina. Eles podem aumentar o apetite e promover o ganho de peso.

A privação do sono diminui a liberação de hormônios de crescimento e aumenta os níveis de cortisol. Ambos estes desempenham um papel importante no controle do açúcar no sangue.

10. Alimentos Ricos em Cromo e Magnésio

Baixar os Níveis de Açúcar no Sangue: Brócolis. Imagem: (Divulgação)

Níveis elevados de açúcar no sangue e diabetes podem estar relacionadas a deficiências de micronutrientes.

Preste atenção, à deficiências em minerais, como cromo e magnésio. O cromo é envolvido em carboidrato e metabolismo da gordura.

Ele também ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue; a falta desse nutriente no organismo pode  desenvolver a intolerância à carboidratos.

Dois estudos de pacientes com diabetes mostraram que o cromo teve benefícios para o controle de açúcar no sangue a longo prazo.

No entanto, outro estudo não mostrou benefícios.

Alimentos ricos em cromo incluem gema de ovo, grãos integrais, nozes, brócolis e carne.

O magnésio também afeta os níveis de açúcar no sangue, e a sua deficiência está associada a um maior risco de desenvolvimento de diabetes.

Em um estudo, pessoas com o maior consumo de magnésio tiveram um risco 47% menor de se tornar diabéticos.

Alimentos ricos em magnésio incluem folhas verdes escuras, cereais integrais, peixe, chocolate escuro, banana e abacate.

Outro alimento que ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue, é a canela, que além de saborosa possui propriedades antioxidantes também.

Essas dicas simples podem te ajudar a baixar os níveis de açúcar no sangue e, principalmente, melhorar sua qualidade de vida!

Não se esqueça também da importância do acompanhamento médico nestes casos.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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