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Alimentação

Como Convencer Seu Filho a Comer Alimentos Saudáveis

Dr Juliano Pimentel

Convencer seu filho a comer alimentos saudáveis pode ser um desafio.Propagandas de alimentos pobres em nutrientes, mas atrativos visualmente bombardeiam o campo visual das crianças.

Esses alimentos são ricos em açúcares, conservantes, sódio, carboidratos e glúten.

Aos poucos destroem a saúde dos pequenos e são responsáveis em grande parte pela onda de obesidade e doenças em crianças.

Neste artigo eu irei apresentar alguns alimentos para você incluir na alimentação das crianças.

Não deixe de ler e compartilhar!

Como Convencer Seu Filho

Tenha a Determinação de Convencer Seu Filho a Comer Bem

Para convencer seu filho a se alimentar bem, é preciso estimular o paladar da criança para introduzir na alimentação os alimentos que realmente vão fazer a diferença na saúde e no bom desenvolvimento deles, como alimentos ricos em fibras, minerais, vitaminas e proteínas.

Incentivar através do seu exemplo, é uma forma de começar uma reeducação alimentar dos seus filhos.

As crianças observam se você se alimenta de forma saudável ou não, e vão querer imitar você.

Afinal, o seu exemplo é tudo para os seus filhos, comece a prestar atenção ao que você come e ao que oferece de alimento para as crianças.

Outra boa dica, é pedir a ajuda dos pequenos para cozinharem juntos, inventando novas formas de usar os legumes, verduras, frutas e carnes.

Mostre como pode ser divertido e gostoso.

Tenha em mente também que você é o adulto, é quem tem a responsabilidade de cuidar da saúde da criança, e responsável pelo que compra para ela.

Então se você deixa de comprar ou reduz o consumo de alimentos industrializados está cuidando do bem-estar e a saúde deles.

Lembre-se que aquilo que eles comem, refletirá na vida futura, na disposição, autoestima e em muitos outros aspectos.

Veja abaixo algumas sugestões saudável de alimentos diversificados para  convencer o seu filho a comer bem.

Sementes de Chia

Chia e os Seus Benefícios

As sementes de Chia são de fácil digestão, fáceis de serem incluídas na alimentação e muito benéficas para o organismo, tanto que são consideradas como um dos alimentos mais densos em nutrientes do planeta.

Elas são ricas em fibras (mais de 80%), proteínas, gorduras omega-3, vitamina E, minerais, ferro, selênio, cálcio, cobre, fósforo, manganês (1234).

Chia é rica em antioxidantes

Ácido Caffeic: Responsável por auxiliar no combate de inflamações no corpo, abundante em muitos alimentos vegetais (5).

Quercetina: Considerado um poderoso antioxidante que pode reduzir o risco de doenças cardíacas, osteoporose e alguns tipos de câncer (6,7).

Ácido Clorogênico: Antioxidante conhecido por diminuir a pressão arterial (8,9).

Kaempferol: Um antioxidante associado a diminuição do risco de câncer ou outras doenças crônicas (10,11).

Dicas

Você pode usar a chia em preparações salgadas e doces como panquecas e pães sem glúten, ovos mexidos, legumes, molhos caseiros, entre outro.

É só usar a imaginação.

Rabanetes

Rabanetes

Ele faz parte da família Brassicaceae, junto com o repolho. Em 116 gramas de rabanete você encontra carboidratos, 19 calorias, proteína, fibras, vitamina C, vitamina B6, folato, manganês e 0,1 gramas de gordura (12).

Benefícios do Rabanete

Desintoxicação

Alguns dos benefícios do rabanete estão as propriedades de desintoxicação que auxiliam na limpeza  do sangue de toxinas e resíduos indesejáveis.

Controle De Peso

Devido a sua boa concentração de fibras ajuda a regular o trânsito intestinal, evita a prisão de ventre e junto com ela também as hemorróidas. Ele também pode auxiliar na diminuição do “mau colesterol”, devido as lipoproteínas de baixa densidade.

A fibra demora a ser digerida, por isso, quando a criança consome alimentos rico em fibras ela fica satisfeita por mais tempo, come menos e isso ajuda a evita o excesso nas alimentações.

A alimentação em excesso não é bom sem para você, e nem para as crianças.

O rabanete pode ser usado em sucos, saladas, cozidos com outros legumes e assado em formato de chips.

Saúde do Coração

Ele pode auxiliar na redução de incidências de doenças cardíacas, o rabanete possui um flavonóide chamado antocianinas, o mesmo tipo de flavonóide que você encontra no mirtilo (fruta).

De acordo com pesquisas internacionais, as antocianinas possuem propriedades antiinflamatórias que podem auxiliar na redução de riscos de doenças cardiovasculares, assim como os seus efeitos como a doença arterial periférica, insuficiência cardíaca e até mesmo doenças renais.

Também podem auxiliar na redução do estresse oxidativo e na inflamação (13).

Alcachofras

Benefícios da Alcachofra

São nutritivas e consideradas o vegetal com a melhor fonte de fibras do mundo, ele também é rico em folato e vitamina K.

Estudos mostram que a alcachofra ajuda a proteger as células que revestem as artérias e contém fibras prebióticas que nutrem as bactérias “boas” do seu intestino (14,15).

Benefícios da Alcachofras

Antioxidante E Pode Previnir O Câncer

De acordo com estudos, a alcachofra possui uma quantidade considerável de antioxidantes e fitonutrientes como a quercetina, rutina, ácido gallic e cynarin.

Também possui uma contagem elevada de ORAC (Capacidade de Absorção Radical Do Oxigênio) que testa o poder da planta de absorver e eliminar radicais livre.

O consumo da alcachofra também pode auxiliar na prevenção do câncer, pois, as células cancerígenas podem crescer parcialmente devido a oxidação e aos radicais livres acumulados no organismo.

Desintoxicação Do Fígado E Sistema Digestivo

A alcachofra possui a capacidade de aumentar a produção da bile digestiva e como eu já falei, ajuda a desintoxicar o corpo.

Pesquisas comprovam que ela é benéfica para a flora intestinal, reduzindo os sintomas relacionados á doença digestiva e podendo impulsionar o aumento da imunidade, já que boa parte da imunidade do corpo é realizada no intestino.

A substância cynarin mostrou resultados positivos em estimular de forma benéfica a produção de bile, que é produzida pelo fígado, e que é responsável por permitir a digestão e por ajudar na absorção de nutrientes (16).

Perda De Peso

Por ser rica em fibras, a alcachofras é importante para várias funções no seu organismo, ela mantém o sistema digestivo funcionando regularmente e alivia os sintomas de constipação e diarreia, ajuda a diminuir o colesterol, eliminar o açúcar no sangue.

Pesquisas confirmam que a fibra solúvel, como a que encontramos na alcachofra, é uma ótima maneira de evitar a gordura visceral perigosa, aquela que se acumula em torno dos órgãos e pode acarretar em diversas doenças graves.

A fibra presente na alcachofra auxilia na perda de peso por ter a capacidade de após ingerida, inchar e expandir-se no seu  estômago e intestino, ela absorve os fluidos e proporciona uma sensação de saciedade.

Não se esqueça de incluir sempre os alimentos de verdade na sua alimentação e na alimentação das crianças, como ovos, legumes, verduras, frutas, carnes e muita água.

No meu site existem muitas receitas práticas para preparar com as crianças, como: Chips de Coco, Salada de Pera e Espinafre e muito mais

Também é fundamental consultar o pediatra sobre a saúde do seus filhos e o que eles podem consumir.

E como eu disse antes, o seu exemplo e determinação em mudar os hábitos alimentares e estilo de vida, é o que vai convencer seu filho a comer melhor.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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