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Alimentação

Benefícios do Açafrão – Para que Serve e suas Propriedades

Dr Juliano Pimentel

O açafrão é um tempero pequeno, bulboso e perene, um membro da família dos lírios.

O açafrão é um dos ingredientes culinários mais caros do mundo. Esta especiaria existe há mil anos e tem uma infinidade de usos.

O açafrão é produzido comercialmente no Irã, Grécia, Marrocos, Espanha, Caxemira e Itália. O Irã é o mais importante produtor de açafrão, tanto em volume quanto em qualidade, e a Espanha é o maior importador do tempero.

Este tempero que tem se popularizado é um dos que mais oferece benefícios à saúde. E são tantos que neste artigo você vai conhecer ainda mais sobre o açafrão e suas propriedades.

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O que é o Açafrão

O açafrão, especialmente seus fios, é usado principalmente como tempero e agente corante em alimentos.

A forma mais comum de açafrão é na forma seca ou em pó, mas você também pode obter suplementos de açafrão em certas lojas de alimentos à base de plantas (1).

Apenas uma pequena quantidade do tempero é necessária para ter um efeito, e o máximo que deve ser consumido em um dia é entre 0,5 gramas e 1 grama desse precioso tempero.

O açafrão é extremamente rico em manganês, que ajuda a regular o açúcar no sangue e ajuda na formação de ossos, tecidos e hormônios sexuais (2).

Também contém vitamina C que combate infecções e ajuda na absorção de ferro. A maioria das qualidades saudáveis ​​do açafrão pode ser atribuída à crocina, um composto presente no açafrão.

Informação Nutricional de Açafrão (por 2g)

O açafrão é rico em nutrientes e benefícios para a saúde
  • Calorias 6,2 kJ
  • Carboidratos 19,7 kJ
  • Gordura 4,2 kJ
  • Proteína 2,5 kJ
  • Carboidratos totais 1,3 g
  • Fibra alimentar 0,1 g
  • Ácidos graxos ômega-3 25 mg Ácidos graxos
  • ômega-6 15,1 mg
  • Proteína 0,2 g
  • Vitamina A -10,6 UI
  • Vitamina C- 1,6 mg – 3% RDA
  • Vitamina
  • B6 – 1% Folato – 1,9 mcg
  • Cálcio – 2,2 mg
  • Ferro 0,2 mg – 1% RDA
  • Magnésio – 5,3 mg – 1% RDA
  • Fósforo – 5 mg – 1% RDA
  • Potássio – 34,5 mg – 1% RDA
  • Manganês 0,6 – mg – 28% RDA
  • Selênio 0,1 – mcg

Aumenta a imunidade

Muitas vezes as especiarias são vistas apenas como ferramentas de aromatizantes de alimentos. No entanto, elas contêm altas concentrações de certos importantes nutrientes, incluindo a vitamina C.

O ácido ascórbico, presente no açafrão, é importante para a saúde humana, pois estimula a produção de glóbulos brancos pelo sistema imunológico.

A primeira linha de defesa do organismo contra doenças, e por isso, o consumo dessa especiaria auxilia no aumento da imunidade (3).

É também crucial para a produção de colágeno, que é necessário para a produção celular no corpo e contribui para a cicatrização de feridas, crescimento muscular, reparo de vasos sanguíneos e produção de tecidos.

Protege a saúde do coração

Melhorar a saúde do coração parece ser um dos principais objetivos na saúde humana hoje, e uma maneira simples de fazer isso é aumentar sua ingestão de potássio (4).

O potássio age como um vasodilatador, diminuindo efetivamente o estresse e a pressão nos vasos sanguíneos e nas artérias, permitindo que a pressão sanguínea diminua, aliviando assim a tensão no sistema cardiovascular (5).

Reduzir o estresse pode impedir que coisas como aterosclerose, ataques cardíacos e derrames ocorram. Um dos nutrientes presentes no açafrão é o potássio, por isso, o consumo desta especiaria está relacionada a saúde do coração (6).

Controla Diabetes

Níveis significativos de manganês podem ajudar o corpo a otimizar seus níveis de açúcar no sangue. Uma pequena porção de açafrão possui até 28% da quantidade de consumo recomendada diariamente.

A diabetes é uma das condições mais perigosas e difundidas em nosso mundo hoje, afetando milhões de pessoas globalmente.

E regulando o nível de açúcar no sangue, insulina e glicose, você pode efetivamente prevenir o aparecimento da diabetes tipo II ou controlar os sintomas se você já sofre desta aflição (7).

Aumenta Circulação

O açafrão pode funcionar como um impulsionador da energia eficaz e pode aumentar o seu metabolismo, aumentando a circulação sanguínea.

A alta concentração de ferro significa que o açafrão aumenta suas hemácias, estimulando assim a circulação e a oxigenação dos sistemas orgânicos e das extremidades do corpo (8).

Isso melhora a eficiência e a funcionalidade dos tecidos e sistemas de órgãos para uma atividade metabólica mais saudável e também previne os sintomas da anemia.

Alivia a ansiedade

O açafrão é conhecido por aliviar a depressão leve e melhorar o humor em quem consome regularmente (9).

Os muitos compostos ativos do açafrão têm algum efeito sobre o sistema endócrino e podem estimular a liberação de hormônios benéficos que nos mantém felizes e saudáveis.

Melhora a função do nervo

A família da vitamina B é muitas vezes ignorada na saúde humana, mas desempenha um papel importante na função dos nervos em todo o corpo.

Mais especificamente, o alto teor de vitamina B6 encontrado na especiaria açafrão pode ajudar o nosso sistema nervoso a funcionar suavemente e prevenir alguns dos distúrbios mortais e perigosos que surgem da má função do sistema nervoso (10).

Previne o câncer

Existem dezenas de compostos antioxidantes encontrados no açafrão, muitos dos quais buscam e neutralizam os radicais livres, os subprodutos perigosos do metabolismo celular que podem causar células saudáveis ​​a sofrer mutações ou morrer (11).

Isso aumenta a saúde geral do sistema imunológico, mas, mais especificamente, também pode impedir que o câncer se desenvolva ou se espalhe no corpo.

Trata a inflamação

Como uma ferramenta tópica usada em massagem, óleo de açafrão e cremes derivados de compostos da flor podem eliminar dores em todo o corpo e ao mesmo tempo aliviar a dor e desconforto.

Para pessoas que sofrem de lesões esportivas, artrite, gota e outras condições inflamatórias, o açafrão é um ótimo remédio (12).

Além disso, para a cura tópica de contusões e feridas, os antioxidantes de ação rápida no açafrão podem ajudar a acelerar o processo de cura.

O açafrão não é conhecido por ter efeitos colaterais comuns ou propriedades alergênicas. No entanto o indicado é o consumo em pequenas doses, até 1g por dia, como tempero para carnes, sopas e saladas.

Consuma moderadamente, afinal, a alta concentração de ingredientes ativos pode ter uma série de efeitos no corpo.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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