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Alimentação

Benefícios da Berinjela Para Emagrecimento e Saúde

Dr Juliano Pimentel

Quem quer emagrecer com saúde sabe que precisa consumir alimentos nutritivos e naturais. E se eu falar que existem muitos benefícios da berinjela para a saúde, inclusive para ajudar no processo de perda de peso?

Para os nutricionistas ela faz parte do grupo de vegetais, extremamente importantes para a saúde.

Vou mostrar quais são alguns desses benefícios da berinjela que são surpreendentes.

Não deixe de ler e compartilhar.

Benefícios da Berinjela

Benefícios da Berinjela: Surpreendentes. Imagem: (Divulgação)

1-Auxilia No Emagrecimento

A berinjela é baixa em calorias, pois é composta na maior parte por água.

Isso é benéfico pois alimentos com alto teor de água, fibras e nutrientes ajudam a liberar as toxinas e os resíduos presos no seu trato digestivo.

O trato intestinal e digestivo precisam se manter sempre bem hidratados, pois isso auxilia na eliminação das fezes através do intestino.

Evita o inchaço abdominal, indisposição e retenção de líquidos.

As fibras presentes na berinjela também auxiliam na perda de peso, por favorecer a sensação de saciedade.

2-Energia e Metabolismo Saudável

Por ser rica em vitamina B1 e vitamina B6, a berinjela é uma ótima fonte de energia para o seu corpo. Elas auxiliam no metabolismo saudável, assim o seu organismo funciona corretamente.

A vitamina B1 (tianina), favorece o bom funcionamento do cérebro, energia, saúde do coração e no foco (1).

Através da ingestão de alimentos que contenham a vitamina B1; o seu corpo absorve todos os nutrientes dos alimentos que são consumidos, o que é essencial para a saúde.

Responsável por transformar a gordura e os carboidratos em combustível que o seu organismo, ela ajuda a queimar gordura durante as atividades do dia.

Essa vitamina também é responsável por manter as funções hepáticas saudáveis; ela também cuida da saúde dos olhos, cabelos, unhas e da pele.

A falta da vitamina B1 é prejudicial, pois traz problemas de saúde como degeneração neurológica, fadiga crônica, problemas de intestino e a perda de massa muscular.

Já a vitamina B6 é importante para a produção dos aminoácidos, que são os blocos de construção das proteínas.

Os aminoácidos são essenciais para o funcionamento do corpo; sem eles você fica sem energia, sente cansaço excessivo, além de aumentar as chances de surgimento de inflamação na pele, depressão, fadiga crônica, assim como deficiências de outros nutrientes.

Essa vitamina também está envolvida na formação de hemoglobina, que é a responsável pela circulação normal de oxigênio no seu sangue.

A vitamina B6 também é responsável pela formação dos neurotransmissores, que controlam o humor e regulam a glicose no sangue.

Ela previne o risco de anemia e outros problemas de saúde (3).

3-Previne o Câncer 

Os antioxidantes são importantes para evitar o envelhecimento precoce das células.

Com a ingestão baixa desse componente junto com o aumento dos radicais livres, o envelhecimento precoce acelera.

A berinjela é rica em compostos antioxidantes, como por exemplo antocianina, que está presente na casca da berinjela, o que dá a sua coloração roxa (1).

Os fitonutrientes especiais também estão presentes nela, incluindo os compostos fenólicos, flavonóides que são um tipo de antioxidante que encontramos em plantas

A nasunina, que é outro antioxidante desse vegetal, também traz benefícios para a prevenção do câncer.

De acordo com pesquisas recentes, a nasunina auxilia na redução dos radicais livres, diminui os riscos de doenças cardíacasmelhora a saúde do cérebro, além de conter inúmeras vitaminas e minerais (3,4,5,6).

Auxilia também na luta contra o estresse oxidativo, que são os danos causados pelos radicais livres (7).

Essa oxidação afeta todos os órgãos e sistemas e pode causar doenças como: doença de Alzheimer, arteriosclerose, câncer, doenças cardíacas, envelhecimento precoce, asma, diabetes e Síndrome do Intestino Permeável.

4-Baixo em Carboidratos

Um dos benefícios da berinjela para o emagrecimento inclui ele ser baixo em carboidratos.

Em uma porção de 99 gramas, por exemplo, a berinjela possui somente 6 gramas de carboidratos e 35 calorias.

Ela também possui fibras dietéticas (6).

5- Rico Em Manganês

O manganês é um mineral essencial para a sua saúde.

Na berinjela você encontra 5% da quantidade diária necessária de manganês.

Apesar dele estar presente no seu organismo, é importante ingerir alimentos que contenham o manganês.

Ele atua no seu organismo como um antioxidante poderoso, o seu papel é de encontrar os radicais livres no seu corpo e eliminá-los para que não causem danos corporais e o estresse oxidativo.

É uma forma de manter o equilíbrio do seu organismo e o bom funcionamento.

Entre os incríveis benefícios desse mineral, está o papel importante na regulação e funcionamento normal da glândula tireoide e na saúde óssea (7).

O manganês também combate a depressão e auxilia no controle do açúcar no sangue.

Efeitos Colaterais

A berinjela é um vegetal da família das dormideiras, ou seja, esse tipo de alimento é conhecido por causar alguns problemas digestivos em determinadas pessoas.

Em algumas pessoas a berinjela pode causar inflamação e distúrbios digestivos, pois são ricos em ácido oxálico. Esse ácido é relacionado aos riscos de formação de cálculo renal e artrite, em algumas pessoas que consumiam esse tipo de vegetal (8).

Se esse for o seu caso, consulte o médico antes de consumir a berinjela, caso você tenha histórico médico de artrite ou de cálculos renais.

Ela traz muitos benefícios para o emagrecimento saudável. Muitas pessoas incorporam a berinjela em dietas e em sucos Detox.

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Adotar formas saudáveis de emagrecimento como jejum intermitente, por exemplo, que tem atraído cada vez mais adeptos, fará toda a diferença.

Consuma alimentos de verdade e melhore a qualidade de vida. Mantenha o corpo hidratado ingerindo água.

Consulte o médico regularmente sobre quais os alimentos que você pode ou não consumir, e como está a saúde do seu corpo.

E se o seu objetivo é cuidar da saúde, e como consequência prevenir doenças e cuidar do peso, agora é o momento!

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Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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