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Alimentação

Casca das Frutas: Benefícios Para Saúde e Como Aproveitá-la

Dr. Juliano Pimentel

As frutas são extremamente saudáveis para a saúde, mas o que a muitas pessoas não sabem é que a casca das frutas é um elemento fundamental.

Por este motivo, a fruta inteira deveria ser consumida, pois faz muito bem à saúde, e assim são aproveitados todos os seus benefícios. Além disso, pode ajudar no emagrecimento!

No artigo de hoje, o meu objetivo é falar um pouco sobre a importância da casca das frutas, os benefícios, como aproveitá-las e também destacar quais sãos as melhores.

Não deixe de ler e compartilhar!

Casca das Frutas 

Casca das Frutas: Nutrientes E Vitaminas. Imagem: (Divulgação)

Eu já escrevi um artigo citando quais as 10 frutas que ajudam a emagrecer, já que algumas possuem grande concentração de frutose, e isso pode prejudicar o objetivo de emagrecer.

Lá você descobre quais são as melhores opções caso você tenha o objetivo de perder peso.

No geral, as frutas fazem maravilhas, pois são alimentos naturais, deliciosos, que possuem uma variedade de fibras, antioxidantes, vitaminas (principalmente vitamina C).

Elas têm uma baixa densidade energética e é quase impossível exagerar no seu consumo, pois elas saciam a fome!

Um estudo realizado pela American Society of Nutrition, descobriu que o risco de doenças cardíacas foi reduzido em 7% em pessoas que comiam frutas diariamente (1).

O ideal é que você coma uma porção de fruta por dia, para obter todos os benefícios dela e ao mesmo tempo não exagerar no consumo de carboidratos, principalmente se você segue uma dieta low carb.

Elas são alternativas para matar a fome ao longo do dia, como lanche, para quebrar o jejum e com certeza é melhor do que lanchinhos cheios de carboidratos, processados ou industrializados.

Por Que Comer a Casca das Frutas?

Casca das frutas: mais benefícios do que a polpa. Imagem: (Divulgação)

Muitos alimentos guardam seus mais importantes nutrientes principalmente nas suas cascas.

A casca das frutas é rica em fibras, que ajudam a manter o funcionamento do intestino; o que é essencial para quem quer perder peso. Além disso os minerais, vitaminas e antioxidantes presentes na casca podem combater o envelhecimento!

Mas por que a parte externa da fruta tem mais propriedades?

A casca das frutas é a parte que mais recebe energia através da luz solar e ela serve para proteger o resto da fruta, então os antioxidantes presentes nela são resistentes ao tempo, aos ataques dos insetos, dos fungos e das bactérias.

Por isso, comer a casca aumenta o valor nutricional da fruta, melhora a quantidade de vitaminas no seu corpo, aumenta a energia e pode até prevenir o câncer! (2)

Melhores Cascas e Como Aproveitá-las

Kiwi: essa fruta tem mais vitamina C do que uma laranja e é fonte de fibra, vitaminas E e K, cobre, potássio, manganês e folato.

A casca tem três vezes mais antioxidantes do que a polpa, e ela pode ser consumida no suco da própria fruta. Você pode bater a fruta inteira e fazer um suco, por exemplo. Ou até mesmo comer como se estivesse comendo uma maçã.

Banana: a casca da banana tem propriedades antibióticas, antifúngicas e enzimáticas. Ela contém fibra e luteína, um antioxidante que protege os olhos contra a exposição ultravioleta e combate a catarata, é também bom para a pele.

A casca também possui triptofano, que impulsiona o humor. Pode ser comida crua ou cozida, depois de lavar bem.

Você pode fazer uma vitamina de banana batida, colocando a banana inteira no liquidificador. Você também pode fazer um chá com a casca da banana, deixando-a ferver dentro da água.

Frutas Cítricas: a casca das frutas cítricas são a parte mais antioxidante delas.

A casca melhora a resistência à insulina e reduz o mau colesterol (LDL), mantendo bons níveis do colesterol bom (HDL).

Além disso algumas delas como tangerina, limão e laranja possuem alto teor de flavonoides, que ajudam a prevenir e tratar o câncer, e minimizar risco de doenças cardiovasculares.

O alto teor de vitamina C nas frutas cítricas oferece benefícios depurativos, diuréticos, relaxantes e digestivos. Você pode comer a casca dessas frutas em sucos, batendo a fruta inteira. Pode também fazer chás e infusões com suas cascas.

Uvas: os maiores nutrientes da uva estão na casca. A uva também possui flavonoides que ajudam a prevenir câncer e doenças cardiovasculares, e possui também pigmentos antociânicos e Resveratrol.

Esses componentes trabalham protegendo os capilares sanguíneos e a saúde cardiovascular em geral, e são altamente antioxidantes. A uva é mais fácil de ser consumida com casca normalmente.

Maçã e Pera: a casca da maçã e da pera tem fibras insolúveis que melhoram o funcionamento do intestino. A casca contém ácido ursólico, que ajuda a manter os músculos saudáveis, tem propriedades anti-inflamatórias, previne o colesterol e potencializa a produção de colágeno.

Também contém pectina e um conjunto de fitoquímicos (quercetina, triterpenóides, ácido fenílico e polifenóis) que ajudam a regular o açúcar no sangue, melhorar a respiração, melhorar a função pulmonar e promover a saúde cardiovascular, além de combater a prisão de ventre. Coma a maçã e a pera sem descascar, lavando-as bem.

Abacaxi: a casca do abacaxi ajuda na digestão e evita a retenção de líquidos, ela possui fibras e vitamina C, alé de uma enzima chamada bromelina que decompõe alimentos no sistema digestivo rapidamente, protegendo o estômago. Você pode preparar um chá com a casca do abacaxi.

Atenção aos Agrotóxicos!

Uma das principais razões para que as pessoas evitem as cascas das frutas, é a existência de agrotóxicos usados por produtores agrícolas. Acontece que é muito difícil se livrar dos agrotóxicos, a maioria dos alimentos acabará possuindo certa quantidade de pesticida.

Por isso, é extremamente necessário lavar bem frutas e legumes antes do seu consumo, pois isso tira o excesso dessas substâncias. Lavar corretamente os alimentos pode eliminar entre 75% e 80% dos resíduos químicos da casca.

Outros truques que podem minimizar o efeito ruim dos agrotóxicos incluem consumir frutas de época; comer alimentos detox como couve, repolho, brócolis, couve-flor, ervas e chás; tomar bastante água; e claro, e se possível consumir alimentos orgânicos, pois são mais naturais e não utilizam agrotóxicos e substâncias prejudiciais no plantio.

A melhor maneira de aproveitar todos os benefícios da casca da Fruta é através de sucos. Por isso, selecionei as melhores Receitas de Sucos, que além de saborosas desintoxicam o corpo.

Receitas para ter vitalidade

Lave bem a casca, e aproveite!

Procure sempre ter uma alimentação de verdade, fuja dos alimentos processados e industrializados. Você pode baixar meu guia com os 10 melhores sucos detox, e incrementar o seu suco com as cascas das frutas que você utilizar.

Mas consumir de vez em quando alguns alimentos naturais, como as frutas e as cascas das frutas, não é bastante para garantir a boa saúde e prevenir doenças.

Se você costuma comer alimentos industrializados e processados, está à um passo ver a sua saúde minguar aos poucos.

Por isso, eu trago a revolução da saúde, um projeto que pretende mudar a cara da alimentação e da saúde para todos!

Você, os seus filhos e toda a família merecem uma transformação na saúde que realmente seja eficaz!

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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