close
Alimentação

O Perigo das Bebidas Calóricas em Festas de Fim de Ano

As Festas de Fim de Ano abrem um grande leque de opções calóricas e negativas para a sua saúde; confraternizações, reuniões da família e Happy Hours com os amigos são uma tentação para sair da dieta e abusar das bebidas calóricas.

Muitas pessoas saem da dieta, ganham uns quilinhos, abusam da alimentação e com isso desenvolvem problemas de saúde para o resto do ano.

O problema vai além dos alimentos que são consumidos. As bebidas calóricas, também podem prejudicar o seu emagrecimento e a saúde.

As bebidas calóricas sendo alcoólicas ou não, são consumidas em excesso, e é essencial dar atenção aos tipos de bebidas que você ingere e a quantidade.

Não deixe de ler e compartilhar!!

Bebidas Calóricas

Bebidas Calóricas: Marguerita. Imagem: (Divulgação)

Eu já falei aqui sobre os perigos do refrigerante, sucos industrializados e demais sucos artificiais para o emagrecimento saudável e a saúde em geral.

Mas e as bebidas alcoólicas?

Elas também são bebidas calóricas? Será que podem engordar? A explicação está na forma de preparação e os ingredientes que cada bebida possui.

A forma de preparação das bebidas alcoólicas envolve a fermentação, a destilação do amido natural e do açúcar refinado. O amido e o açúcar aumentam as calorias das bebidas (1,2,3,4).

É verdade que o seu organismo precisa de carboidratos e calorias para manter a energia do corpo, porém, as calorias presentes no álcool, são consideradas calorias vazias.

Elas não agregam valores nutricionais, por isso não são indicadas para o consumo, principalmente para o consumo excessivo.

açúcar presente nas bebidas pode causar diversos problemas de saúde, como: obesidadesíndrome metabólica, diabetes, câncer, problemas hepáticos, doenças cardíacas, intestinais, entre outros.

Por isso, é importante você evitar ou diminuir o consumo também das bebidas calóricas alcoólicas.

Outro perigo envolve a interrupção do processo de queima de gordura que acontece no seu organismo; o álcool interrompe ou retarda esse processo.

O organismo não consegue reter o álcool, ele precisa ser eliminado através da urina e do suor, e com isso os nutrientes consumidos são expelidos pelo organismo; a geração de energia e absorção de nutrientes, ficam deficientes.

As bebidas alcoólicas que trazem outros problemas para a saúde, como: danos ao coração, cérebro, fígado, sistema imunológico, pele, entre outros.

 Bebidas Calóricas

Conhaque: (1 dose de 35 ml / 10.4 % v.) = 70 calorias

Champanhe: (1 copo de 120 ml/11.6 % v.) = 89 calorias

Vinho branco seco: ( 1 copo de 120 ml/10.6 % v.) = 77 calorias

Gim: (1 dose de 35 ml/10.4 % v.) = 72 calorias

Whisky: (1 dose de 35 ml/11.1 % v.) = 78 calorias

Cerveja lager (Heineken) : (1 long nek de 250 ml/ 9.9 % v.) = 110 calorias

Vodka: (1 dose de 35 ml/10. 4 % v.) = 72 calorias

Vinho tinto: (1 taça de 125 ml/12 % v.) = 85 calorias

Água tônica: (1 copo) = 124 calorias

Refrigerante de Cola: = 182 calorias

Marguerita: (1 taça/35 gramas de açúcar) = até 740 calorias

Por isso, não é somente os refrigerantes e bebidas açucaradas que podem fazer você engordar, e prejudicar o emagrecimento saudável; elas também são prejudiciais.

Beber em excesso nunca será uma boa escolha, não somente pelo aumento de peso ou o perigo de desenvolver o fígado gordo; como pelos demais estragos que podem fazer no seu organismo.

Durante as festas e reuniões de confraternização, é comum as pessoas abusarem das bebidas alcoólicas, mas se você quer mesmo cuidar do seu peso e da saúde, vai evitar cair nessa cilada.

Cuide-se e aproveite as festas sem prejudicar a saúde e de forma consciente.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : Água tônicaalimentaçãobebidas alcoólicasbebidas calóricascaloriasCerveja lagerChampanheconfraternizaçõesConhaquediabetesdietadr. juliano pimentelemagrecimentoengordarexcesso de açúcarfestas de fim de anofestividadesganhar uns quilinhos à maisGimHappy HourMargaritaproblemas de saúdequeima de gordurarefrigeranterefrigerantesreuniões da famíliasaúdesíndrome metabólicasistema imunológicosucos industrializadosVinho branco secovinho tintoVodkaWhisky

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta