close
Alimentação

Camomila e os Incríveis Benefícios Para sua Saúde

Dr Juliano Pimentel

A camomila é considerada uma das mais antigas e versáteis ervas medicinais conhecidas pela humanidade; as flores secas de camomila têm numerosas e amplas implicações para a saúde, graças ao seu alto nível de antioxidantes como terpenóides e flavonóides.

Os antioxidantes vitais dessa erva são encontrados na composição dos óleos da planta, e são os principais contribuintes para as propriedades de tratamentos naturais.

A camomila tem sido usada por quase 5.000 anos em chá padronizado, extrato de ervas e cosméticos para promover tranquilidade, vitalidade, longevidade e uma aparência jovial.

Nesse artigo apresentarei os benefícios da camomila para a saúde.  

Não deixe de ler e compartilhar.

Camomila

Um copo de chá de camomila tem duas calorias, dois miligramas de sódio e nenhum colesterol.

A camomila combate e alivia:

– Ansiedade e a depressão;

– Alergia natural;

Inflamação;

– Espasmos musculares;

– PMS e outros distúrbios menstruais;

Alivia a insônia;

– Distúrbios da pele;

– Úlceras;

– Feridas;

– Problemas gastrointestinais;

Hemorroidas.

Confira a seguir os principais benefícios da camomila:

  1. Alta fonte de antioxidantes

A camomila é rica em poderosos antioxidantes  (1, 2).

Estes compostos diminuem a inflamação combatendo os danos dos radicais livres e impedindo a mutação celular.

Eles protegem a função imunológica; protegem a saúde emocional; aliviam dores e reduzem o inchaço; e ajudam a manter a saúde capilar, das unhas, dentes e olhos.

  1. Combate a ansiedade e a depressão

Ela possui propriedades que combatem o estresse e promovem o relaxamento; de acordo com a pesquisa de Terapias Alternativas em Saúde e Medicina e Farmacognosia Review (3).

Por isso, ela é muitas vezes recomendada como um remédio natural para a ansiedade crônica, estresse, depressão, insônia e vários problemas digestivos (4).

  1. Melhora a digestão

Essa erva é um poderoso relaxante digestivo, usada para tratar vários distúrbios gastrointestinais, incluindo gases, refluxo ácido, indigestão, diarreia, anorexia, enjoo, náuseas e vômitos.

Extrato de camomila pode ajudar a encurtar o curso de diarreia e cólicas em crianças, bem como aliviar os sintomas associados com as condições como dor e ansiedade.

Ela também contém compostos anódinos que são antiespasmódico, reduzindo cólicas, constipação e outras dores de estômago.

Muitos destes benefícios são devido aos efeitos relaxantes naturais dessa erva. Uma vez que o cérebro e o intestino se comunicam diretamente através do nervo vago, uma mente mais relaxada também pode ajudar a tratar o intestino.

  1. Capacidades anti-inflamatórias e de redução da dor

A flores de camomila são usados ​​sozinhas ou em combinação com outros alimentos anti-inflamatórios para reduzir a dor, congestão, inchaço e vermelhidão.

Eles são eficazes para reduzir o edema facial, irritações da pele, dor de infecções e questões subjacentes de inflamação.

Camomila também pode naturalmente diminuir a dor associada com artrite, lesões, dor nas costa e febres.

  1. Pode ajudar a combater o câncer

Recentemente, vários estudos exploraram a atividade anti-câncer dessa erva.

A evidência mostra os efeitos positivos da camomila para evitar o crescimento do tumor canceroso e atuar como um tratamento natural do câncer.

Acredita-se que a inibição de células cancerosas seja devida aos antioxidantes chamados apigenina; que são constituintes bioativos que parecem ajudar a combater câncer de pele, próstata, mama e ovário.

Mas mostraram reduções significativas em células cancerosas humanas, especialmente células andrógeno-refratárias que muitas vezes levam ao câncer de próstata (5).

  1. Alivia o congestionamento

Os benefícios incluem combater infecções e reduzir o congestionamento de muco. Esse chá também é uma boa escolha quando você está gripado ou com infecção sinusal.

  1. Promove a saúde da pele

Você sofre com erupções ou pele seca, irritada, envelhecida, vermelha? Tente usar óleo de camomila misturado em loção. Ela promove a saúde da pele e alivia as irritações, graças às suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas.

Para melhorar vários aspectos da sua saúde, procure incluir o chá de camomila na sua alimentação de verdade.

Consuma outros produtos naturais que são livres de tóxicos, produtos químicos e industrializados. Dê preferência aos alimentos naturais, que vão cuidar de você de dentro para fora.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

BAIXE AGORA O MEU GUIA COM OS
10 MELHORES CHÁS PARA EMAGRECER!

[/vc_column_text]

[/vc_column][/vc_row]

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : alimentaçãoAlivia a insôniaanorexiaantioxidantescamomilacâncer de pelecâncer de próstatachácólicasCombate a ansiedade e a depressãocombater infecçõesdestaquediarreiadr. juliano pimentelervaPrevine a inflamaçãoprodutos naturaissaúdesaúde da pele

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta