close
Alimentação

Comida e Hábitos Saudáveis do Japão

Dr Juliano Pimentel

Os japoneses são conhecidos pela longevidade; e isso é devido à vários fatores relacionados à genética, alimentação e hábitos saudáveis, de acordo com o Centro Nacional de Pesquisas Oncológicas (1). A “comida japonesa” servida aqui no Brasil, não é tão parecida com o que realmente é consumido no Japão.

Neste artigo eu vou falar sobre a comida japonesa de verdade, sobre o que é servido no Brasil que não é saudável, e o que é mais adequado consumir.

Não deixe de ler e compartilhar!

Comida e Hábitos do Japão

A dieta dos japoneses é considerada a chave da longevidade, pois ela é pobre em sal e repleta de alimentos antioxidantes que protegem de doenças como obesidade, problemas cardíacos e câncer.

Ao contrário do que se pensa, os japoneses não comem só sushi e sashimi! A comida japonesa é constituída, principalmente por verduras e legumes refogados, frutas, grãos, carnes brancas (especialmente peixe e frango) e alimentos ricos em nutrientes e baixas calorias.

As algas também são consumidas, e são extremamente saudáveis!

Os japoneses tomam bastante chá verde, que é um poderoso antioxidante que combate os radicais livres que provocam o envelhecimento das células; além de combater agentes cancerígenos.

Por ser rico em flavonoides, o consumo de chá verde reduz o risco de derrames.

A cafeína presente no chá contribui para a memória e saúde mental em geral, desde que usada com cautela. O chá verde também aumenta a imunidade e ajuda a desintoxicar o fígado.

Outro ponto positivo que pode ser visto sobre a alimentação no Japão, é a baixa quantidade de sódio na comida, diferentemente do Brasil onde os pratos são exageradamente salgados.

molho de soja (molho shoyu) não é tão consumido lá quanto é aqui; ele possui altíssimas quantidades de sódio. Além disso, enquanto na cultura ocidental o hábito de lanchar é bastante comum, no Japão os horários das refeições são mais fixos.

A “comida japonesa” servida aqui no Brasil é bem diferente; até porque são acrescentados ingredientes que não estão na culinária oriental; mas foram adicionados aos pratos aqui, para “abrasileirar” o alimento e deixá-lo mais apetitoso para o nosso “olho grande”.

Por isso, é muito comum aqui no Brasil, restaurantes japoneses que servem sushi, sashimi e temaki com cream-cheese, ou o chamado “hot-roll” que é empanado e frito… com muito glúten. Existe até sushi de chocolate.

Por isso, você pode ouvir que a comida japonesa é extremamente saudável, mas na verdade; esses vários ingredientes que são colocados nela aqui no Brasil fazem com que ela seja bastante engordante, especialmente se for em excesso.

Hábitos saudáveis japoneses

Os japoneses praticam vários hábitos saudáveis que contribuem para sua aparência saudável, e para sua longevidade.

– Cultivam um jardim: muitos japoneses possuem um jardim em casa, o que os obriga a fazerem atividade física, e se alimentem de coisas naturais.

– Passam bastante tempo ao ar livre: com isso absorvem vitamina D.

– São ativos até a terceira idade: gostam bastante de passear ao ar livre, e fazer atividades físicas, e eles continuam ativos até o fim da vida.

– Fazem alongamento pela manhã: eles fazem exercícios simples e rápidos, que ajudam a manter a forma e a energia ao longo do dia.

Postura correta: alguns japoneses possuem poucos móveis em casa, eles sentam em tatames, o que os obriga a manter a postura ereta, e o abdômen “tenso”, pois não possuem encosto – isso ajuda muito a evitar dores no corpo.

Medicina preventiva: possuem o costume de fazer exames anualmente, para descobrirem doenças no seu estágio inicial e curá-las antes que seja tarde demais. Isso contribui bastante para a expectativa de vida, e deveria ser mais praticado no Brasil.

Eu falo sempre sério quando peço que consultem um profissional da saúde sobre os possíveis problemas que você possa ter!

Agora que você sabe um pouco mais da cultura japonesa, espero que considere começar alguns hábitos saudáveis como estes em sua vida.

Procure ter uma alimentação de verdade, assim como os japoneses e outras milhões de pessoas no mundo que cuidam da saúde.

E se o seu objetivo é melhorar a alimentação e viver melhor, prevenindo doenças e potencializando a saúde; eu tenho uma notícia incrível!

Eu desenvolvi um e-book para ajudar você a fazer essa transformação, com todas as informações que você precisa e um guia passo a passo para implementar na sua vida.

Tenha Acesso Aos Bônus Exclusivos.

Quer saber como conseguir? Então clique na imagem abaixo e adquira agora o meu livro digital:

VIVA MELHOR SEM GLÚTEN V 2.0

Ebook Viva Sem Glúten, Dr. Juliano Pimentel

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

BAIXE AGORA O MEU GUIA COM OS
10 MELHORES CHÁS PARA EMAGRECER!

[/vc_column_text]

[/vc_column][/vc_row]

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alimentos antioxidantesalongamentobaixas caloriaschá verdechave da longevidadecomidacomida japonesaculinária orientalcultura japonesadestaquedieta dos japonesesdr julliano pimenteljapãojaponeseslegumes refogadosMedicina preventivamolho de sojamolho shoyuobesidadePostura corretasashimisaúdesushisushi de chocolatetatamestemakitempo ao ar livrevitamina d

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

1 Comentário

Enviar Resposta