close
Alimentação

Corantes Alimentares: Nocivos ou Inofensivos?

Dr Juliano Pimentel

Será que o consumo dos corantes alimentares que estão presentes nos alimentos, pode prejudicar a saúde?  Isso é um monte de tinta entrando nos nossos alimentos, nossos corpos e nos corpos dos nossos filhos.

A adição de corantes alimentares pode tornar o alimento mais “fresco” e mais atraente, aumentando assim as vendas; eles se tornam mais atrativos e estimulam a visão e o paladar. 

Mas as cores artificiais nos alimentos não trazem consequências para a saúde, tão bonitas quanto a sua aparência.

Eles apresentam riscos que incluem hiperatividade infantil. Alguns também apresentam risco de câncer e reações alérgicas.

Dia após dia, ano após ano, esses corantes estão envenenando o organismo de milhares de pessoas, particularmente os corpos vulneráveis ​​e ainda em crescimento das crianças.

Nesse artigo apresentarei os efeitos dos corantes alimentares para o organismo.

Não deixe de ler e compartilhar!

Corantes Alimentares

Corantes Alimentares: Nocivos ou Inofensivos? Imagem: (Divulgação)

Presentes em alimentos industrializados como massas, alimentos congelados, embalados, margarina, bebidas, sorvete, gelatina, dentre outros; os corantes são aditivos alimentares artificiais.

A diferença entre os corantes naturais e artificiais, é o que o corante natural vem de plantas, animais e até de minérios. Este não apresentam resistência, pois são sensíveis a luz e possuem odor mais forte.

Eles possuem algum tipo de nutrientes. Contudo, são poucos ou nem utilizados na fabricação de produtos industrializados.

Já os corantes artificiais não possuem valor nutritivo; e servem apenas para colorir os alimentos durante o processo de industrialização.

Tornando os alimentos processados mais atraentes, principalmente para as crianças.

As cores artificiais contêm vários produtos químicos e são geralmente derivados de produtos petrolíferos. Convenientemente, eles estão disponíveis em várias formas, incluindo líquidos, pós, géis e pastas.

Riscos dos Corantes Artificiais

 

Corantes Alimentares podem causar ou piorara os problema de pele. Imagem: (Divulgação)

Os corantes podem interferir no processo metabólico e neurológico, quando utilizados com frequência. Além disso, o consumo pode gerar alergias, irritação no estomago e prejudicar a pele.

Como exemplo, aproximadamente 1 em cada 10.000 pessoas poderiam sofrer urticária e coceira após o consumo do corante alimentar artificial Amarelo Número 5 – uma coloração usada amplamente em bebidas, sobremesas, doces e outros produtos (1).

Os principais sintomas alérgicos são:

– Vermelhidão pelo corpo;

– Enjoo;

– Falta de ar;

– Coceira;

– Fadiga;

– Rinite;

– Broncoespasmos;

– Crises asmáticas;

Eczemas.

O Centro de Ciência do Interesse Público (CSPI), divulgou um relatório detalhando o potencial de corantes artificiais para contribuir com a hiperatividade em crianças, aumentar o risco de câncer e levar a outros problemas de saúde (2).

Uma pesquisa avaliou os corantes mais utilizados recentemente e seus efeitos para a saúde. Confira (3):

1- Azul Brilhante

Um estudo sugeriu a possibilidade do corante Azul Brilhante causar tumores renais em camundongos. Ele está presente em bebidas, alimentos em pó, doces, cereais, entre outros produtos.

2- Azul Carmine

O corante Azul Carmine pode causar uma incidência significativa de tumores, particularmente gliomas cerebrais.

Onde é encontrado: bebidas coloridas, doces, alimentos para animais de estimação e outros alimentos e em medicamentos.

3- Verde rápido

De acordo com pesquisas científicas, o corante Verde Rápido causou aumentos significativos nos tumores de bexiga e testículos, em ratos machos.

Onde pode ser encontrado: medicamentos, produtos de cuidados pessoais, produtos cosméticos, doces, bebidas, sorvetes, batons e cosméticos aplicados externamente.

4- Vermelho Ponceau

O corante Vermelho Ponceau foi reconhecido em 1990 pela FDA, como um cancerígeno tireoidiano em animais, e é proibido em cosméticos e drogas aplicadas externamente.

Onde é encontrado: Salsicha, medicação oral, cerejas de marasquino e doces.

5- Vermelho 40

Este é o corante mais utilizado e consumido. Pode acelerar o aparecimento de tumores do sistema imunológico em camundongos.

Também provoca reações de hipersensibilidade (semelhantes a alergias) em alguns consumidores, e pode desencadear hiperatividade em crianças.

Onde é encontrado: Bebidas, produtos de panificação, pós para sobremesas, doces, cereais, alimentos, drogas e cosméticos.

6- Amarelo de Tartrazina

Amarelo 5 causa às vezes reações de hipersensibilidade severas, e pode desencadear hiperatividade e outros efeitos comportamentais em crianças.

Onde é encontrado: alimentos para animais de estimação, inúmeros produtos de padaria, bebidas, pós de sobremesa, doces, cereais, sobremesas de gelatina e muitos outros alimentos, bem como produtos farmacêuticos e cosméticos.

7- Amarelo Crepúsculo

Causou tumores adrenais em animais, e ocasionalmente causa reações graves de hipersensibilidade.

Onde é encontrado: Artigos de panificação, cereais, bebidas, pós de sobremesa, doces, gelatina, salsicha, cosméticos e drogas.

De acordo com o relatório, os corantes alimentares que estão sendo vertidos nos alimentos, estão relacionados ao câncer infantil.

Estes são os alimentos que as crianças inocentemente consomem para o café da manhã, almoço, lanches e jantar.

Uma vez que estes corantes artificiais não adicionam nada benéfico, aos alimentos e são mais frequentemente encontrados em alimentos altamente processados; nada é perdido ao evitá-los.

Não espere por regulação ou advertências, basta abandonar esses alimentos agora.

Se perceber alguma reação a qualquer produto que contêm corantes artificiais, suspenda o produto do consumo diário e procure ajuda médica.

E como você pode perceber, é importante prestar atenção aos alimentos que você consome.

Alimentos industrializados precisam ser evitados, para prevenir o surgimento de doenças diversas.

Dê atenção ao tipo de alimento que você consome!

E para ajudar você que se preocupa com uma alimentação saudável, que ajude a prevenir doenças e a viver melhor; eu convido a adquirir o e-book da minha esposa, Carol Pimentel.

O livro digital contém mais de 70 receitas deliciosas e low carb; desenvolvido para quem deseja ter uma alimentação extremamente saudável focada em eliminar o sobrepeso, evitar problemas de saúde e reverter os danos causados pela má alimentação passada.

Neste livro você vai aprender as melhores receitas de doces e salgados, sem medo de engordar.

Receitas simples e fáceis de preparar, e o melhor de tudo: Super acessíveis!

Clique na imagem abaixo e adquira agora o seu livro digital.

GOSTOSURAS LOW CARB

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

BAIXE AGORA O MEU EBOOK SOBRE A DIETA DUKAN E CONHEÇA TODAS AS VERDADES SOBRE ELA!!!

[/vc_column_text]

[/vc_column][/vc_row]

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : aditivos alimentares artificiaisalergiasalimentaçãoalimentos artificiaisalimentos industrializadosalimentos processadoscâncer infantilcorante alimentar artificial Amarelo Número 5corante Azul Brilhantecorante Verde Rápidocorante Vermelho Ponceaucorantescorantes alimentarescorantes naturaiscriançasCrises asmáticasdocesdr. juliano pimentelhiperatividade infantilorganismoprejudicar a saúdeprincipais sintomas alérgicosprocesso metabólico;produtos petrolíferossaúdetumores do sistema imunológicourticária

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta