close
Alimentação

Benefícios Da Chia Para A Saúde E Emagrecimento

Chia

As sementes de Chia tornaram-se um dos alimentos mais populares da comunidade de saúde: elas são fáceis de digerir quando preparados adequadamente, e é um ingrediente muito versátil, que se mescla facilmente às receitas.

Além disso, os benefícios das sementes de chia são inúmeros.

Originalmente cultivadas no México, as sementes foram altamente valorizadas pelas propriedades medicinais e pelo valor nutricional.

A semente de chia é vasta em nutrientes, o que aumenta muito a energia. Os guerreiros astecas comiam sementes de chia para dar-lhes alta energia e resistência.

Não somente isso, mas pesquisas recentes descobriram que os benefícios das sementes de chia são ainda maiores do que nós imaginamos.

Entre suas vantagens está a de uma pele mais saudável, a redução dos sinais de envelhecimento, o apoio ao coração e ao sistema digestivo, a construção de ossos e músculos mais fortes e muito mais.

Nesse artigo explicarei com mais especificidade os benefícios da Chia para a sua saúde e emagrecimento.   

Não deixe de ler e compartilhar!

Como a chia pode ajudar a melhorar os músculos e a perder peso

As sementes de chia também se classificam entre as principais fontes de proteína baseadas em plantas, e essa é outra razão pela qual a semente é ótima para aqueles que tentam aumentar os músculos magros, queimar a gordura e equilibrar os níveis de açúcar no sangue.

As sementes de chia tem uma ação antioxidante muito boa para ajudar a substituir alguns nutrientes perdidos durante a prática de exercícios. Eles são ricos em minerais essenciais como cálcio, fósforo, magnésio, manganês, cobre, zinco, ferro e niacina.

Uma das características que tornam as sementes de chia tão únicas é que elas podem absorver até 10 vezes seu próprio peso na água e, por este motivo, elas podem prolongar a hidratação e melhorar a absorção de nutrientes.

Como as sementes de chia também são ricas em zinco, elas ajudam seu corpo a aumentar a leptina.

A leptina é um hormônio chave que regula o apetite, como seu corpo gasta energia e regula seus níveis de energia.

A semente também melhora a resistência, fazendo da chia uma ótima fonte de nutrição se você estiver buscando perder peso e aumentar a qualidade de vida.

Benefícios

As Sementes De Chia Podem Ser Adicionadas A Smothies De Frutas Naturais Ou Iogurtes Naturais

Sendo rico em tantos nutrientes essenciais, comer regularmente sementes de chia pode melhorar a sua saúde de várias maneiras. Alguns dos principais benefícios das sementes de chia são:

  1. Pele e Envelhecimento

Pesquisadores do México descobriram que as sementes de chia tinham uma concentração total de fenólicos naturais (antioxidantes) quase duas vezes maior do que o relatado anteriormente, e a atividade antioxidante mostrou que interrompe até 70% da atividade de radicais livres. (1)

Os antioxidantes aceleram os sistemas de reparação da pele e evitam mais danos, e ao tomar as sementes de chia,  pode prevenir o envelhecimento cutâneo prematuro devido a inflamação.

  1. Saúde digestiva

Além de tudo, ela é um alimento rico em fibras. Uma porção pode fornecer a ingestão de fibra recomendada para o dia, de acordo com a American Dietetic Association.

E por este motivo, pode ser um equilibrador de açúcar no sangue natural devido ao alto teor de fibras e gorduras saudáveis.

Sendo alta em fibras alimentares, as sementes de chia beneficiam a regularidade intestinal e fezes saudáveis.

O rico conteúdo de fibras em sementes de chia também ajuda as pessoas a sentirem-se mais saciadas durante o dia, pois absorvem uma quantidade considerável de água e se expande imediatamente no estômago quando são ingeridas. (2)

Isso pode explicar por que os estudos clínicos provaram que o chia restringe a fome e suprime o apetite, o que também pode levar à perda de peso. (3)

  1. Saúde do Coração

A capacidade das sementes de Chia de reverter a inflamação, regular o colesterol e baixar a pressão arterial torna extremamente benéfico para consumir e melhorar a saúde do coração. (4)

Além disso, ao reverter o estresse oxidativo, a pessoa se torna menos propensa a desenvolver aterosclerose quando ela consome regularmente as sementes.

Os estudos humanos e não humanos disponíveis mostram a possível eficácia para alergias, angina, aprimoramento do desempenho atlético, câncer, doença cardíaca coronária (cardiopatia coronária), ataque cardíaco, distúrbios hormonais / endócrinos, hiperlipidemia, hipertensão, acidente vascular cerebral e vasodilatação.

Algumas evidências também sugerem possíveis efeitos anticoagulantes, antioxidantes e antivirais, através do consumo de chia. (4)

  1. Ajuda a tratar a Diabetes

Como as sementes de chia são ricas em ácido e ácido alfa-linolênico, pesquisadores da Universidade do Litoral na Argentina estabeleceram para determinar como elas podem ajudar a prevenir distúrbios metabólicos.

A dislipidemia (excesso de gordura no sangue) e resistência à insulina, são dois fatores que contribuem para o desenvolvimento da diabetes. (5)

De acordo com a pesquisa, comer sementes de chia impediu completamente o aparecimento de dislipidemia e resistência à insulina.

Na verdade, os níveis sanguíneos nos ratos testados não mudaram, apesar de ter 65% de suas dietas compostas de açúcar por três semanas.  Em poucas palavras, as sementes foram provadas para deter o diabetes e reverter, acrescentando isso à lista de benefícios que ela traz.

  1. Impulsionar sua energia e seu metabolismo

Um estudo publicado no Journal of Strength and Conditioning concluiu que o consumo de sementes de chia aumentou o desempenho de exercícios físicos, aumento para exercícios que duraram 90 minutos. (6)

No estudo, metade dos atletas bebeu 100% de Gatorade, enquanto os outros consumiram meio Gatorade e metade da bebida chia. Os tempos dos corredores foram combinados e o grupo da meia-chia consumiu muito menos açúcar.

Ao adicionar uma porção de sementes de chia por dia, você pode ajudar a aumentar seu metabolismo e queimar a gordura da barriga também. Estudos mostram que a adição dela à sua dieta também reduz o tecido adiposo visceral, um tecido “gordo” da barriga que afeta o metabolismo do corpo e é um componente da obesidade.

  1. Ossos mais fortes

Apenas uma colher de sementes de chia tem cerca de 18% da quantidade diária recomendada de cálcio. O cálcio é fundamental na saúde óssea e ajuda a manter a força e a massa dos ossos.

A chia também contém boro, que é outro nutriente essencial para a saúde óssea. O boro ajuda a metabolizar cálcio, magnésio, manganês e fósforo para um crescimento saudável de ossos e músculos.

Concluímos que, uma porção de chia por dia pode te ajudar de diversas maneiras, não somente na queima de gordura e perda da barriga, mas ela aumenta muito os níveis de energia e ganho de músculos, além de aumentar a saciedade.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : chiaemagrecerSementes de chia

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta

Igor Fernandes ([email protected], [email protected])