close
Alimentação

Casca das Frutas: Benefícios Para Saúde e Como Aproveitá-la

As frutas são extremamente saudáveis para a saúde, mas o que a muitas pessoas não sabem é que a casca das frutas é um elemento fundamental.

Por este motivo, a fruta inteira deveria ser consumida, pois faz muito bem à saúde, e assim são aproveitados todos os seus benefícios. Além disso, pode ajudar no emagrecimento!

No artigo de hoje, o meu objetivo é falar um pouco sobre a importância da casca das frutas, os benefícios, como aproveitá-las e também destacar quais sãos as melhores.

Não deixe de ler e compartilhar!

Casca das Frutas 

Eu já escrevi um artigo citando quais as 10 frutas que ajudam a emagrecer, já que algumas possuem grande concentração de frutose, e isso pode prejudicar o objetivo de emagrecer.

Lá você descobre quais são as melhores opções caso você tenha o objetivo de perder peso.

Casca das Frutas: Nutrientes E Vitaminas. Imagem: (Divulgação)

No geral, as frutas fazem maravilhas, pois são alimentos naturais, deliciosos, que possuem uma variedade de fibras, antioxidantes, vitaminas (principalmente vitamina C).

Elas têm uma baixa densidade energética e é quase impossível exagerar no seu consumo, pois elas saciam a fome!

Um estudo realizado pela American Society of Nutrition, descobriu que o risco de doenças cardíacas foi reduzido em 7% em pessoas que comiam frutas diariamente (1).

O ideal é que você coma uma porção de fruta por dia, para obter todos os benefícios dela e ao mesmo tempo não exagerar no consumo de carboidratos, principalmente se você segue uma dieta low carb.

Elas são alternativas para matar a fome ao longo do dia, como lanche, para quebrar o jejum e com certeza é melhor do que lanchinhos cheios de carboidratos, processados ou industrializados.

Por Que Comer a Casca das Frutas?

Muitos alimentos guardam seus mais importantes nutrientes principalmente nas suas cascas.

A casca das frutas é rica em fibras, que ajudam a manter o funcionamento do intestino; o que é essencial para quem quer perder peso. Além disso os minerais, vitaminas e antioxidantes presentes na casca podem combater o envelhecimento!

Casca das frutas: mais benefícios do que a polpa. Imagem: (Divulgação)

Mas por que a parte externa da fruta tem mais propriedades?

A casca das frutas é a parte que mais recebe energia através da luz solar e ela serve para proteger o resto da fruta, então os antioxidantes presentes nela são resistentes ao tempo, aos ataques dos insetos, dos fungos e das bactérias.

Por isso, comer a casca aumenta o valor nutricional da fruta, melhora a quantidade de vitaminas no seu corpo, aumenta a energia e pode até prevenir o câncer! (2)

Melhores Cascas e Como Aproveitá-las

Kiwi

Essa fruta tem mais vitamina C do que uma laranja, por exemplo. Além disso, é fonte de fibra, vitaminas E e K, cobre, potássio, manganês e folato.

A casca tem três vezes mais antioxidantes do que a polpa, e ela pode ser consumida no suco da própria fruta. Você pode bater a fruta inteira e fazer um suco, por exemplo. Ou até mesmo comer como se estivesse comendo uma maçã.

Banana

A casca da banana tem propriedades antibióticas, antifúngicas e enzimáticas, por exemplo. Ela contém fibra e luteína, um antioxidante que protege os olhos contra a exposição ultravioleta e combate a catarata, é também bom para a pele.

Além disso, a casca também possui triptofano, que impulsiona o humor. Pode ser comida crua ou cozida, depois de lavar bem.

Você pode fazer uma vitamina de banana batida, colocando a banana inteira no liquidificador. Você também pode fazer um chá com a casca da banana, deixando-a ferver dentro da água.

Frutas Cítricas

A casca das frutas cítricas são a parte mais antioxidante delas.

A casca melhora a resistência à insulina e reduz o mau colesterol (LDL), mantendo bons níveis do colesterol bom (HDL).

Além disso algumas delas como tangerina, limão e laranja, por exemplo, possuem alto teor de flavonoides, que ajudam a prevenir e tratar o câncer, e minimizar risco de doenças cardiovasculares.

O alto teor de vitamina C nas frutas cítricas oferece benefícios depurativos, diuréticos, relaxantes e digestivos. Você pode comer a casca dessas frutas em sucos, batendo a fruta inteira. Pode também fazer chás e infusões com suas cascas.

Uvas

Os maiores nutrientes da uva estão na casca. A uva também possui flavonoides que ajudam a prevenir câncer e doenças cardiovasculares, e possui também pigmentos antociânicos e Resveratrol.

Esses componentes trabalham protegendo os capilares sanguíneos e a saúde cardiovascular em geral, e são altamente antioxidantes. A uva é mais fácil de ser consumida com casca normalmente.

Maçã e Pera

A casca da maçã e da pera tem fibras insolúveis que melhoram o funcionamento do intestino. A casca contém ácido ursólico, que ajuda a manter os músculos saudáveis, tem propriedades anti-inflamatórias, previne o colesterol e potencializa a produção de colágeno.

Também contém pectina e um conjunto de fitoquímicos (quercetina, triterpenóides, ácido fenílico e polifenóis) que ajudam a regular o açúcar no sangue, melhorar a respiração, melhorar a função pulmonar e promover a saúde cardiovascular, além de combater a prisão de ventre. Coma a maçã e a pera sem descascar, lavando-as bem.

Abacaxi

A casca do abacaxi ajuda na digestão e evita a retenção de líquidos, ela possui fibras e vitamina C, além de uma enzima chamada bromelina que decompõe alimentos no sistema digestivo rapidamente, protegendo o estômago. Você pode preparar um chá com a casca do abacaxi.

Atenção aos Agrotóxicos!

Uma das principais razões para que as pessoas evitem as cascas das frutas, é a existência de agrotóxicos usados por produtores agrícolas. Acontece que é muito difícil se livrar dos agrotóxicos, a maioria dos alimentos acabará possuindo certa quantidade de pesticida.

Por isso, é extremamente necessário lavar bem frutas e legumes antes do seu consumo, pois isso tira o excesso dessas substâncias. Lavar corretamente os alimentos pode eliminar entre 75% e 80% dos resíduos químicos da casca.

Outros truques que podem minimizar o efeito ruim dos agrotóxicos incluem consumir frutas de época; comer alimentos detox como couve, repolho, brócolis, couve-flor, ervas e chás; tomar bastante água; e claro, e se possível consumir alimentos orgânicos, pois são mais naturais e não utilizam agrotóxicos e substâncias prejudiciais no plantio.

A melhor maneira de aproveitar todos os benefícios da casca da Fruta é através de sucos. Por isso, selecionei as melhores Receitas de Sucos, que além de saborosas desintoxicam o corpo.

 

Lave bem a casca, e aproveite!

Alimentação de verdade

Procure sempre ter uma alimentação de verdade, fuja dos alimentos processados e industrializados. Você pode baixar meu guia com os 10 melhores sucos detox, e incrementar o seu suco com as cascas das frutas que você utilizar.

Mas consumir de vez em quando alguns alimentos naturais, como as frutas e as cascas das frutas, não é bastante para garantir a boa saúde e prevenir doenças.

Se você costuma comer alimentos industrializados e processados, está à um passo ver a sua saúde minguar aos poucos.

Por isso, eu trago a revolução da saúde, um projeto que pretende mudar a cara da alimentação e da saúde para todos!

Você, os seus filhos e toda a família merecem uma transformação na saúde que realmente seja eficaz!

Por isso, eu desenvolvi o D7D. Que é um programa de desintoxicação que vai além da eliminação do peso físico. É um programa transformador que pode beneficiar sua vida e da sua família de várias maneiras.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : agrotóxicosalimentos orgânicoantioxidantesbaixa densidade energéticabenefícioscascacasca da bananacasca da frutacasca das frutascasca das frutas cítricascasca de abacaxicasca de bananacasca de fruta faz bemdiuréticosdoenças cardíacasdoenças cardiovascularesdr. juliano pimentele-bookemagrecimentofibrasflavonóidesfrutasfrutas cítricasfrutoselivro digitallow carbobjetivo de emagrecerperda de pesoquebrar o jejumsaudáveltangerinauvavitamina C

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta