close
Alimentação

Churrasco: O Que é Saudável Comer E o que Evitar?

Dr Juliano Pimentel

Mesmo que você esteja no processo de emagrecimento, não precisa evitar o churrasco. Ele não precisa ser o vilão da sua dieta.

Assim como vários pratos e comidas, se você consumir o churrasco da maneira certa e comendo o que é saudável; excluindo o que não faz bem, ele pode fazer parte do seu cardápio, sim! Basta fazer escolhas certas.

Não deixe de ler e compartilhar!

Churrasco: O que comer

Descobra agora o que é saudável comer no churrasco.

Esses alimentos você pode consumir sem culpa!

1. Carne de boi

Alcatra, fraldinha, maminha, vitela, picanha, filé mignon, e assim por diante.

A carne vermelha contém todos os aminoácidos essenciais ao corpo humano, além de ser rica em ferro, zinco e vitaminas do complexo B. Ela é rica em proteínas, e possui um alto teor de fosfato.

2. Frango

Existem muitas partes deliciosas do frango para serem usadas em um churrasco! O frango é fonte abundante de vitaminas, em especial vitaminas do complexo B: B2 e B12. Ele também possui proteínas.

O metabolismo celular precisa delas para os processos energéticos, e em funções do sistema nervoso. Elas são importantes também para o intestino, a pele, os cabelos, o estômago, a boca e o fígado.

3. Carne de Porco

Rica em proteínas, minerais e fonte de vitamina B1, a carne de porco é um dos principais aliados para a nossa saúde.

Ela é benéfica para a saúde cardiovascular, assim como para metabolizar os carboidratos e produzir energia.

Ao mesmo tempo apresenta em sua composição nutricional, importantes doses de niacina e riboflavina que contribuem para o melhor funcionamento do nosso sistema nervoso.

4. Peixe

O peixe é rico em ômega 3, que ajuda a reduzir o peso, acelera o metabolismo, reduz o risco de várias doenças crônicas, equilibra os níveis de triglicérides, previne a artrite, reduz os sinais de envelhecimento, melhora a saúde capilar e fortalece o sistema imunológico.

5. Farofa de Chia

Se o churrasco for na sua casa, experimente substituir a farofa normal por uma farofa de chia.

As sementes de Chia são de fácil digestão, fáceis de serem incluídas na alimentação e muito benéficas para o organismo, tanto que são consideradas como um dos alimentos mais densos em nutrientes do planeta.

Elas são ricas em fibras (mais de 80%), proteínas, gorduras omega-3, vitamina E, minerais, ferro, selênio, cálcio, cobre, fósforo, manganês

6. Vegetais e legumes grelhados

Você pode grelhar abobrinha, cenoura, cebola, pimentão, tomate, brócolis.

Existem muitas opções de legumes e vegetais que podem ser grelhados e acrescentados ao seu churrasco. Além de serem muito saborosos, são extremamente saudáveis por serem antioxidantes cheios de nutrientes e vitaminas.

7. Salada de folhas

Uma ótima opção para manter você saciada num churrasco e que contém diversos benefícios para a saúde. As folhas são ricas em vitaminas A, B, C e K, além de mineirais.

Elas ajudam no processo digestivo e previnem inflamações. São ótimas para quem quer emagrecer!

8. Frutas

Na hora da sobremesa, em vez de comer sorvete, bolo ou torta, prefira uma salada de frutas. Você também pode fazer um abacaxi grelhado, por exemplo.

Mas não exagere, caso seu objetivo seja emagrecer, pois os alimentos que contém açúcar, mesmo que naturais, podem desacelerar o seu processo de emagrecimento.

9. Tempero de limão e pimenta do reino

O limão expulsa as gorduras do corpo, e a pimenta é um alimento termogênico que ajuda a queimar calorias!

Churrasco: O que Evitar

Churrasco: Evite os alimentos embutidos e processados. Imagem: (Divulgação)

1. Embutidos

As linguiças e os salsichões são carnes processadas e insalubres que prejudicam a sua saúde! Elas apresentam moléculas propícias a atrapalhar a vida das células.

2. Pão Branco

Pão francês ou pão de alho. O pão é feito de farinha branca, que engorda.

A farinha branca é digerida muito rápido. Com isso, o corpo não tem tempo de se sentir saciado. Resultado: come-se além do necessário e, consequentemente, ganha-se gordura corporal (1). Além dos problemas de saúde causados pelo glúten.

3. Maionese

A batata é um carboidrato bastante calórico, e se comida em excesso pode engordar.

Além disso, muitas vezes a maionese é preparada com maionese industrializada, cheia de sódio, óleo de soja e outras substâncias que fazem mal ao organismo.

Você pode substituir a maionese tradicional por outras opções saudáveis.

4. Arroz

O arroz é rico em carboidrato, pois é cheio de amido, portanto, dificulta o emagrecimento. Substitua por arroz de couve-flor ou quinoa.

5. Cerveja

Beber muita cerveja pode piorar os seus hábitos alimentares e incentivá-la a comer mais. Além disso ela é extremamente calórica, podendo ter 150 calorias em um copo. Escolha opções saudáveis de bebidas

6. Refrigerante

Refrigerante contém muito teor de açúcar e componentes que enfraquecem os órgãos e seu funcionamento.

Um estudo descobriu que as pessoas que bebiam refrigerante dentro de uma dieta normal consumiam 17% mais calorias do que antes.

Ao longo do tempo, isso poderia facilmente levar a ganho de peso significativo (2).

Isso mostra que você pode acabar comendo muito mais num churrasco se estiver tomando refrigerante.

7. Sobremesas açucaradas

Você deve estar pensando: “nossa, mas eu não posso comer nada disso?” Mas, reflita, qual é a verdadeira essência do churrasco? As carnes! Estas são extremamente saudáveis.

Por isso, saiba agora os alimentos que você deve consumir no churrasco, sem culpa!

Dicas

Antes do churrasco, planeje-se! Pense no que vai comer e nas atitudes que irá tomar, se você gosta de farofa, pense em levar ou fazer uma farofa saudável de quinoa ou chia antes do churrasco.

No geral, uma pessoa que come na média, mas sem tomar cuidado com a escolha dos alimentos e a quantidade, ingere cerca de 1.000 calorias em uma churrascada.

Isso porque a comida vai chegando, chegando, chegando e você vai comendo, comendo e comendo.

Quem tem mais fome consome facilmente 2.000 calorias em uma tarde, entre farofa, maionese, queijo coalho, refrigerante e carnes embutidas, fora a bebida alcoólica (cinco latinhas de cerveja adicionam mais 750 calorias no seu organismo).

Por isso, preste atenção nas quantidades, faça escolhas certas, coma devagar, mastigue bastante e aproveite as pessoas ao seu redor para não ir engolindo tudo que é servido!

Faça bom proveito da situação social, converse bastante.

Substitua o refrigerante e a cerveja por água, sucos naturais de frutas batidas e quem sabe um bom vinho tinto? Além de ser mais saudável, você será mais chique.

Agora que você sabe os alimentos saudáveis e os alimentos ruins de um churrasco, não precisa evitar as situações sociais para seguir uma alimentação de verdade!

Vamos colocar em prática essas dicas?

Mas mesmo que você consuma de vez em quando alguns alimentos naturais, isso não é bastante para garantir a boa saúde e prevenir doenças.

Você, os seus filhos e toda a família merecem uma transformação na saúde que realmente seja eficaz!

Eu desenvolvi um e-book para ajudar você a fazer essa transformação, com todas as informações que você precisa e um guia passo a passo para implementar.

Tenha acesso aos Bônus Exclusivos!!
Clique na imagem abaixo e adquira agora o meu livro digital:

VIVA MELHOR SEM GLÚTEN V 2.0

Ebook Viva Sem Glúten, Dr. Juliano Pimentel

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

BAIXE AGORA O MEU GUIA COM OS
10 MELHORES SUCOS DETOX PARA EMAGRECER COM SAÚDE!!

[/vc_column_text]

[/vc_column][/vc_row]

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alimentaçãoaminoácidos essenciaisCarne de boicarne de porcocervejachurrascodestaquedr. juliano pimentele-bookFarofa de Chiafonte de vitamina B1niacinaômega-3peixereduzir o pesorefrigerantesaúdesistema imunológicosistema nervosotriglicéridesvitamina evitaminasvitaminas do complexo BZinco

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta