close
Alimentação

Curry e a Saúde: Saiba Por que Incluir na Alimentação

Os temperos, além de ressaltar o sabor da refeição, têm o potencial de aumentar o valor nutricional dos alimentos sem elevar o conteúdo calórico. Típico dos países Asiáticos, ele não é um tempero qualquer, mas sim, uma coleção de especiarias que misturadas fazem do Curry um poderoso condimento para o equilíbrio da saúde.

O curry em pó é uma mistura de especiarias popular que tem uma série de valiosos benefícios para a saúde, incluindo a prevenção do câncer, proteção contra doenças cardíacas e redução dos sintomas de Alzheimer e dor e inflamação.

Também melhora a saúde dos ossos, aumenta a imunidade e aumenta a capacidade do fígado de remover toxinas do corpo.

Neste artigo vou mostrar os motivos para inserir esse alimento nas suas refeições.

Não deixe de ler e compartilhar!

Curry

O curry em pó é constituído por numerosos ingredientes e, dependendo da região do mundo, pode variar ligeiramente, alterando os benefícios específicos para a saúde que podem ser derivados do pó.

A palavra curry, significa molho, e as diferentes combinações de especiarias e o número exato podem variar de receita para receita.

O curry em pó, você mesmo pode preparar, basta criar uma base pronta para inúmeros pratos e que constitui a base para diferentes sabores de molho.

Os ingredientes mais comuns e vantajosos do curry são:

Açafrão

Um dos ingredientes mais importantes do curry é o açafrão, que durante séculos foi um dos pilares do tratamento da inflamação.

Um de seus compostos mais potentes é a curcumina, que dá ao curry seu tom amarelo vibrante e promove a cura de várias maneiras.

A cúrcuma reduz os sinais de perda óssea em até 50% e outro benefício da curcumina é a sua capacidade de combater a doença de Alzheimer (1).

Coentro

As sementes de coentro são naturalmente anti-sépticas e antibióticas.

O coentro é também uma excelente fonte de cálcio, ferro, magnésio e manganês.

Semelhante ao cominho, o coentro ajuda a aliviar o gás mesmo quando previne a diarreia, assim como a náusea.

Outras vantagens para adicionar este tempero à sua mistura de curry é que ele ajuda a baixar a pressão sanguínea e a curar a pele com problemas.

Um estudo mostrou que o estresse oxidativo trazido pela toxicidade do chumbo foi aliviado pelo coentro (2) .

Cardamomo

O cardamomo é eficaz para prevenir doenças na gengiva e acalmar a garganta, e é útil como um purificador de ar.

O cardamomo tem ainda potencial para diminuir a pressão arterial, bem como doenças cardíacas, ataque cardíaco, aterosclerose e riscos de AVC (3).

O cardamomo reduz efetivamente a pressão arterial, aumenta a fibrinólise e melhora o status antioxidante, sem alterar significativamente os níveis de lipídios no sangue e de fibrinogênio em hipertensos de estágio

Além disso, os compostos do cardamomo promovem um sistema imunológico saudável, regulam as respostas inflamatórias e podem até ser um protetor contra o câncer (4).

Cominho

Excelente para a digestão, o cominho inicia seu trabalho no nariz, porque o cheiro dá início às enzimas da saliva em sua boca, que é o primeiro passo para digerir os alimentos.

As funções desempenhadas pelo cominho no corpo são notáveis, e inclui principalmente sua capacidade de proteger o estômago e o sistema renal.

É antidiabético, anti cancerígeno, anti-inflamatório e antioxidante.

De acordo com um estudo em Terapias Complementares na Prática Clínica, o cominho, como uma dessas plantas medicinais, contém mais de 100 substâncias químicas diferentes, incluindo ácidos graxos essenciais e óleo volátil (5).

Benefícios do Curry

Benefícios para a saúde de curry em pó incluem:

1-Previne a Doença de Alzheimer

Estudos ligaram a curcumina a uma redução na placa que os radicais livres depositam nas vias neurais do cérebro.

Estimula o sistema imunológico a eliminar os aminoácidos que compõem essa placa, reduzindo assim o declínio cognitivo e as chances da doença de Alzheimer (6).

As taxas de Alzheimer na Índia são significativamente menores do que em muitos outros países, por isso, há estudos em andamento que estão tentando conectar esse fato ao consumo de curry em pó.

2-Previne o câncer

Uma pesquisa recente sugeriu que o aumento da quantidade de açafrão-da-terra, e o mais importante, seu componente de curcumina pode estimular, a atividade anticâncer na saliva humana.

Estudos estão em andamento para conectar o consumo de curry em pó a uma redução em vários crescimentos e atividades cancerosas no corpo humano.

O curry em pó contendo açafrão teve os sinais mais promissores de diminuir o câncer de cólon, entre todos os tipos de câncer.(7)

3-Alivia a dor e a inflamação

Mais uma vez, a cúrcuma é um agente de saúde positiva em termos de inflamação, dor e artrite reumatoide.

As qualidades anti-inflamatórias da cúrcuma diminuem ativamente a inflamação e a deterioração das articulações, bem como a dor associada a doenças como a artrite reumatoide

Os efeitos da cúrcuma mostraram-se comparáveis ao ibuprofeno. E o melhor é que você pode inserir a cúrcuma em receitas de chás termogênicos. Antes de saber quais são os outros benefícios, conheça as melhores receitas de chás.

4-Protege a saúde do coração

A doença cardíaca é uma das doenças mais perigosas e comuns que afetam os seres humanos, então qualquer coisa que possa ajudar a prevenir é um bônus.

Dois dos ingredientes comumente encontrados em curry em pó são cardamomo e manjericão, ambos são vasodilatadores.

Eles afetam as proteínas que reduzem a tensão nos vasos sanguíneos. Isso leva a uma redução na pressão arterial, o que reduz as chances de muitas condições cardiovasculares, incluindo aterosclerose, ataques cardíacos e derrames (8).

5-Melhora a saúde óssea

O pó de curry e seu teor de açafrão também estão sendo estudados em termos de osteoporose e saúde óssea.

A cúrcuma aumenta consideravelmente a velocidade de regeneração óssea, conectividade e reparo, enquanto reduz os sinais de perda óssea em até 50%.

Isto poderia significar muito poderoso impulso para os seus ossos, especialmente à medida que envelhece (9).

Toxicidade do Fígado

A curcumina, componente importantíssimo da cúrcuma, também está ligada à saúde do fígado. Inibe a expressão de certos genes que levam a inflamação, câncer e crescimento tumoral no fígado.

Testes mostraram que uma quantidade saudável de curry em pó e curcumina é um grande estímulo contra doenças do fígado e excesso de toxicidade hepática.

É um condimento delicioso e nutritivo da dieta de uma pessoa, mas também apresenta alguns efeitos colaterais em potencial.

O curry em pó é um anticoagulante bem conhecido, portanto, se você já tomar anticoagulantes, deve consultar o seu médico para eliminar qualquer perigo de sangramento excessivo.

Além disso, a pesquisa demonstrou que o pó de curry é irritante para a vesícula biliar ou para pessoas com condições de vesícula biliar preexistentes.

E para ajudar você que se preocupa com uma alimentação saudável e low carb, eu convido a adquirir o e-book da minha esposa, Carol Pimentel.

O livro digital contém mais de 70 receitas deliciosas e low carb, desenvolvido para quem deseja ter uma alimentação extremamente saudável focada em eliminar o sobrepeso, evitar problemas de saúde e reverter os danos causados pela má alimentação passada.

Neste livro você vai aprender as melhores receitas de doces e salgados, sem medo de engordar.

Receitas simples e fáceis de preparar, e o melhor de tudo: Super acessíveis!

Clique na imagem abaixo e adquira agora o seu livro digital.

GOSTOSURAS LOW CARB

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : açafrãoaçafrão-da-terraácidos graxos essenciaisanti-inflamatórioanti-sépticasantibióticasartrite reumatóideBenefícios do CurrycâncerCardamomocoentrocominhocurrydoença cardíacadoença de Alzheimerdr. juliano pimentelenvelheceequilíbrio da saúdeestresse oxidativofibrinogêniogargantaGostosuras Low Carbprevenir doenças na gengivaradicais livresregeneração ósseariscos de AVCsistema imunológicoTerapias Complementares na Prática ClínicaToxicidade do Fígadovesícula biliar

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta