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Baixar Pressão Alta Com Alimentos Naturais Indispensáveis

No Brasil a cada dois minutos uma pessoa morre devido à problemas cardiovasculares. Atrás desse número alarmante existe uma incidência de pessoas que sofrem de doenças cardiovasculares.

É necessário consumir alimentos que ajudem a baixar pressão alta, também conhecida por hipertensão.

Mas, calma, você pode melhorar a saúde e evitar uma piora na pressão arterial com a reeducação alimentar. Assuma o compromisso de cuidar de você agora!

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Baixar Pressão Alta com Alimentação

Baixar Pressão Alta com Alimentação: Couve. Imagem: (Divulgação)

A alimentação adequada é primordial para manter a saúde e baixar a pressão alta.

Por isso, é necessário que você exclua do seu cardápio todos alimentos que podem aumentar a pressão arterial, como no caso de alimentos ricos em sódio, industrializados, embutidos e processados.

Consumir álcool também não é recomendado para quem precisa cuidar da pressão. Evite alimentos com álcool e bebidas alcoólicas.

Se você quer manter a saúde das suas artérias e do coração, veja essas dicas de alimentação; conheça alguns alimentos que podem agregar muito ao seu cardápio (1).

1-Beterraba

Apesar da beterraba ter o seu teor de açúcar e carboidratos considerável (o que exige um consumo moderado), o beneficio para saúde não deve ser ignorado.

Uma pesquisa feita por cientistas da Universidade Queen Mary, localizada no Reino Unido, aponta que o suco de beterraba diminuiu a pressão de pessoas que comprovadamente sofriam do mal.

Dê preferência ao consumo da beterraba em sua forma natural e de forma esporádica, devido ao alto nível de frutose e teor calórico.

2-Clara de ovo

A clara de ovo não tem colesterol, mas além disso tem muitas vantagens, como por exemplo inibidores da enzimas; as enzimas deixam os vasos sanguíneos do coração muito estreitos e podem dificultar a passagem do sangue causando entupimentos de artérias.

Segundo uma pesquisa feita pela Universidade Jilin, na China.

A clara do ovo tem grandes doses de um peptídeo que inibe uma enzima que tem como função a formação da angiotensina, que é uma substância que ajuda no estreitamento dos vasos e no aumento da pressão arterial.

A pesquisa apontou que a ação é parecida ao medicamento captopril, que serve para ajudar a dilatar os vasos sanguíneos. Mas a pesquisa não foi muito clara com relação a forma de consumo da clara.

A clara do ovo pode ajudar a baixar pressão alta, se for consumido regularmente.

3-Uva

Além da uva, a uva-passa também pode ajudar a baixar pressão alta. De acordo com o Centro de Pesquisa em Aterosclerose e Metabolismo de Louisville, localizado nos Estados Unidos, consumir uva-passa pode ajudar a baixar a pressão alta.

Também podem consumir a uva em sua forma natural. Mas sem excessos, pois a fruta contém frutose e carboidratos. A cada 100 gramas da fruta você ganha 270 calorias.

Consuma as frutas sempre com moderação.

4-Nozes

Existem algumas controversas quanto ao consumo de nozes e a associação com a hipertesão. Mas um recente ensaio clínico levou em consideração o resultado de mais de 7 mil pessoas que consumiram nozes.

Segundo o estudo as pessoas que fizeram o consumo de nozes tiveram menos picos de pressão. Consuma com moderação para ter resultados satisfatórios.

5-Leguminosas 

Outra forma de baixar pressão alta, é por consumir leguminosas. Escolha aquelas são baixas em carboidratos.

Cientistas da Universidade de Toronto, no Canadá, selecionaram portadores de diabete do tipo 2 e pessoas com artérias tensionadas para consumir as leguminosas. Resultado: artérias mais limpas e com menos problemas.

Algumas opções saudáveis e com baixo carboidrato são: Semente de girassol, grão-de-bico e lentilhas.

6-Chá-verde

O chá-verde pode te ajudar a ter resultados satisfatórios com a prevenção de problemas arteriais.

A tese de doutorado da doutora Lívia Nogueira, feita para o programa de pós-graduação de Fisiopatologia Clínica e Experimental da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, aponta resultados significativos.

Após o consumo de três cápsulas do extrato de chá-verde, que é o equivalente a três xícaras de chá do produto, as mulheres que fizeram parte da pesquisa e estavam quase hipertensas tiveram uma baixa bem considerável da pressão arterial e saíram da zona de risco de hipertensão.

7-Alimentos diuréticos

Os alimentos que ajudam a eliminar o excesso de liquido (alimentos diuréticos) podem ser essenciais.

Isso porque eles vão te ajudar a eliminar líquidos e isso auxilia na redução da pressão arterial. Consuma mais alimentos como erva-doce, salsão, coentro, berinjela, limão, abacaxi, melancia e maracujá.

8-Vitamina C

A vitamina C pode ser a sua aliada contra a pressão arterial. Consuma alimentos que possuem esse tipo de vitamina, como por exemplo, laranja, goiaba, pimentão e limão.

Pesquisas comprovam a eficácia da vitamina C para quem quer mudar o quadro de pressão arterial.

9-Alimentos Antioxidantes

Alimentos ricos em antioxidantes, como a maçã, por exemplo, ajudam a controlar a pressão arterial.

10-Água de coco

A água de coco é rica em potássio e o seu consumo ajuda a baixar a pressão a acabar com a retenção de líquidos. Mas cuidado para não exagerar, pois ela é rica em carboidratos.

11-Alimentos ricos em cálcio

O cálcio pode ajudar no combate de problemas arteriais. Consuma os alimentos ricos em cálcio com regularidade, pois esses alimentos com folhas verdes mais escuras são essenciais para o aumento da ingestão de cálcio.

Entre eles estão as amêndoas, sementes de linhaça, couve e agrião.

12-Morango

O morango ajuda no bom funcionamento do fluxo sanguíneo. Assim como outras frutas vermelhas, ela é uma aliada para baixar a pressão arterial.

13-Hortelã

E para finalizar a nossa listagem temos o chá de hortelã ou o consumo da folha como tempero. Ele também auxilia as artérias por ser diurético.

Outros Alimentos 

Salmão ajuda a Baixar Pressão Alta. Imagem: (Divulgação)

Peixes ricos em ômega-3 como: salmão e cavala

Sementes: girassol, linhaça e semente de abóbora

Alho

Especiarias como: alecrim, manjericão, tomilho, canela, entre outros

Chocolate amargo com ao menos 70% cacau

Pistache

Azeite de oliva

Romãs

Tomate

Chá de hibisco (2)

Observação importante: não deixe de tomar o medicamento recomendado pelo seu médico. A alimentação saudável e regular é preventiva e ajuda a baixar pressão alta, mas o acompanhamento médico é indispensável.

Mas mude a alimentação e terá melhore resultados ao longo do tempo.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

 

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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