close
Alimentação

Benefícios do Açaí para Saúde

Dr Juliano Pimentel

O açaí, nome científico Euterpe oleraceae, é uma das frutas mais nutritivas do planeta. Nativa da floresta amazônica esta fruta foi anunciada durante séculos pelas suas propriedades curativas, imunoestimuladoras e impulsionadoras da energia.

O açaí é uma fruta rica em antioxidantes e pode ajudar a suprimir e reparar o dano oxidativo (1).

O açaí é um importante alimento básico para os moradores da região onde há muitas palmeiras e o valor nutricional fazia com que essas frutas fossem vitais para a saúde geral, às vezes correspondendo a mais de 25% da ingestão de alimentos.

Saiba mais sobre o açaí e seus benefícios para a saúde.

Não deixe de ler e compartilhar!

Valor nutricional

O açaí apresenta tantos benefícios devido ao seu alto valor nutricional.

Açaí contêm carboidratos, fibras alimentares , gorduras saudáveis ​​e proteínas e são ricos em vitaminas e minerais (2).

Eles contêm vitamina A, vitamina E, e vitamina C. Entre os minerais, o açaí contém cálcio, ferro, potássio e sódio .

Antioxidantes

Eles são ricos em antioxidantes que desempenham um papel vital na manutenção da saúde geral. Estes antioxidantes diminuem a taxa de dano oxidativo pelos radicais livres.

Gorduras

Estas bagas contêm uma quantidade significativa de gorduras, mas a maior parte está na forma de gorduras saudáveis. Eles ajudam a reduzir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom no corpo e também ajuda na perda de peso.

Benefícios do Açaí

Melhora a saúde cardiovascular

Açaí contêm altos níveis  de antocianinas, que são uma forma de antioxidantes vegetais (3).

Os antioxidantes procuram e eliminam os radicais livres que são responsáveis ​​por uma ampla variedade de doenças e condições, incluindo doenças cardíacas.

As antocianinas também estão relacionadas à regulação do colesterol no sangue , reduzindo o colesterol LDL (ruim), diminuindo assim o risco de aterosclerose, derrame e ataque cardíaco (4).  

Muito alto em antioxidantes

A comida que comemos e o ar que respiramos tudo contém toxinas que podem prejudicar nosso corpo. Essas toxinas são principalmente na forma de radicais livres.

Uma das razões pelas quais o açaí é tão popularmente usado na indústria da saúde é que ele tem níveis anormalmente altos de antioxidantes em comparação com outros alimentos vegetais (5).

Estes são conhecidos por reparar o dano oxidativo causado ao corpo por estes radicais livres.

Além disso, esses antioxidantes inibem o crescimento de organismos prejudiciais e ajudam a desintoxicar o corpo de todos os contaminantes que podem causar doenças cardiovasculares e câncer (6).

Cuidados com a pele

O açaí ajuda a manter a saúde da pele

As propriedades antioxidantes do açaí em pó ajudam no cuidado da pele (7).

O óleo de açaí é frequentemente usado em produtos cosméticos porque os antioxidantes no óleo podem aliviar a irritação e vermelhidão e hidratar a pele.

Além disso, se o açaí for ingerido, pode dar à pele um brilho saudável e atraente. A polpa do açaí tem sido usada por gerações para tratar ou reduzir o número de doenças e condições da pele.

Ajuda na Digestão

Açaí suco tem fortes efeitos desintoxicantes no corpo humano , o que ajuda a limpar o sistema digestivo do corpo e remove o acúmulo de toxinas perigosas.

Ele contém  fibras naturais , o que ajuda na digestão e absorção de nutrientes dos alimentos (8).

Aumenta os movimentos intestinais, tornando os processos excretórios regulares e reduzindo as chances de constipação e outros problemas digestivos desconfortáveis.

Consumir açaí rico em fibras também pode dar volume às fezes e reduzir as chances de diarréia também.

Aumentar a imunidade

O suco de açaí é uma fonte maravilhosa de vitamina C, que é um impulsionador de imunidade bem conhecido . Suas propriedades antioxidantes luta contra os radicais livres e mantê-lo saudável, longe de muitas doenças potencialmente fatais (9).

Prevenir o câncer

A vitamina C, em pó de Açaí, pode melhorar sua capacidade de combater muitas doenças como o câncer (10).

Além do ácido elágico em Açaí também ajuda na luta contra as células cancerígenas . Açaí é embalado com polifenóis , que combatem o crescimento de células cancerígenas a nível molecular e também  impedem a multiplicação e metástase (11).

Açaí pode parar o crescimento de células cancerígenas em até 80%, que é uma das taxas mais bem sucedidas para tratamentos médicos alternativos.

Impede a proliferação de células ruins

Vários estudos descobriram que as antocianinas e polifenóis encontrados no Açaí têm fortes propriedades antiproliferativas o que significa impedir que células ruins cresçam fora de controle.

Estudos descobriram até 95% de inibição do açaí. Acredita-se que esses fitoquímicos possam interromper a mutação celular em nível molecular, matando as células afetadas antes que elas se multipliquem (12,13,14).

O açaí desempenha um papel importante no sistema de proteção celular do corpo, ajudando a manter as células fortes contra a invasão dos radicais livres.

O açaí tem a atividade mais forte de qualquer fruta ou vegetal testado até hoje contra o radical livre peroxil e os superóxidos, que causam danos às células (15).

Os antioxidantes no açaí penetram nos glóbulos brancos do sangue humano e realizam uma função de inibição do oxigênio em doses muito baixas. É por isso que o açaí é chamado de superalimento.

Aumento de energia

O extrato de Açaí é um suplemento bem conhecido usado para aumentar a energia instantânea (16).

Ele também ajuda a combater a fadiga e a exaustão mental.

Ajuda na perda de peso

Açaí pode ajudá-lo a perder peso e manter um peso saudável. Um estudo interessante descobriu que comer 200 gramas de polpa de açaí reduziu a gordura corporal total, reduziu as dobras cutâneas e aumentou a sensibilidade à insulina em mulheres com excesso de peso (17).

No mesmo estudo, mulheres cujo peso corporal era normal experimentaram uma redistribuição de gordura corporal, com redução da gordura corporal subcutânea, mas aumento da gordura visceral.

Melhora a Função Mental

O açaí é rico em antocianinas e outros compostos vegetais neurologicamente ativos, fitoquímicos.

Estudos preliminares mostram que o açaí pode melhorar a memória de curto e longo prazo e promover o envelhecimento cerebral saudável (18,19).

Cientistas estudaram como o açaí pode proteger contra doenças neurológicas, incluindo a demência.

Uma das muitas coisas boas sobre o Açaí é que elas ajudam significativamente a manter a saúde geral do cérebro.

Um estudo realizado em ratos em 2012 sugeriu que a polpa do açaí tem propriedades protetoras em relação às células do cérebro, o que indica melhores funções cognitivas e motoras (20).

Outro estudo realizado em ratos em 2014 concluiu que os compostos presentes no Açaí podem proteger o cérebro de danos à medida que você envelhece (21).

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : Açaíalimentaçãoalimentação saudávelbenefícios do açaídestaquedr. juliano pimentelfrutafrutasvsg

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta