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Alimentação

Benefícios dos Alimentos Fermentados a Saúde

Dr Juliano Pimentel

Os alimentos fermentados são preservados usando um processo antigo que, além de aumentar a vida útil e o valor nutricional do alimento, pode dar ao seu corpo uma dose de probióticos saudáveis, microrganismos vivos cruciais para uma boa digestão.

Além de ajudar os alimentos a durarem mais, a fermentação também aumenta o sabor dos alimentos, dando-lhes maior complexidade.

O processo dos alimentos fermentados trabalha outras formas para alterar e adicionar mais nutrientes aos alimentos.

Por exemplo, ao comer legumes fermentados, os vegetarianos podem obter vitamina B12, que de outra forma não está presente nos alimentos vegetais.

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Alimentos fermentados

Os alimentos fermentados tornaram-se uma parte importante da dieta em muitas culturas e, ao longo do tempo, a fermentação tem sido associada a muitos benefícios para a saúde.

Devido a isso, o processo de fermentação e os produtos fermentados resultantes atraíram recentemente o interesse científico.

Além disso, os microrganismos que contribuem para o processo de fermentação foram recentemente associados a muitos benefícios para a saúde, e assim esses microorganismos se tornaram outro foco de atenção.

As bactérias do ácido láctico (LAB) têm sido alguns dos microrganismos mais estudados. Durante a fermentação, estas bactérias sintetizam vitaminas e minerais, produzir peptídeos biologicamente ativos com enzimas, como proteinase e peptidase, e remover alguns não-nutrientes.

Como resultado, os alimentos fermentados proporcionam muitos benefícios para a saúde, tais como atividade anti-oxidante, antimicrobiana, antifúngica, anti-inflamatória, anti-diabética e anti-aterosclerótica.

Probióticos

Mas um dos maiores benefícios dos alimentos fermentados vem dos probióticos. Probióticos são microrganismos vivos que podem ser consumidos através de alimentos ou suplementos fermentados (1).

Probióticos promovem um equilíbrio saudável de bactérias intestinais e têm sido associados a uma ampla gama de benefícios para a saúde.

Estes incluem benefícios para perda de peso, saúde digestiva, função imunológica e mais (2, 3).

Pesquisas recentes sugerem que o tipo de bactéria intestinal nos corpos dos americanos está mudando.

Alterações na população de micróbios intestinais podem criar um desequilíbrio entre bactérias benéficas e prejudiciais do intestino, levando a problemas de saúde.

Quando o trato digestivo tem uma mistura pouco saudável de organismos, pode realmente levar a um enfraquecimento das paredes dos intestinos, que começam a vazar seu conteúdo para a corrente sanguínea, uma condição referida, não surpreendentemente, como síndrome do intestino gotejante.

Benefícios dos Alimentos Fermentados

1 – Ajuda a equilibrar as bactérias amigáveis ​​em seu sistema digestivo

Os alimentos fermentados ajudam a regular a microbiota intestinal. Imagem (Divulgação)

A presença de probióticos nos alimentos fermentados ajuda restaurar o equilíbrio natural das bactérias intestinais (4, 5).

Um desequilíbrio significa que há muitas bactérias ruins e bactérias boas o suficiente. Isso pode acontecer devido a doenças, medicamentos como antibióticos, dieta pobre e muito mais.

2 – Ajuda a prevenir e tratar a diarréia

A diarréia é um efeito colateral comum de tomar antibióticos. Isso ocorre porque os antibióticos podem afetar negativamente o equilíbrio de bactérias boas e ruins no intestino (6).

Vários estudos sugerem que o uso de alimentos fermentados está associado a um risco reduzido de diarreia associada a antibióticos (7, 8, 9).

3 – Melhora algumas condições de saúde mental

Existem cada vez mais um número crescente de estudos relacionados a saúde intestinal ao humor e à saúde mental (10).

Ambos os estudos em animais e humanos descobriram que os suplementos probióticos presentes em alimentos fermentados, podem melhorar alguns distúrbios de saúde mental (11).

Um estudo acompanhou 70 trabalhadores químicos durante 6 semanas. Aqueles que consumiram 100 gramas de iogurte probiótico por dia ou tomaram uma cápsula probiótica diária apresentaram benefícios para a saúde geral, depressão, ansiedade e estresse (12).

Benefícios também foram vistos em um estudo de 40 pacientes com depressão.

4 – Ajuda a impulsionar seu sistema imunológico

Os alimentos fermentados podem ajudar a estimular o sistema imunológico e inibir o crescimento de bactérias intestinais prejudiciais (13).

Além disso, alguns alimentos fermentados foram mostrados para promover a produção de anticorpos naturais no corpo.

Eles também podem estimular as células imunológicas (14, 15).

5 – Ajuda você a perder peso e gordura da barriga

Os alimentos fermentados podem ajudar na perda de peso por meio de vários mecanismos diferentes (16).

Por exemplo, alguns alimentos fermentados impedem a absorção de gordura dietética no intestino.

A gordura é então excretada pelas fezes em vez de armazenada no corpo (17, 18).

Os alimentos fermentados também podem ajudá-lo a se sentir satisfeito por mais tempo, queimar mais calorias e armazenar menos gordura. Isso é parcialmente causado pelo aumento dos níveis de certos hormônios, como o GLP-1 (19, 20).

No entanto, é importante estar ciente de que nem todos os alimentos fermentados ajudam na perda de peso (21).

Mais estudos são necessários para esclarecer a ligação entre probióticos e peso (22).

Conclusão

Comer alimentos repletos de probióticos, boas bactérias, é uma forma de melhorar sua saúde intestinal.

Alimentos fermentados, como iogurte e kimchi, são ricos em probióticos. As boas bactérias crescem durante o processo de fermentação.

Culturas probióticas vivas são frequentemente encontradas em produtos lácteos fermentados, como iogurtes e bebidas lácteas.

Alimentos fermentados, como legumes em conserva, miso, kefir, chucrute e produtos de soja, também podem conter algumas bactérias do ácido láctico.

Você também pode tomar probióticos como comprimidos, cápsulas e pós que contêm as bactérias na forma seca.

No entanto, esteja ciente de que alguns probióticos presentes nos alimentos fermentados, podem ser destruídos pelo ácido do estômago antes mesmo de chegar ao intestino, o que significa que você não recebe nenhum dos benefícios pretendidos.

Comer alimentos fermentados, probióticos, como os encontrados em alimentos fermentados, desde a infância, isso pode ajudar a treinar o sistema imunológico a tolerar, e cooperar com um microbioma diversificado e benéfico.

Após os primeiros meses e anos de vida, a população de micróbios de uma pessoa é relativamente estável, mas os adultos que comem alimentos fermentados regularmente ainda podem colher benefícios.

Adicionar alimentos fermentados à dieta é relativamente fácil. Você pode encontrar alimentos naturalmente fermentados em lojas de alimentos naturais e muitos supermercados.

E a fermentação também é fácil e segura em casa, seguindo algumas instruções simples.

Mas tenha em mente que nem todos os alimentos fermentados são criados iguais.

Alguns desses alimentos fermentados podem ser usados inclusive, na dieta Dukan. Se você ainda não conhece essa dieta, clique na imagem abaixo.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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