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Cálcio E os Seus Incríveis Benefícios Para A Saúde

A importância do cálcio vai muito além de ajudar a construir e manter ossos fortes. O Cálcio é o mineral mais abundante no organismo.

Quase 99% do cálcio do corpo é armazenado na estrutura dos ossos e dentes. Ele também é usado como uma área de armazenamento para liberar cálcio na corrente sanguínea, quando necessário.

Nesse artigo você vai conhecer os benefícios do cálcio para a sua saúde.

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Benefícios do Cálcio

Auxilia na Perda de Peso

Entre os muitos benefícios estão: a importância dele para regular os ritmos cardíacos, auxiliar na função muscular, regular a pressão arterial e níveis de colesterol; e está envolvido em numerosas funções de sinalização nervosa e muito mais.

Confira os principais benefícios do cálcio para a sua saúde.

  1. Melhora a Saúde Óssea

O cálcio está envolvido no crescimento e na manutenção dos ossos; ele trabalha com outros minerais essenciais, como a vitamina K e a vitamina D para manter a densidade mineral óssea, e para evitar ossos e fraturas fracos e quebradiços.

Ele ajuda a formar uma parte da hidroxiapatita, o complexo mineral que dificulta seus ossos e dentes e mantém a densidade óssea e ajuda os ossos a curar.

Sem cálcio suficiente presente no corpo, os ossos são susceptíveis a tornarem-se pós e flexíveis e, portanto, eles seriam mais propensos a fraturas e quebras.

Para a prevenção da perda óssea, a vitamina D, a vitamina K e as proteínas são tão importantes como o cálcio, portanto, os três fatores juntos podem resultar em melhores chances de proteger os ossos na velhice. (1)

  1.  Ajuda a Prevenir a Osteoporose

O cálcio fortalece os ossos à medida que eles acumulam reservas do mineral ao longo do tempo.  A suplementação de cálcio, tem sido um dos métodos de tratamento padrão utilizados para prevenir e diminuir os casos de osteoporose há décadas.

A osteoporose é uma doença mais comum em mulheres (especialmente mulheres pós-menopáusicas) que resulta em ossos frágeis fracos ao longo do tempo, devido à deterioração óssea e perda de mineral e massa óssea.

Durante a osteoporose os ossos se tornam porosos (daí o nome). Comer alimentos com ricos em cálcio juntamente com proteínas, vitamina K e vitamina D podem ajudar a reduzir seu risco de problemas relacionados aos ossos.

  1. Ajuda a Baixar a Pressão Arterial elevada

Esse mineral está envolvido na regulação das funções cardíacas, devido ao seu papel na dilatação dos vasos sanguíneos e ao envio de sinais químicos nervosos do cérebro para o coração. 

E isso é importante para regular ritmos cardíacos, pressão sanguínea e circulação.

Foi demonstrado que o cálcio dietético suplementar ajuda a baixar os níveis de pressão alta, enquanto que as dietas de cálcio restritas tendem a elevar a pressão arterial. (2)

Acredita-se que o cálcio pode alterar a pressão arterial alterando o metabolismo de outros eletrólitos e desempenhando um papel na atividade dos vasos sanguíneos e na força muscular.

  1. Previne Contra o Câncer

De acordo com estudos, existe uma associação altamente significativa entre o consumo de cálcio e vitamina D e um menor risco de morte de pelo menos quinze tipos de câncer. (3)

Destes, os estudos do câncer de cólon, reto, mama, gástrico, endometrial, renal e ovariano exibem uma relação inversa significativa entre a incidência de câncer e a ingestão oral de cálcio (4)

  1. Apoia a Função do Músculo e do Nervo

Ele está envolvido na liberação de neurotransmissores no cérebro, que controlam o movimento muscular e a sinalização nervosa.

O cálcio ajuda as células a se comunicar, a fim de retransmitir as respostas nervosas e ativa certas proteínas no corpo que são necessárias pelos músculos para mover e contrair. (5)

Ele também ajuda com o controle e liberação de glicose (açúcar) na corrente sanguínea, que é usada pelos músculos para “combustível”.

  1. Ajuda com a perda de peso

O aumento do cálcio na dieta pode afetar positivamente o peso e a perda de gordura.  Em estudos, participantes experimentaram um aumento na porcentagem de gordura perdida da região do tronco (torso) do corpo quando consumiram mais cálcio. (6)

  1. Previne Diabetes

A vitamina D e o cálcio consumidos em conjunto podem apresentar benefícios na otimização do metabolismo da glicose e na prevenção da diabetes de acordo com estudos.

Os dois juntos podem ter efeitos diretos sobre as células pancreáticas que controlam a secreção de insulina e, portanto, os níveis de açúcar no sangue.

Ele é um componente essencial dos processos celulares que ocorrem em tecidos sensíveis à insulina, como músculo esquelético e tecido adiposo.

  1. Boa Saúde Dental

Cálcio é armazenado parcialmente nos dentes e é necessário para a saúde e manutenção dos dentes.  Ele pode ajudar a defender contra a cárie dentária e tem sido correlacionado com o aumento da saúde dental por razões semelhantes que protege os ossos.

  1. Previne sintomas de TPM

O mineral também tem sido útil para aliviar os sintomas de TPM, incluindo inchaço, cólicas, dores de cabeça, sensibilidade mamária, dores musculares, fadiga e mau humor. (7)

Os níveis desse mineral flutuam durante o ciclo menstrual, porque, à medida que os níveis de estrogênio aumentam, as concentrações do mineral caem. Portanto, o consumo desse mineral ajuda a equilibrar essa relação e a reduzir os sintomas dolorosos.

Alimentos Ricos em Cálcio

Confira os alimentos que podem ser acrescentados na sua dieta, e aproveite todos os benefícios do cálcio para o seu organismo.

– Couve

– Sardinhas

– Iogurte de Kefir

– Brócolis

– Agrião

– Espinafre

– Folhas de Mostarda

– Salsa

– Rúcula

– Manjericão

– Quiabo

– Ameixas

– Laranja

– Castanha do Pará

– Grão de Bico

– Semente de Gergelim

– Semente de Linhaça

– Amêndoas

– Caruru

Comer alimentos ricos nesse mineral possibilita que o nosso corpo obtenha uma transmissão ideal do nervo, coagulação do sangue, secreção hormonal e contração muscular. Além de prevenir o surgimento de muitas doenças.

Mas lembre-se que é importante o equilíbrio, nenhum alimento em excesso faz bem á saúde. E sempre consulte um médico antes de determinar a sua dieta.

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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