close
AlimentaçãoFitness

Comer Consciente Ajuda a Emagrecer Neste Verão

Como são realizadas as suas refeições? Você sente o sabor da comida ou come rápido demais? Em frente à televisão, computador, ou mexendo no celular? Atualmente pode parecer comum fazer as refeições dessa forma, devido à correria da jornada de trabalho, compromissos, distrações e ansiedade. Mas saiba que isso pode ser uma sabotagem para o seu emagrecimento. Já ouviu falar em Comer consciente, e que esse método pode ajudar você a perder peso?

Estudos comprovam que a forma como você realiza as suas refeições e a sua relação com a comida, influenciam no seu peso.

Quer saber o que é comer consciente, e como isso beneficia o emagrecimento?

Não deixe de ler e compartilhar!

Comer Consciente

Comer Consciente: Qual a Importância para Emagrecer. Imagem: (Divulgação)

O que é comer consciente? É uma técnica para ajudar você a comer de forma mais consciente e aprender a controlar os hábitos alimentares.

Ela pode ajudar você a controlar a compulsão alimentar, melhorar a disposição e a emagrecer com saúde. Comer consciente se baseia em um conceito budista: a atenção plena. Usada como uma forma de meditação para ajudar a reconhecer e a lidar com as emoções e sensações físicas (3).

Pode ser vista como um tipo de reforma íntima.

Esse método já foi utilizado por muitos especialistas para tratar transtornos alimentares e emocionais (4,5).

Pode ajudar você a prestar atenção às suas vontades, desejos alimentares e as motivações.

Comer consciente envolve comer com propósito, de propósito, com consciência, sem distração. Isso faz com que você se alimente adequadamente, na quantidade que satisfaz a fome, sem exageros e sem passar mal depois.

Então, como conseguir comer consciente?

Como Comer Consciente

Comer Consciente: Como? Imagem: (Divulgação)

Mas então, como conseguir comer consciente e evitar os problemas da obesidade?

1- Silencie a TV, o celular e outras distrações

Para comer consciente você precisa entender a importância para a saúde e o emagrecimento; e fazer as mudanças necessárias no seu estilo de vida.

Quando você come em frente à televisão, o que você vê? Propagandas de alimentos industrializados, ricos em conservantes, sódio, açúcar refinado, embutidos e processados.

E depois de assistir a esses comerciais, qual é a primeira coisa que vem a sua cabeça? uma cerveja bem gelada? refrigerante bem gelado? um doce saboroso? um hambúrguer quentinho, com queijo derretido, tomate, alface, bacon? pizza? (1)

As propagandas utilizam muito bem o poder visual que tem sobre nós, entre o desejo e a necessidade.

Pois bem, comer com distrações, como em frente à televisão faz aumentar a vontade por alimentos que engordam, em consequência, você vai procurar por alimentos desse tipo para saciar a vontade.

Como eu sempre falo, esse tipo de alimentação engorda, e causa diversos problemas de saúde.

Outros tipos de distrações também são prejudiciais, você come mais do que deveria sem perceber e o seu cérebro não tem tempo para “entender” que você está satisfeita (o).

Isso prejudica o seu processo de emagrecimento e faz você engordar.

Esse problema não afeta somente os adultos, mas também as crianças e adolescentes.

Então durante as refeições, desligue a televisão, o vídeo game e não mexa no celular.

Esforce-se para tornar isso um novo hábito. Mudar os hábitos requer foco e determinação. Junte forças e fuja das distrações.

O mesmo vale para as crianças. Você vai ajudá-las a prevenir a obesidade ou a perder peso.

2-Entenda a Motivação para comer

Qual a sua motivação para comer? fome? vontade? ansiedade? frustração? está triste? Quando você deixe as emoções guiarem as suas refeições, deixa a porta aberta para os excessos e para os alimentos que estimulam a gratificação. E isso é um perigo, pois acaba comendo mais do que deveria e gostaria.

Os alimentos que as pessoas mais procuram quando estão com sentimentos negativos, não são alimentos saudáveis como carne, sementes, legumes e frutas.

Elas procuram os doces, alimentos gordurosos (hidrogenados), excesso de sódio e industrializados. Já aconteceu com você?

Preste atenção à sua motivação para comer e só coma quando sentir fome e a quantidade que satisfaça realmente.

Eu tenho aqui algumas dicas:

Alívio da ansiedade

Dicas para parar de comer doces

Meditação

Exercícios mentais

Se for necessário, procure ajuda necessária para tratar o estresse, depressão e a ansiedade.

3-Saboreie o Alimento

Use esse momento para saborear a refeição e aprender a comer devagar. Sinta o aroma, observe as cores, textura e o sabor dos alimentos, e use os seus sentidos.

Isso também pode ajudar você a aprender a comer devagar, prestar atenção aquilo que você come e a sentir prazer em comer alimentos saudáveis.

Essas dicas vão ajudar você a substituir pensamentos e reações que podem ser automáticas, por respostas conscientes e saudáveis. É uma forma de treinar o seu corpo e a sua mente para você emagrecer com saúde.

Coloque hoje mesmo em prática essas dicas e foque no objetivo de perder peso nesse verão, e caso você já tenha o peso ideal, foque em mantê-lo.

Comer consciente é importante e pode ir incluído como um novo hábito saudável, porém; não é o bastante para prevenir doenças, evitar a obesidade e ter mais saúde.

Se você costuma comer alimentos industrializados e processados, e não pratica atividades físicas vai continuar prejudicando o seu organismo. É necessário um conjunto de ações a favor da sua saúde.

Por isso eu trago a revolução da saúde, um projeto que pretende mudar a cara da alimentação e da saúde de todos!

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : alimentos industrializadosansiedadeComer Conscientecompromissoscompulsão alimentarconceito budistacriançasdeterminaçãodistraçõesdocesdr. juliano pimentelemagrecimentoforça de vontadefrustraçãohambúrguerjornada de trabalhomotivação para comerobjetivo de perder pesoperder pesoprevenir a obesidaderefeiçõesreforma íntimarelação com a comidasem exagerossensações físicasverão

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.