close

O coentro é uma erva popular em todo o mundo, e inclusive é confundido com a salsa. Ele dá um novo impulso de sabor, sem adição de sal marinho ou outros temperos.

Uma das razões pelas quais o coentro é tão único, é devido à sua versatilidade. Ele traz um sabor fresco, quase cítrico.

Essa erva versátil é usada em tudo, desde ensopados até em saladas, carnes, frangos, sucos, peixes e molhos. Mas também traz diversos nutrientes importantes. 

Veja nesse artigo, os incríveis benefícios do coentro para a saúde.  

Não deixe de ler e compartilhar!

Benefícios do coentro

O Coentro É um Alimento Versátil. Imagem: (Divulgação)

Conheça os incríveis benefícios dessa erva para a saúde, e para o bom funcionamento do corpo. Confira:

1. Protege contra o estresse oxidativo

O estresse oxidativo está ligado a uma ampla gama de doenças degenerativas; que incluem alguns tipos de câncer, doenças cardíacas, artrite, doença de Alzheimer, degeneração macular entre outras.

As fortes propriedades antioxidantes do coentro, devido à quercetina de flavonoides, ajudam a proteger contra os danos causados ​​pelos radicais livres no corpo. (1)

Um estudo recente descobriu que o coentro realmente protege contra o estresse oxidativo, através de seus altos efeitos antioxidantes. (2)

2. Diminui a ansiedade e melhora o sono

O coentro beneficia o ciclo de sono naturalmente, acalma os nervos e pode melhorar a qualidade do sono através dos seus efeitos sedativos naturais.

Um estudo recente publicado no Indian Journal of Pharmacology, descobriu que altos níveis de extrato de coentro produzem efeitos similares às medicações anti ansiedade. (3)

Os efeitos colaterais desses medicamentos contra a ansiedade incluem confusão, alucinações, comportamentos de risco; agitação; agressão; problemas de memória; fraqueza muscular e muito mais; 

O consumo regular de coentro pode aliviar os sintomas e melhorar o sono sem esses efeitos colaterais potencialmente perigosos.

3. Reduz os níveis de açúcar no sangue

As folhas e os caules do coentro ajudam a baixar os níveis de açúcar no sangue.

O estudo mais significativo publicado no Journal of Food Sciences, mostrou que quando o diabetes foi diagnosticado, o coentro ajudou a sustentar a função hepática saudável e a equilibrar o açúcar no sangue (4).

4. Protege contra doenças cardiovasculares

De acordo com a American Heart Association, uma dieta rica em potássio é uma parte importante do controle da pressão arterial porque diminui os efeitos do sódio no corpo. (5)

Além de ajudar a baixar a pressão arterial, os benefícios do coentro ajudam a dissolver a formação de colesterol nas artérias, protegendo contra a aterosclerose e doença cardíaca.

Na mesma referência do estudo acima sobre diabetes, os pesquisadores indicaram que o coentro reduz o colesterol total e os triglicerídeos no corpo. (6)

Ele reduz a pressão sanguínea, reduz o mau colesterol e protege contra danos associados à insuficiência cardíaca.

5. Previne infecções urinárias

As infecções do trato urinário podem ser causadas por E. coli, bactérias staphylococcus, atividade sexual, genética ou diabetes.

Os compostos antibacterianos dessa erva, ajudam a manter o trato urinário saudável e livre de bactérias nocivas ​​em um ambiente alcalino saudável. Além disso, as sementes são úteis para aliviar os sintomas da infecção.

6. Saúde Digestiva e Intestinal

Essa erva ajuda a aliviar cólicas abdominais; náuseas; evitar gases e inchaço; aliviar indigestão e azia; e aliviar as cãibras no estômago.

Ele auxilia na digestão eficiente, ajudando a produzir enzimas digestivas que ajudam na degradação dos alimentos.

Em muitas cozinhas, o coentro fresco acompanha pratos quentes e picantes por causa de seus efeitos de resfriamento.

7. Protege contra intoxicação alimentar

Ele auxilia na desintoxicação do corpo, e protege contra infecções e toxinas.

Suas propriedades antibacterianas naturais ajudam a proteger contra doenças alimentares e transmitidas pela água; incluindo intoxicação alimentar; disenteria; salmonela; cólera e particularmente listeria. (7)

8. Menstruação saudável

As sementes de coentro realmente ajudam a sustentar a função menstrual saudável; ajudando a regular a função adequada das glândulas endócrinas e os hormônios que regulam os ciclos menstruais.

Além disso, o coentro pode ajudar a reduzir o inchaço, cólicas e dores durante todo o ciclo.

9. Acalma as Irritações da Pele

Utilizado internamente e externamente como remédio para irritações da pele e queimaduras solares.

São os anti-histamínicos naturais que ajudam a acalmar a resposta do sistema imunológico contra alérgenos; e o coentro fresco misturado com óleo de coco pode ser combinado e aplicado topicamente para aliviar queimaduras solares; pele seca; hera venenosa e urticária causada por uma reação alérgica.

Para obter todos os benefícios do coentro, em vez de se misturar com óleo de coco, pode-se também misturar com água.

Aplique o coentro na pele e beba o suco restante.

Quando se busca alívio devido a uma reação alérgica, estes dois passos são bastante úteis.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : antioxidantesbenefícioscoentrocólicas abdominaisdesintoxicaçãodoença de Alzheimerdoenças cardíacasdoenças degenerativasdr. juliano pimentelestresse oxidativofunção hepática saudávelmau colesterolníveis de açúcar no sanguepressão arterialqualidade do sonoradicais livressaúde

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta