close
Alimentação

Descubra Quais São Os Alimentos Mais Viciantes

Dr Juliano Pimentel

A vontade de comer pizza, chocolate ou se afundar em um pote de sorvete aparece mais vezes do que a vontade de comer espinafre e brócolis, por exemplo? A questão não diz respeito a uma preferência alimentar, vai além disso.

Alimentos ricos em açúcar e gordura tem um poder controlador no cérebro e ativam o centro de recompensa, que é a mesma área ligada a vícios(1).

Neste artigo, irei explicar quais são os alimentos mais viciantes que você não sabe.

Não deixe de ler e compartilhar.

Quais São Os Alimentos Mais Viciantes?

maleficios-do-pao
O Pão Está Entre Os Alimentos Viciantes

Segundo uma pesquisa da Universidade de Michigan, assim como acontece com as drogas de abuso, como álcool, nicotina e cocaína, esses alimentos altamente processados tendem a desencadear respostas biológicas que são semelhantes às de comportamentos viciantes, principalmente por estarem relacionados a altos níveis de recompensa.

Geralmente os alimentos mais viciantes já vem prontos e possuem mais apelo de sabor, e alguns deles aparecem na lista dos alimentos preferidos dos brasileiros. Confira quais são (2):

  1. Pizza

Trata-se de um alimento rico em conservantes, aditivos e ingredientes irreconhecíveis que acionam o centro de prazer de seu cérebro. E assim enzimas digestivas começam a ser produzidas e o carboidrato começa a ser transformado em açúcar no organismo. Enquanto o corpo trabalha para digerir a gordura do queijo e dos embutidos da pizza, o nível de triglicérides aumenta significativamente.

  1. Chocolate

O chocolate vicia porque a teobromina, uma substância presente neste doce, estimula a produção do neurotransmissor serotonina, que proporciona uma sensação de prazer e bem-estar. Depois que vicia-se em chocolate a tendência é sempre aumentar a quantidade. O problema é que por ser um alimento muito calórico e rico em açúcares, pode acabar causando ganho excessivo de peso e até obesidade. Há ainda problemas indiretos, como um aumento no risco de desenvolver diabetes e problemas cardíacos.

  1. Sorvete

O sorvete sempre deixa um gostinho de quero mais. Isso porque ao ingeri-lo, o cérebro realmente deseja mais, da mesma forma que acontece com uma pessoa que utiliza regularmente cocaína. Isso se dá pois o alto teor de gordura e de açúcar nos alimentos ajudam a mudar a forma como o cérebro responde e, por sua vez, modifica o sistema de recompensa mental (3).

  1. Batata frita

Muito saborosa, mas considerada um veneno para o corpo. Tanto as batatas pré-fritas congeladas quanto as do tipo chips são ricas em gorduras saturadas. Dependendo da marca, uma xícara de batata palha, por exemplo, pode ter 20 gramas de gorduras totais, o que representa mais de 35% do valor diário de referência de consumo, em uma dieta de 2.000 calorias. O sódio é outro ingrediente muito presente nas receitas de batatas industrializadas e que faz mal em excesso.

  1. Refrigerante

Refrigerante contém muito teor de açúcar e componentes que enfraquecem os órgãos e seu funcionamento. Sendo assim, refrigerante faz mal à saúde.  O consumo dessa bebida está ligado a danos metabólicos, doenças cardíacas, ganho de peso e outros problemas de saúde. A cafeína usada nos refrigerantes pode ajudar a viciar os consumidores, assim como o açúcar (4).

Em apenas uma hora após a ingestão, o refrigerante consegue alterar a pressão arterial e levar embora nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo. Além disso, ajuda o corpo a acumular gordura.

  1. Bolo

Bolos, principalmente os recheados, estão na lista dos sabores mais irresistíveis. Mas é um alimento que vicia devido ao alto teor de açúcar, farinha branca e outros ingredientes, como chocolate. É muito fácil comer grandes quantidades de bolo sem perceber, pois eles são fáceis de mastigar. O problema é que é o alimento é uma bomba calórica e pode causar obesidade.

  1. Macarrão

É um dos pratos preferidos e mais saborosos já conhecidos. Essa pode ser a explicação de ser um alimento viciante. O problema é que ele é feito de farinha branca, rico em carboidratos que liberam muita insulina. Sendo assim, o macarrão pode causar diabetes, problemas no fígado e obesidade (5).

  1. Pão branco

Assim como os bolos e macarrão é feito de farinha branca, que pode te viciar. A farinha branca é fina e, além de ocupar pouco espaço na sua boca, também é digerida muito rápido. Com isso, o corpo não tem tempo de se sentir saciado. Resultado: come-se além do necessário e, consequentemente, ganha-se gordura corporal (6).

  1. Queijo

A explicação para o queijo ser um alimento viciante pode estar na substância encontrada no queijo chamada caseína, que libera opiáceos chamados casomorfinas. Isso provoca um pico de açúcar no sangue. E, no auge, isso promove uma onda de prazer no cérebro mas, com a queda, o organismo requer uma outra “dose” do alimento.

 

Outros alimentos que viciam: salgadinho,  cookies, doces, cheeseburguers, frango frito, salgados assados, cereal matinal, dentre outros.

O problema é que os alimentos mais viciantes são também os que mais sentimos falta durante a busca por uma alimentação de verdade quando nosso organismo já está viciado. Por isso, guarde a lista acima e evite o consumo desses alimentos que não geram benefícios para o funcionamento do organismo.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

BAIXE AGORA O MEU GUIA COMPLETO E SAIBA POR QUE VOCÊ DEVE PARAR DE COMER AÇÚCAR HOJE!!!
O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alimentos que viciamdestaquedr. juliano pimentelsaúde

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta