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Alimentação

Benefícios do Brócolis: Alimento Saudável e Nutritivo

Dr Juliano Pimentel

O brócolis é considerado um dos vegetais mais nutritivos que existe. É uma ótima opção de alimento para perder peso, e ter uma alimentação de verdade e nutritiva. Aproveite os benefícios do brócolis por consumi-lo regularmente.

Esta “arvorezinha verde” pode ser consumida de diversas formas, seja cru, cozido, a vapor, assado, ou misturado com ensopados e carnes.

Neste artigo eu explico sobre os benefícios do brócolis, e algumas receitas práticas!

Saiba mais sobre este alimento poderoso.

Não deixe de ler e compartilhar.

Benefícios do Brócolis 

Ele é um vegetal crucífero, por isso ele é “irmão” do repolho, da couve, da acelga e da couve-flor.

Estes vegetais são cheios de nutrientes e excelentes fontes de uma família de fitoquímicos chamados isotiocianatos.

Além destes, ele também contém sulforafanos e indoles, dois tipos de antioxidantes e estimuladores de enzimas desintoxicantes que protegem a estrutura do DNA. (2)

Os vegetais crucíferos têm muitos benefícios para a saúde, incluindo (1234):

  • Benefícios Antiinflamatórios: Devido a presença de ômega-3 e de antioxidantes, ele trabalha para proteger o organismo de inflamações e inflamações crônicas.
  • Redução da pressão arterial e níveis de colesterol
  • Ajuda a manter você jovem por muito tempo
  • Melhora a saúde dos dentes e das gengivas
  • Melhora a saúde dos ossos
  • Previne a pele irritada e envelhecida
  • Melhora a cicatrização de feridas
  • Melhora a saúde dos olhos
  • Ajuda a desintoxicar o sangue
  • Protege o fígado
  • Ajuda a equilibrar o pH e a regular a acidez do sangue
  • Melhora a saúde hormonal, e o funcionamento da glândula adrenal
  • Melhora a fertilidade
  • Aumenta o metabolismo e ajuda no ganho de peso e na manutenção de um peso saudável
  • Melhora a função cognitiva

Ele também é cheio de minerais e vitaminas, como a vitamina B6, que ajuda com a saúde do coração e do cérebro.

A nutrição que ele proporciona beneficia a saúde do coração, pois previne ataques cardíacos e derrames e mantém as artérias claras.

Além disso, ele previne o mau colesterol e a pressão alta.

Nutrientes 

Ele é um alimento crucífero que sempre foi considerado um alimento de alto valor, pois promove a saúde e a longevidade.

Uma porção de 100 gramas de brócolis possui aproximadamente 34 calorias e é uma excelente fonte de vitamina C e vitamina K.

Brócolis cru contém quantidades moderadas de várias vitaminas do complexo B e manganês.

Ele é basicamente composto 90% de água, 7% de carboidratos e 3% de proteína; possui antioxidantes como carotenóides, luteína e zeaxantina.

Contém altos níveis de vitamina A, que é necessária para a saúde da pele, dos olhos e é boa para a fertilidade.

Um dos derivados da vitamina A encontrados nele, o betacaroteno, é essencial para a saúde do fígado, e para o funcionamento imunológico, além de ter sido citado anteriormente como ótimo para combater o câncer.

Ele também é um ótimo alimento para os vaidosos de plantão! Ele possui diversos benefícios para a aparência.

Brócolis e o Câncer

Um dos grandes benefícios do brócolis para a saúde envolve a prevenção do câncer.

Se existe um alimento que ajuda a prevenir o câncer, este é o brócolis! É comprovado cientificamente que ele possui propriedades anti-cancerígenas. (5)

A Sociedade Americana do Câncer recomenda o consumo deste alimento várias vezes por semana, para ajudar na prevenção do câncer.

Pois ele melhora a capacidade do organismo fornecendo antioxidantes, enzimas reguladoras, e o controle de apoptose e ciclos celulares. (6)

Benefícios do Brócolis. Imagem: (Divulgação)

Receitas

Confira algumas receitas saborosas e muito nutritivas que já publiquei aqui, que usam como principal o ingrediente , o nosso amigo verde.

Aqui você pode ver que ele pode ser preparado de diversas formas, basta ser criativo!

As receitas estão nos links abaixo, é só clicar e conferir:

No vídeo abaixo, eu falo sobre os 32 melhores alimentos para uma dieta low carb, e um deles é o brócolis, pois ele é um crucífero.

Cozinhe o brócolis por no máximo 4 minutos no vapor, pois assim, ele não perde as propriedades nutricionais.

Aproveite todos os benefícios do brócolis e da alimentação de verdade. Melhore os seus hábitos alimentares.

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Abraços e fiquem com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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