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Alimentação

Berberina – O Que É, Benefícios e Como Usar

Dr Juliano Pimentel

A berberina é um composto bioativo que pode ser extraído de várias plantas diferentes, incluindo um grupo de arbustos chamado Berberis (1).

Tecnicamente, pertence a uma classe de compostos chamados alcalóides. Tem uma cor amarela e tem sido frequentemente usada como um corante (2).

O composto berberina é um dos suplementos naturais mais eficazes disponíveis.

Tem benefícios de saúde muito impressionantes e afeta seu corpo em nível molecular.

Berberina foi mostrado para reduzir o açúcar no sangue, causar perda de peso e melhorar a saúde do coração, para citar alguns.

Saiba quais são os benefícios do composto Berberina e qual a maneira correta de usar.

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Mais sobre a Berberina

Berberine tem uma longa história de uso na medicina tradicional chinesa, onde foi usado para tratar várias doenças.

Agora, a ciência moderna confirmou que tem benefícios impressionantes para vários problemas de saúde diferentes (3).

Os extratos e suplementos de berberina, como a berberina HCL, são geralmente baratos, seguros e conhecidos por suas atividades antibacterianas.

Podem ajudar a tratar naturalmente as condições sem sempre recorrer a antibióticos, por exemplo, a berberina provou ter muitos efeitos farmacológicos, incluindo efeitos antimicrobianos, antitumorais, anti-inflamatórios e redutores da glicose no sangue (4,5,6,7).

Nutrição Berberina

Berberina é um alcalóide, que é definido como uma classe de compostos orgânicos de origem vegetal contendo principalmente átomos de nitrogênio básicos que têm pronunciado ações fisiológicas em humanos.

Existe uma quantidade robusta de pesquisas sobre este alcalóide que foi conduzido até hoje com repetidos ensaios clínicos duplo-cegos.

As descobertas desses estudos mostraram benefícios definitivos ou prováveis ​​para uma gama muito ampla de doenças graves de saúde, incluindo:

  • Anti-envelhecimento
  • Diabetes
  • Infecções gastrintestinais
  • Doença cardíaca
  • Colesterol alto
  • Hipertensão (pressão alta)
  • Desafios imunes
  • Problemas comuns
  • Baixa densidade óssea
  • Controle de peso

Todos esses benefícios são devido às estruturas moleculares que a berberina possui. Sua fórmula molecular pode fazer maravilhas pela saúde (8).

Berberina funciona bem como a metformina para diabetes

Um dos estudos sobre a berberina comparou-se ao tomar 500 miligramas (mg) do composto duas a três vezes ao dia por três meses com o medicamento para diabetes metformina (9).

Berberine foi capaz de controlar o açúcar no sangue e o metabolismo lipídico tão eficazmente quanto a metformina, com pesquisadores descrevendo a berberina como um “potente agente hipoglicêmico oral” (10).

Uma metanálise também revelou que a berberina tem efeito terapêutico diabetes tipo 2, hiperlipidemia e hipertensão, sem efeito colateral grave (11,12).

  • Estimula a absorção de glicose nas células
  • Melhora a sensibilidade à insulina
  • Reduz a produção de glicose no fígado

Berberina pode ajudar na perda de peso também

Quando adultos obesos tomaram 500 mg de berberina três vezes ao dia por 12 semanas, perderam uma média de cinco libras cada. Os níveis sanguíneos de triglicerídeos e colesterol também foram reduzidos (13).

Devido à capacidade da berberina de inibir o armazenamento de gordura e melhorar a função de hormônios como insulina, leptina e adiponectina, pesquisas separadas concluíram que a berberina tem aplicação clínica potencial na redução da gordura visceral e no controle da obesidade central (14).

A berberina também desempenha um papel no aumento da atividade da gordura marrom. A gordura marrom é um tipo de gordura geradora de calor que queima energia ao invés de armazená-la, e isso pode ter implicações importantes quando se trata de perda de peso (15).

Ele é marrom porque é carregado com mitocôndrias que convertem a gordura diretamente em energia para produzir calor.

Como funciona?

O Berberine foi testado em centenas de estudos diferentes. Tem sido demonstrado que têm efeitos poderosos em muitos sistemas biológicos diferentes (16).

Depois de ingerir berberina, ela é levada pelo corpo e transportada para a corrente sanguínea. Em seguida, viaja para as células do corpo.

No interior das células, liga-se a vários alvos moleculares diferentes e altera a sua função. Isso é semelhante ao modo como as drogas farmacêuticas funcionam (17).

No entanto, uma das principais ações da berberina é ativar uma enzima dentro das células chamada proteína quinase ativada por AMP (AMPK) (18).

Esta enzima é por vezes referida como um “interruptor mestre metabólico” (19).

É encontrado nas células de vários órgãos, incluindo o cérebro, músculo, rim, coração e fígado. Esta enzima desempenha um papel importante na regulação do metabolismo (20,21).

A berberina também afeta várias outras moléculas dentro das células e pode até mesmo afetar quais genes são ativados ou desativados (22).

Outros benefícios para a saúde

Berberina também pode ter vários outros benefícios para a saúde:

Depressão

Berberina pode ser eficaz para combater a depressão

Estudos mostram que o uso de berberina pode ajudar a combater a depressão (23,24,25).

Câncer

Testes em tubos de ensaio mostraram que ela pode reduzir o crescimento e a disseminação de vários tipos diferentes de câncer (26,27).

Antioxidante e anti-inflamatório

Demonstrou ter efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios potentes em alguns estudos (28,29,30).

Infecções

Tem sido demonstrado que combate microrganismos prejudiciais, incluindo bactérias, vírus, fungos e parasitas (31,32,33,34).

Fígado gordo

Pode reduzir o acúmulo de gordura no fígado, o que deve ajudar a proteger contra a doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) (35,36).

Insuficiência cardíaca

Um estudo mostrou que melhorou drasticamente os sintomas e reduziu o risco de morte em pacientes com insuficiência cardíaca (37).

Muitos desses benefícios precisam de mais pesquisas antes que recomendações firmes possam ser feitas, mas a evidência atual é muito promissora.

Dosagem e efeitos colaterais

Muitos dos estudos citados no artigo usaram dosagens na faixa de 900 a 1500 mg por dia.

É comum tomar 500 mg, 3 vezes por dia, antes das refeições (um total de 1500 mg por dia).

Berberina tem uma meia-vida de várias horas, por isso é necessário espalhar sua dosagem para várias vezes por dia para atingir níveis sanguíneos estáveis.

Isto é especialmente importante se estiver a tomar medicações para baixar o nível de açúcar no sangue.

No geral, a berberina tem um perfil de segurança excelente. Os principais efeitos colaterais estão relacionados à digestão e há relatos de cólicas, diarreia, flatulência, constipação e dor de estômago (38).

Antes de tomar a berberina é fundamental falar com um médico. Principalmente se você tem uma condição médica ou se está tomando algum medicamento.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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