Selecione a página

Desnutrição Infantil X Obesidade: Extremos que Matam

Desnutrição Infantil X Obesidade: Extremos que Matam

A obesidade infantil é uma preocupante epidemia mundial, que reflete a má qualidade dos alimentos que são consumidos e o estilo de vida das famílias modernas. Mas o que dizer sobre a desnutrição infantil? Será que também podemos considerar uma epidemia mundial?

Todos sabemos o quanto é importante cuidarmos da alimentação dos nossos filhos.

Afinal, além de querermos o melhor para as suas vidas, eles serão os adultos do amanhã. A questão é: você está alimentando os seus filhos para que eles se tornem adultos saudáveis e bem desenvolvidos?

Você dá o exemplo de como ter uma alimentação saudável? Ou você compra e estimula o consumo de alimentos prejudiciais para a saúde?

Os seus filhos reclamam de cansaço excessivo, desânimo, adoecem com facilidade, sentem falta de ar ao subir escadas e estão engordando rapidamente?

Eles estão acostumados em consumir alimentos como bolachas, lanches, refrigerante, sorvete, doces, bolos, frituras e outros alimentos industrializados?

Preparei esse artigo para que você entenda os perigos reais tanto da desnutrição infantil, quanto da obesidade.

Não deixe de ler e compartilhar!!

Desnutrição Infantil

Desnutrição Infantil. Imagem: (Divulgação)

Milhares de crianças sofrem com a falta de nutrientes essenciais, e não conseguem se desenvolver completamente durante a infância, seja física, intelectual ou emocionalmente – e isso não é somente consequência de falta de comida na mesa!

A desnutrição infantil e a obesidade são perigos reais, e muitos pais não se dão conta disso (1,2)

Talvez você pense: mas os meus filhos não passam fome, como podem sofrer com a desnutrição infantil? A realidade é que a desnutrição infantil, não afeta somente aqueles que estão abaixo da linha da pobreza.

Isso pode acontecer com qualquer pessoa, tanto adultos quanto crianças que não consomem a quantidade de nutrientes, vitaminas e minerais necessários por dia, para que o seu organismo funcione adequadamente.

E para piorar o quadro, poucos pais e responsáveis entendem que o consumo de alimentos industrializados (que muitas vezes causam inflamação, possuem agentes tóxicos e químicos) pode prejudicar a saúde dos pequenos.

Receitas para ter vitalidade

Mas a desnutrição também pode ser um alerta para a presença de doenças, que impedem que o organismo dessa criança absorva esses nutrientes corretamente.

Pode ser o caso da presença de doença celíaca, que afeta entre outras coisas a saúde intestinal devido a presença da proteína: glúten. Ele prejudica a absorção de nutrientes e causa a sua deficiência, e é indispensável consultar o médico.

Uma criança desnutrida adoece mais rápido, trazendo complicações que podem levar ao óbito. Muitas crianças aparentemente estão bem e com saúde, mas na realidade, os resultados médicos são preocupantes.

A desnutrição crônica é um assunto sério, os pais e responsáveis precisam se conscientizar sobre como estão alimentando as crianças, e os exemplos que passam para eles.

Resultado da Desnutrição Infantil

Alguns sintomas da desnutrição infantil e da deficiência nutricional:

  • Problema de Aprendizado
  • Palidez
  • Fadiga
  • Fraqueza
  • Problemas respiratórios
  • Ânsias alimentares fora do comum
  • Vertigem
  • Sonolência
  • Falta de concentração
  • Depressão
  • Formigamento das articulações
  • Prisão de ventre
  • Fraqueza muscular
  • Fraqueza da arcada dentária
  • Ossos enfraquecidos
  • Sangramento das gengivas
  • Diarreia
  • Perda de cabelo

1- Deficiência Imunológica

A desnutrição pode afetar o sistema de defesa imunológica dos seus filhos, deixando-os mais vulneráveis para o desenvolvimento de doenças infecciosas.

Isso pode acontecer devido às deficiências de ferro, zinco e vitamina A, por exemplo.

2- Problemas de crescimento e desenvolvimento

A desnutrição infantil pode afetar o desenvolvimento ósseo dos seus filhos. A deficiência do desenvolvimento ósseo pode até mesmo ser tão grave a ponto de não ser revertido.

3-Deficiências cognitivas

O desenvolvimento cerebral também ser afetado, trazendo problemas sérios nas áreas motoras e cognitivas:

  • Transtorno de déficit de atenção
  • Queda no desempenho escolar
  • Diminuição do QI
  • Problemas de memória
  • Dificuldade de aprendizado
  • Redução de habilidades sociais
  • Problemas de comunicação ou redução dela
  • Dificuldades em resolver problemas
  • Deficiência neurológica

A deficiência de minerais e vitaminas traz sérios problemas de saúde. A falta de ferro por exemplo, pode levar à anemia, baixa contagem dos glóbulos vermelhos e até mesmo ao câncer.

Obesidade Infantil

A obesidade infantil pode impactar a saúde e a qualidade de vida dos seus filhos; com efeitos imediatos e também a longo prazo.

Mas ela não afeta somente a saúde física deles, a obesidade infantil afeta também a saúde mental e a vida social dos seus filhos.

Receitas para ter vitalidade

Ela aumenta as chances da criança desenvolver doenças crônicas, asma, apneia do sono, problemas ósseos e nas articulações, diabetes tipo 2, gordura visceral, risco para doenças cardíacas, além de outros problemas de saúde.

Os seus filhos também podem sofrer no campo emocional; a obesidade pode afetar a sua autoestima deles, aumentar as chances de sofrerem com o bullying infantil; isso pode causar o isolamento social, depressão e problemas de comportamento como: baixo rendimento escolar, rebeldia e muitos outros.

Os problemas que eles enfrentam socialmente agora vão refletir no futuro deles. Muitas crianças que são obesas na infância, seguem obesas na vida adulta, inclusive com problemas semelhantes aos da infância.

E tudo isso PODE ser evitado com a ALIMENTAÇÃO DE VERDADE.

De acordo com o site do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) americano, o desequilíbrio energético é considerado um elemento chave para explicar o aumento da obesidade infantil nos Estados Unidos e no mundo (5).

Crianças que consomem alimentos ricos açúcares adicionados, sofrem com as suas consequências, como: obesidade, hiperatividade, maiores chances de desenvolvimento de câncer infantil e muitos outros perigos.

Alimentos que não possuem valores nutricionais importantes para a saúde, aumentam as chances de desenvolvimento de doenças e o enfraquecimento do sistema imunológico.

Tenha a determinação de trazer mais saúde alimentar para a sua família, pois melhorando a alimentação você vai prevenir o surgimento de doenças graves, não somente em seus filhos, mas uma prevenção que vai beneficiar a toda a família.

Exclua os alimentos industrializados, ricos em açúcar refinado, conservantes, corantes alimentares, farinha refinada e que possui glúten e tantos outros alimentos que são pobres em nutrientes e que trazem diversos malefícios para os pequenos e os grandes.

Pensando sobre esses problemas que afetam as crianças e todas as famílias, eu desenvolvi um e-book especialmente para ajudar você a fazer essa transformação, com todas as informações de que você precisa, e um guia passo a passo para implementar.

Clique na imagem abaixo e adquira AGORA o meu e-book:

VIVA MELHOR SEM GLÚTEN V 2.0

Ebook Viva Sem Glúten, Dr. Juliano Pimentel

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nosso consultor!