close
Alimentação

Cúrcuma e Seus Benefícios – Descubra todos

Dr Juliano Pimentel

A cúrcuma normalmente é associada a uma especiaria amarela que é usada na culinária indiana e tem um sabor apimentado, quente e amargo.

Tradicionalmente chamado de “açafrão da Índia”, a cúrcuma é uma raiz com uma pele marrom dura, carne laranja forte e um aroma semelhante à combinação de laranja e gengibre.

Ao longo dos anos, estudos de larga escala foram realizados sobre os possíveis benefícios para a saúde da cúrcuma e os resultados foram sempre positivos (1).

E muitos benefícios estão associados a esta raiz.

Descubra os benefícios da cúrcuma na sua saúde.

Não deixe de ler e compartilhar!

Benefícios da cúrcuma

A cúrcuma está ligada ao controle dos níveis saudáveis ​​de colesterol, trombose e infarto do miocárdio. Protege contra a catarata, danos no fígado, toxicidade pulmonar, fibrose e danos induzidos pela radiação

Apresenta efeitos para melhorar a cicatrização de feridas. É excelente alternativa para controlar os sintomas da artrite reumatoide, esclerose múltipla e aqueles relacionados ao diabetes tipo 2.

Além disso impede a oxidação de lipoproteínas de baixa e suprime a trombose e o infarto do miocárdio.

Facilita os sintomas da artrite

As fortes propriedades antiinflamatórias do chá de cúrcuma podem ajudar a aliviar a inflamação e o inchaço em pessoas com artrite. Isso reduz os sintomas dolorosos.

Um estudo descobriu que um composto ativo na cúrcuma, chamado curcumina, foi eficaz na redução da dor em pacientes com osteoartrite (2).

Ajuda a prevenir a doença de Alzheimer

Embora a pesquisa ainda esteja em busca do que exatamente causa a doença de Alzheimer, parece que a curcumina encontrada na cúrcuma pode ajudar a preveni-la.

Os antioxidantes da cúrcuma impedem danos que podem levar à doença de Alzheimer.

Ainda mais importante, algumas pesquisas mostram que a cúrcuma pode reduzir a perda do marcador sináptico e o acúmulo de amilóides ligados ao desenvolvimento de Alzheimer (3).

A curcumina impulsiona o fator neurotrófico derivado do cérebro, ligado à melhora da função cerebral e a um menor risco de doenças cerebrais

No passado, acreditava-se que os neurônios não eram capazes de se dividir e multiplicar após a primeira infância.

No entanto, agora é sabido que isso acontece.

Os neurônios são capazes de formar novas conexões, mas em certas áreas do cérebro eles também podem se multiplicar e aumentar em número.

Um dos principais impulsionadores desse processo é o fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF), que é um tipo de hormônio do crescimento que funciona no cérebro (4).

Muitos distúrbios cerebrais comuns têm sido associados à diminuição dos níveis desse hormônio, incluindo depressão e doença de Alzheimer (5,6).

Curiosamente, a curcumina pode aumentar os níveis cerebrais do BDNF (7,8).

Ao fazer isso, pode ser eficaz em retardar ou mesmo reverter muitas doenças cerebrais e diminuição da função cerebral relacionadas à idade (9).

Pode também melhorar a memória e torná-lo mais inteligente, o que parece lógico, dado seus efeitos nos níveis de BDNF. No entanto, estudos controlados em pessoas são necessários para confirmar isso (10,11).

Reduz o colesterol

A cúrcuma ajuda a reduzir o colesterol

A redução do colesterol LDL (ou “ruim”) pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver algumas doenças graves, incluindo doenças cardíacas e derrames. Há evidências de que a cúrcuma é eficaz em fazer exatamente isso.

Por exemplo, um estudo de 2008 descobriu que uma dose baixa de curcumina estava associada à redução dos níveis de LDL e colesterol total (12).

Pode ajudar a tratar a uveíte

A uveíte é uma inflamação da íris. Algumas pesquisas indicaram que a curcumina encontrada na cúrcuma pode realmente ser tão eficaz de um tratamento como os corticosteróides, mas sem os efeitos colaterais (13).

Ajuda a prevenir o câncer

O câncer é uma doença, caracterizada pelo crescimento celular descontrolado.

Existem muitas formas diferentes de câncer, que ainda têm várias coisas em comum. Alguns deles parecem ser afetados pelos suplementos de curcumina (14).

A curcumina foi estudada como uma erva benéfica no tratamento do câncer e foi encontrada para afetar o crescimento, o desenvolvimento e a disseminação do câncer no nível molecular (15).

As propriedades medicinais do chá de cúrcuma, incluindo propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, podem contribuir para a prevenção do câncer.

Há evidências de que pode prevenir o câncer de ocorrer em primeiro lugar, especialmente os cânceres do sistema digestivo, como o câncer colorretal (16).

Em um estudo de 30 dias em 44 homens com lesões no cólon que às vezes se tornam cancerosas, 4 gramas de curcumina por dia reduziram o número de lesões em 40% (17).

O Instituto Nacional do Câncer reconheceu a curcumina como um anti carcinogênico eficaz, ou substância que ajuda a prevenir o câncer (18).

Mantém remissão da colite ulcerativa

A colite ulcerativa (UC) é uma condição crônica que causa úlceras na extremidade inferior do trato gastrointestinal (19).

Cúrcuma poderia ajudar a manter a remissão dos sintomas. De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, um estudo descobriu que pacientes com RC em remissão tinham taxas de recaída significativamente menores se consumissem cúrcuma.

Aumenta o sistema imunológico

As propriedades medicinais da cúrcuma podem estimular o sistema imunológico, mesmo em pessoas com distúrbios imunológicos. Um estudo teorizou que a cúrcuma pode moderar o sistema imunológico (20).

Como usar a cúrcuma

A cúrcuma é um que pode ser usado como corante e tempero. Alguns usos da cúrcuma são:

  • Substitua os corantes artificiais por cúrcuma
  • Utilize junto com outras ervas no refogado
  • Um pouco de cúrcuma pode ser adicionada à maioria das sopas sem alterar o sabor, adicionando uma cor agradável às sopas e pode ajudá-lo a combater um resfriado.
  • Tempere legumes assados
  • Faça chá. Ferva 1 xícara de água e depois misture ¼ colher de chá de açafrão moído ou açafrão fresco ralado. Deixe ferver por 10 minutos e coe antes de beber. Você pode misturar suco de limão fresco para dar sabor extra.

Qualquer pessoa pode se beneficiar do consumo de açafrão, especialmente porque pode impulsionar o sistema imunológico e atuar como um agente antineoplásico.

Pessoas com dor causada por inflamação podem, se beneficiar ainda mais. Se você faz uso de algum medicamento, consulte seu médico antes de iniciar o consumo da raiz.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : açafrãoalimentação saudávelbenefícios da cúrcumacúrcumadestaquedr. juliano pimentelespeciariassaúdetemperosvsg

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta