close
Alimentação

Batata-doce: 10 Motivos para Consumir

A batata-doce, também conhecida como inhame, são culturas tuberosas com o nome científico Ipomoea batatas. Ela é rica em um antioxidante chamado betacaroteno, que é muito eficaz na elevação dos níveis sanguíneos de vitamina A, particularmente em crianças.

Nutritiva, rica em fibras, e possui um delicioso sabor doce (5).

Ela pode ser consumida de várias maneiras, mas são mais comumente cozidas, assadas, cozidas no vapor ou fritas.

As batatas-doces são mais comumente laranja, mas também são encontradas em outras cores, como branco, vermelho, rosa, violeta, amarelo e roxo.

Além da variedade é fácil de encontrar e apresenta muitos benefícios para sua saúde (1).

Conheça os 10 motivos para inserir a batata-doce na sua alimentação.

Não deixe de ler e compartilhar!

Batata-doce

Batata-doce e os Benefícios. Imagem: (Divulgação)

1 – Rica em vitamina B6

A vitamina B6 ajuda a reduzir a homocisteína química em nossos corpos. A homocisteína tem sido associada a doenças degenerativas, incluindo ataques cardíacos.

Além disso, a vitamina B6 desempenha um papel importante na conversão de alimentos em energia.

2 – Fonte de vitamina C  

Embora a maioria das pessoas saiba que a vitamina C é importante para ajudar a evitar os vírus do resfriado e da gripe.

Poucas pessoas estão cientes de que essa vitamina crucial desempenha um papel importante na formação de ossos e dentes, digestão e formação de células sanguíneas.

Ela ajuda a acelerar a cicatrização de feridas, produz colágeno que ajuda a manter a elasticidade da pele e é essencial para nos ajudar a lidar com o estresse.

Até parece ajudar a proteger nosso corpo contra toxinas que podem estar ligadas ao câncer.

3 – Fonte de vitamina D

A vitamina D é fundamental para o sistema imunológico, e para a saúde geral nessa época do ano.

Ela é feita principalmente em nossos corpos, como resultado de obter luz solar adequada.

Desempenha um papel importante em nossos níveis de energia, humor e ajuda a construir ossos saudáveis, coração, nervos, pele e dentes, e suporta a glândula tireoide.

4 – Ferro 

A maioria das pessoas está ciente de que precisamos do ferro mineral para ter energia adequada, mas o ferro desempenha outros papéis importantes em nosso corpo.

Incluindo a produção de glóbulos vermelhos e brancos, resistência ao estresse, funcionamento imunológico adequado e metabolização de proteínas, entre outras coisas.

5 – Fonte de magnésio

O magnésio é necessário para a função saudável das artérias, do sangue, dos ossos, do coração, dos músculos e dos nervos.

Especialistas estimam que aproximadamente 80% da população na América do Norte pode ser deficiente nesse importante mineral.

6 – Fonte de potássio

O potássio é um dos eletrólitos importantes que ajudam a regular os batimentos cardíacos e os sinais nervosos.

É importante para o controle da pressão arterial, esse mineral pode diminuir o risco de doença cardíaca (6).

Como os outros eletrólitos, o potássio realiza muitas funções essenciais, algumas das quais incluem contrações musculares relaxantes, redução do inchaço e proteção e controle da atividade dos rins.

7 – Auxilia no controle do Diabetes

Contrariamente à crença popular, a batata-doce é benéfica para os diabéticos (7).

Surpreendentemente, são muito eficazes na regulação dos níveis de açúcar no sangue, ajudando a secreção adequada e função da insulina (8).

Claro, isso não significa que os diabéticos devam comê-los indiscriminadamente. A ideia é que as batatas doces podem substituir a ingestão de arroz ou carboidratos como uma opção mais saudável (9).

As batatas-doces são naturalmente doces, mas seus açúcares naturais são liberados lentamente na corrente sanguínea, ajudando a garantir uma fonte de energia equilibrada e regular, sem os picos de açúcar no sangue ligados à fadiga e ao ganho de peso.

8. Previne o câncer

Sua cor laranja rica indica que eles são ricos em carotenóides, como beta-caroteno, que é o precursor da vitamina A em seu corpo.

Eles ajudam a fortalecer nossa visão e aumentar nossa imunidade à doença, eles são poderosos antioxidantes que ajudam a prevenir o câncer e protegem contra os efeitos do envelhecimento.

Estudos realizados na Universidade de Harvard, com mais de 124.000 pessoas mostraram uma redução de 32% no risco de câncer de pulmão em pessoas que consumiram alimentos ricos em carotenóides regularmente.

Outro estudo de mulheres que completaram o tratamento para o câncer de mama em estágio inicial, conduzido por pesquisadores do programa WHEL, descobriu que mulheres com as maiores concentrações sanguíneas de carotenóides tinham a menor probabilidade de recidiva do câncer.

O dano oxidativo às células está frequentemente associado ao aumento do risco de câncer, uma condição adversa em que as células crescem além de seus limites normais e em outros tecidos.

Dietas ricas em antioxidantes, como carotenóides, têm sido associadas com menor risco de câncer de estômago, rim e mama (10).

Estudos mostraram que a batata-doce contém potentes antioxidantes que podem neutralizar os radicais livres, substâncias nocivas que podem aumentar o risco de câncer.

Batatas roxas têm a maior atividade antioxidante (14).

9 – Trata as Úlceras do Estômago

Batata-doce tem um efeito calmante sobre o estômago e os intestinos.

Vitaminas do complexo B, vitamina C, beta-caroteno, potássio e cálcio são muito eficazes na cura de úlceras estomacais (16).

Além disso, a batata doce previne a constipação e a formação de ácido resultante, reduzindo assim a possibilidade de úlceras (18).

As propriedades anti-inflamatórias e calmantes

das batatas-doces também reduzem a dor e a inflamação das úlceras.

10 – Trata a bronquite

Acredita-se que as batatas-doces sejam capazes de aquecer o corpo, possivelmente devido à doçura e a outros nutrientes que afetam a temperatura corporal.

Esta propriedade também é benéfica para pessoas que sofrem de bronquite, juntamente com o seu poderoso efeito sobre o congestionamento.

A concentração de vitamina C, ferro e outros nutrientes ajuda a curar a bronquite.

Outros benefícios

As batatas-doces são eficazes para ajudar as pessoas a abandonar os vícios, como fumar, beber e tomar certos narcóticos (19).

Elas são boas para a saúde das artérias e veias, pois protegem suas paredes contra o endurecimento.

A alta concentração de beta-caroteno (uma forma alternativa de vitamina A) e fósforo são excelentes para a saúde ocular e cardíaca (20).

E se o seu objetivo é manter uma alimentação saudável, com baixo carboidrato e que ajude você a manter a reeducação alimentar e viver melhor; eu tenho uma super novidade!

Eu convido você a adquirir o e-book da minha esposa, Carol Pimentel.

O livro digital contém mais de 70 receitas deliciosas e low carb, desenvolvido para quem deseja ter uma alimentação extremamente saudável focada em eliminar o sobrepeso, evitar problemas de saúde e reverter os danos causados pela má alimentação passada.

Neste livro você vai aprender as melhores receitas de doces e salgados, sem medo de engordar.

Receitas simples e fáceis de preparar, e o melhor de tudo: Super acessíveis!

Clique na imagem abaixo e adquira agora o seu livro digital.

GOSTOSURAS LOW CARB

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : antioxidantebatata docediabéticosdoenças degenerativasdr. juliano pimentelferroFonte de magnésioFonte de vitamina CFonte de vitamina Dglândula tireoideinhamemagnésioproduz colágenotoxinasvitaminavitamina aVitamina B6

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

2 Comentários

Enviar Resposta