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Alimentação

Benefícios da Batata Doce Para Saúde

Dr Juliano Pimentel

A batata doce é muitas vezes confundida com inhame, que são os vegetais ricos em amido da família Dioscoreae. As batatas doces pertencem à família das Convolvulaceae.

Elas possuem duas folhas de sementes, enquanto os inhames só têm uma folha embrionária de sementes e são mais úmidas (1).

Os benefícios para a saúde da batata- doce incluem sua capacidade de ajudar no ganho de peso saudável, aumentar a imunidade, regular a digestão, tratar asma e bronquite e controlar o diabetes.

Batata-doce também ajuda no tratamento de artrite e úlceras estomacais.

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Mais sobre a batata-doce

A batata-doce é um tubérculo subterrâneo. Ela cresce nas raízes de uma planta conhecida cientificamente como Ipomoea batatas.

É rico em um antioxidante chamado betacaroteno, que é muito eficaz na elevação dos níveis sanguíneos de vitamina A, particularmente em crianças (2,3,4).

Batata doce é nutritiva, rica em fibras, podem ser consumidas de várias maneiras, mas são mais comumente cozidos, assados, cozidos no vapor.

Valor nutricional

Uma batata-doce crua contém água (77%), carboidrato (20,1%), proteína (1,6%), fibra (3%) e quase nenhuma gordura.

Uma batata-doce de tamanho médio (cozida, sem pele) contém 27 gramas de carboidratos.

Os principais componentes são carboidratos complexos chamados amidos, que compõem 53% do conteúdo de carboidratos.

Açúcares simples, como glicose, frutose, sacarose e maltose, perfazem outros 32% do conteúdo de carboidratos (5).

O índice glicêmico é uma medida de quão rápido os valores de açúcar no sangue sobem após uma refeição.

A batata doce tem um índice glicêmico médio a alto, variando de 44 a 96 (6).

Dado o índice glicêmico relativamente alto de batata-doce, grandes quantidades em uma única refeição podem ser inadequadas para diabéticos.

A ebulição parece estar associada a valores de índice glicêmico mais baixos do que a panificação, fritura ou torrefação (7).

Amido

Os amidos são frequentemente divididos em 3 categorias diferentes com base em suas características durante a digestão (8).

As proporções de amido em batatas doces são as seguintes.

Amido rapidamente digerido (80%) que é rapidamente decomposto e absorvido, aumentando o valor do índice glicêmico.

Amido lentamente digerido (9%), que se decompõe mais lentamente e causa um aumento menor nos níveis de açúcar no sangue (9).

Amido resistente (12%) que escapa da digestão e age como fibra, alimentando as amigáveis ​​bactérias do intestino.

A quantidade de amido resistente pode aumentar ligeiramente com o resfriamento da batata doce após o cozimento (10,11).

Fibra

Batata doce cozida é relativamente rica em fibras, com uma batata-doce de tamanho médio contendo 3,8 gramas.

As fibras são solúveis (15-23%) na forma de pectina e insolúveis (77-85%) na forma de celulose, hemicelulose e lignina (12,13,14).

Fibras solúveis, como a pectina, podem aumentar a saciedade, diminuir a ingestão de alimentos e reduzir os aumentos de açúcar no sangue ao retardar a digestão de açúcares e amidos (15,16).

Fibras insolúveis têm sido associadas a benefícios para a saúde, como redução do risco de diabetes e melhora da saúde intestinal (17,18,19,20,21).

Benefícios do consumo da batata doce

Trate Inflamação

As batatas doces têm propriedades anti inflamatórias, embora pertençam a diferentes famílias de alimentos.

Isto é principalmente devido à presença de beta-caroteno, vitamina C e magnésio. Eles são igualmente eficazes na cura da inflamação interna e externa.

Pode ajudar o tratamento do diabetes

As batatas doces são ricas em fibras, e isso pode fazer maravilhas no tratamento da diabetes.

O que é melhor da batata doce cozida tem um índice glicêmico mais baixo e não aumenta seus níveis de açúcar no sangue, tanto quanto as batatas normais.

A batata-doce também é rica em betacaroteno, que promove a saúde dos olhos – e pode, portanto, prevenir casos de retinopatia diabética.

Impulsiona o sistema imunológico

Batata-doce são excelentes impulsionadores do sistema imunológico que defendem seu corpo de uma ampla variedade de condições.

Eles são muito ricos em betacaroteno, que é um importante antioxidante, juntamente com vitaminas do complexo C e B, ferro e fósforo.

Todos esses nutrientes ajudam a fortalecer a imunidade e mantê-lo saudável.

Alivia a asma

A batata doce ajuda a melhorar os sintomas da asma

As batatas doces são eficazes na cura do congestionamento do nariz , brônquios e pulmões, assim, dando alívio da asma. O aroma dessas batatas ajuda nesse alívio.

Trata as Úlceras do Estômago

Batata-doce tem um efeito calmante sobre o estômago e os intestinos. Vitaminas do complexo B, vitamina C, beta-caroteno, potássio e cálcio.

São muito eficazes na cura de úlceras estomacais. Além disso, o volumoso da batata doce previne a constipação e a formação de ácido resultante, reduzindo assim a possibilidade de úlceras.

As propriedades anti inflamatórias e calmantes das batatas-doces também reduzem a dor e a inflamação das úlceras.

Aumenta a saúde do coração

As batatas doces são uma grande fonte de vitamina B6, que ajuda a quebrar a homocisteína, uma substância que pode endurecer as artérias e vasos sanguíneos, levando a ataques cardíacos (22).

E então, há fibra, que pode reduzir os níveis de colesterol ruim e manter o coração saudável.

Tratar a bronquite

Acredita-se que as batatas-doces sejam capazes de aquecer o corpo, possivelmente devido à doçura e a outros nutrientes que afetam a temperatura corporal.

Esta propriedade também é benéfica para pessoas que sofrem de bronquite, juntamente com o seu poderoso efeito sobre o congestionamento.

A concentração de vitamina C, ferro e outros nutrientes ajuda a curar a bronquite.

As batatas-doces são eficazes para ajudar as pessoas a abandonar os vícios, como fumar, beber e tomar certos narcóticos.

Eles são bons para a saúde das artérias e veias, pois protegem suas paredes contra o endurecimento.

A alta concentração de beta-caroteno, uma forma alternativa de vitamina A, e fósforo.

Quando consumida com moderação, a batata doce pode fornecer uma rica concentração de nutrientes. Isso os torna um complemento ideal para suas refeições ao longo do ano (23,24).

Uma quantidade substancial de pesquisas comprovou que esses vegetais de raiz naturalmente doce possuem componentes antioxidantes, antiinflamatórios e de combate a doenças.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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