Selecione a página

Dieta da USP: Ajuda a Perder Peso Com Saúde ?

Dieta da USP: Ajuda a Perder Peso Com Saúde ?

A Dieta da USP é praticada por muitas pessoas que procuram perder peso. É uma dieta confiável para você perder peso, manter o peso ideal, e tudo isso sem perder a saúde ou desenvolver alguma deficiência nutricional?

Descubra agora e veja os pontos positivos e negativos dessa dessa dieta.

Não deixe de ler e compartilhar!

Dieta da USP

Dieta Da USP: Pontos Positivos E Negativos. Imagem: (Divulgação)

Essa dieta consiste em consumir poucas calorias, diminuir a ingestão de carboidratos; como arroz, massa, pão ou torradas.

Mas incentiva o consumo de ovo, presunto, carne, frutas, café, e verduras como: alface, pepino, salsão, vagem, cenoura e tomate para emagrecer. Porém, estão proibidos nesta dieta as bebidas alcoólicas, doces, frituras e açúcar.

Ela possui um cardápio específico de uma semana e não é permitido trocar os alimentos, nem as refeições que estão no cardápio.

Depois de completar essa semana, é permitido repetir o cardápio por mais uma semana, mas a dieta não deve de ser feita por mais de 2 semanas.

Apesar do nome, especialistas da Universidade de São Paulo (USP), garantem que não são os criadores da dieta.

A dieta da USP original é uma dieta hipocalórica, ou seja, ela recomenda uma baixa ingestão diária de calorias. Além disso, praticamente elimina os carboidratos do cardápio, colocando em seu lugar muitas proteínas e gorduras.

Ela tem prazo de execução de sete dias, podendo ser prorrogada por mais sete; esse é o prazo máximo dela.

Se for mantida por um tempo maior, a pessoa pode sofrer com a falta de nutrientes.

O cardápio original permite que a pessoa coma: café sem açúcar, bolacha, carne, salada de frutas, presunto, ovos, salada de vagem, toradas, cenoura, queijo minas, iogurte natural, frango e peixe.

Optei por não publicar o cardápio na íntegra por não concordar com a sua execução. Muito embora você o encontre facilmente pesquisando na internet.

Resumidamente, a dieta acerta em sugerir a redução de carboidratos, açúcar e alimentos industrializados. Mas erra ao restringir demais o consumo de calorias; ao mesmo tempo em que sugere o consumo de bolachas. Isso realmente não dá para entender.

De maneira geral, a dieta da USP consegue promover um emagrecimento inicial e rápido devido à redução drástica de calorias por dia.

E ao cortar os carboidratos, o organismo elimina uma grande quantidade de líquidos, sobretudo nos primeiros dias (1).

Como a ingestão de alimentos é limitada, e o teor de carboidratos baixíssimo, há uma perda de massa magra (musculatura), levando à diminuição dos níveis de energia.

Essa dieta não promove a reeducação alimentar.

Dieta Hipocalórica

A dieta da USP é uma dieta hipocalórica, ou seja, estimula a redução drástica do consumo de calorias diárias.

Foi devido a isso que muitas pessoas passaram a executá-la através do consumo de sopa (dieta da sopa), suco (dieta do suco), melancia (dieta da melancia) e diversas outras que surgiram como desdobramentos dela (2).

As pessoas esperam que a menor ingestão de calorias, faça com que elas percam rapidamente gordura e diminuam o peso.

A dieta hipocalórica é muito restritiva, restringindo o consumo de determinados alimentos para a perda de peso e medida em pouco tempo.

Por isso, muitos profissionais da área da saúde, inclusive eu, não aconselham a utilização da dieta.

O Perigo das Dietas Restritivas

Esse tipo de dieta não possui todos os nutrientes e elementos indispensáveis para a boa manutenção da saúde; com isso, perdem credibilidade e segurança à sua execução.

Elas podem causar doenças como: anemia, anorexia e bulimia, entre outras.

A chave da alimentação da Dieta da Usp, se baseia em diminuir os níveis de calorias e aumentar a ingestão de proteínas e gorduras. E esse é um passo que fica muito bem definido: a pessoa é direcionada para o consumo de ovos, frutas e verduras.

Todos esses são alimentos extremamente saudáveis. Porém, a falta de outros nutrientes pode levar a sintomas de cansaço e fraqueza muscular, além de dores de cabeça.

Esse tipo de alimentação restritiva também pode acelerar a produção de corpos cetogênicos, e como eu já expliquei em outro artigo, o desequilíbrio dessa produção também pode trazer malefícios para a saúde.

Devido à baixa presença de fibras na dieta, ela também pode causar constipação intestinal.

Outros efeitos colaterais da dieta da USP original são:

  •         Mau hálito;
  •         Irritabilidade;
  •         Alterações no sono;
  •         Dores de cabeça;
  •         Dificuldade para dormir;
  •         Tonturas.

Como toda dieta radical, a Dieta da USP não leva a uma mudança de hábitos e à reeducação alimentar, fundamentais para emagrecer e manter a sua perda de peso.

A maior parte do peso perdido é composto por líquidos, massa muscular, e quase nada de gordura; com isso, é muito fácil recuperar o peso novamente.

Por isso, é fundamental que você consulte seu médico, antes de iniciar qualquer dieta com restrição calórica.

Tenha em mente que o emagrecimento saudável é aquele em que não perdemos massa muscular, e sim gordura de verdade.

Dietas milagrosas não funcionam. A reeducação alimentar, por outro lado, pode te levar a conquistar resultados duradouros. 

E pensando em ajudar pessoas como você, que se preocupam com a alimentação e em consequência desejam perder peso; é que eu desenvolvi um e-book para ajudar você a fazer essa transformação.

Com todas as informações que você precisa e um guia passo a passo para implementar.
Tenha acesso aos Bônus Exclusivos!!
Clique na imagem abaixo e adquira agora o meu livro digital:

Viva Melhor Sem Glúten

Ebook Viva Sem Glúten, Dr. Juliano Pimentel

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

BAIXE AGORA O MEU GUIA COM OS
10 MELHORES CHÁS PARA EMAGRECER!

[/vc_column_text][vc_raw_html]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[/vc_raw_html][/vc_column][/vc_row]

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

1 comentário

  1. Meu objetivo é perder pelos menos 8kg, vou seguir as dicas porque podem realmente me ajudar. Obrigada por compartilhar.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nosso consultor!