Selecione a página

Cálcio E os Seus Incríveis Benefícios Para A Saúde

Cálcio E os Seus Incríveis Benefícios Para A Saúde

A importância do cálcio vai muito além de ajudar a construir e manter ossos fortes. Ele é o mineral mais abundante no organismo.

Quase 99% do cálcio do corpo é armazenado na estrutura dos ossos e dentes. Ele também é usado como uma área de armazenamento para liberar cálcio na corrente sanguínea, quando necessário.

Nesse artigo você vai conhecer os benefícios do cálcio para a sua saúde, e as principais fontes alimentares.

Cálcio e os Benefícios

Confira os principais benefícios do cálcio para a sua saúde.

1 – Melhora a Saúde Óssea

O consumo de cálcio é útil para saúde dos ossos.

O consumo de cálcio é útil para saúde dos ossos.

O cálcio está envolvido no crescimento e na manutenção dos ossos. Ele trabalha com outros minerais essenciais, como a vitamina K e a vitamina D para manter a densidade mineral óssea, e para evitar ossos e fraturas fracos e quebradiços.

Além disso, ajuda a formar uma parte da hidroxiapatita. Ou seja, o complexo mineral que dificulta seus ossos e dentes e mantém a densidade óssea e ajuda os ossos a curar.

Sendo assim, sem cálcio suficiente no corpo, os ossos são susceptíveis a fraturas e outras lesões.

Para a prevenção da perda óssea, vitamina D, vitamina K e as proteínas são tão importantes como o cálcio (1).

2 – Ajuda a Prevenir a Osteoporose

O cálcio fortalece os ossos à medida que eles acumulam reservas do mineral ao longo do tempo. 

Por isso, a suplementação de cálcio, tem sido um dos métodos de tratamento padrão utilizados para prevenir e diminuir os casos de osteoporose há décadas.

A osteoporose é mais comum em mulheres, especialmente mulheres pós-menopáusicas. Uma doença que resulta em ossos frágeis ao longo do tempo, devido à deterioração óssea e perda de mineral e massa óssea.

Durante a osteoporose os ossos se tornam porosos (daí o nome). No entanto, comer alimentos com ricos em cálcio juntamente com proteínas, vitamina K e vitamina D podem ajudar a reduzir seu risco de problemas relacionados aos ossos.

3 – Ajuda a Baixar a Pressão Alta

Esse mineral está envolvido na regulação das funções cardíacas, isso porque possui um importante papel na dilatação dos vasos sanguíneos e ao envio de sinais químicos nervosos do cérebro para o coração. 

E isso é importante para regular ritmos cardíacos, assim como para a pressão sanguínea e circulação.

Além disso, ele ajuda a baixar os níveis de pressão alta, enquanto que as dietas de cálcio restritas tendem a elevar a pressão arterial. (2)

Por fim, acredita-se que o cálcio pode alterar a pressão arterial. Além de alterar o metabolismo de outros eletrólitos e desempenhando um papel na atividade dos vasos sanguíneos e na força muscular.

4 – Apoia a Função Muscular

Esse mineral está envolvido na liberação de neurotransmissores no cérebro, que controlam o movimento muscular e a sinalização nervosa.

Sendo assim, o cálcio ajuda as células a se comunicarem para retransmitir as respostas nervosas, e ativar certas proteínas no corpo que são necessárias pelos músculos para se movimentarem (5).

Além disso, ele também ajuda com o controle e liberação de glicose (açúcar) na corrente sanguínea, que é usada pelos músculos para “combustível”.

5 – Previne Diabetes

A vitamina D e o cálcio juntos podem apresentar benefícios na otimização do metabolismo da glicose, bem como na prevenção da diabetes.

Eles possuem efeitos diretos sobre as células pancreáticas que controlam a secreção de insulina e, portanto, os níveis de açúcar no sangue.

São componentes essenciais dos processos celulares que ocorrem em tecidos sensíveis à insulina, como músculo esquelético e tecido adiposo, por exemplo.

6 – Boa Saúde Dental

Cálcio é armazenado parcialmente nos dentes e é necessário para a saúde e manutenção dos dentes. Além disso, ele pode ajudar a defender contra a cárie dentária e tem sido correlacionado com o aumento da saúde dental por razões semelhantes que protege os ossos.

7 – Previne sintomas de TPM

O mineral também tem sido útil para aliviar os sintomas de TPM, incluindo inchaço, cólicas, dores de cabeça, sensibilidade mamária, dores musculares, fadiga e mau humor, por exemplo (7).

Os níveis desse mineral flutuam durante o ciclo menstrual, porque, à medida que os níveis de estrogênio aumentam, as concentrações do mineral caem. 

Portanto, o consumo desse mineral ajuda a equilibrar essa relação e a reduzir os sintomas dolorosos.

Alimentos Ricos em Cálcio

Confira os alimentos que podem ser acrescentados na sua dieta, e aproveite todos os benefícios do cálcio para o seu organismo.

  • Couve, brócolis, agrião, espinafre, salsa, rúcula, manjericão, folhas de mostarda;
  • Sardinhas;
  • Iogurte de Kefir;
  • Quiabo;
  • Ameixas, laranja;
  • Castanha do Pará, semente de gergelim, linhaça e amêndoas, por exemplo;
  • Grão-de-Bico;
  • Caruru;
  • Ovos.

Comer alimentos ricos nesse mineral possibilita que o nosso corpo obtenha uma transmissão ideal do nervo, coagulação do sangue, secreção hormonal e contração muscular. Além de prevenir o surgimento de muitas doenças.

Mas lembre-se que é importante o equilíbrio, nenhum alimento em excesso faz bem á saúde. E sempre consulte um médico antes de determinar a sua dieta.

E se você deseja ter uma alimentação que cuida do seu corpo, conheça meu livro VSG. Desenvolvi um método para te ajudar a se livrar do glúten, uma das proteínas mais inflamatórias que está presente em vários alimentos. 

Clique na imagem abaixo para conhecer e ter uma vida realmente saudável. 

Abraços e fique com Deus! Dr. Juliano Pimentel.

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Dieta Do Limão: Quais São Os Benefícios E Os Pontos Negativos? - […] vitamina C é importante no processo de assimilação do cálcio, mineral que atua principalmente na firmeza da massa óssea…
  2. Dieta Frutariana: Benefícios ou Malefícios para a Saúde? - […] e minerais que faltam nessa dieta também tendem a incluir cálcio, ferro, zinco, vitamina D, bem como todas as…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *