close
AlimentaçãoFitness

Guia da Dieta Dukan: Será Que Ela Emagrece Mesmo?

Dr Juliano Pimentel

A dieta dukan é voltada para quem deseja emagrecer, os adeptos afirmam que ela pode ajudar a perder peso rápido de maneira saudável. No entanto, a perda de peso rápida pode ser difícil de alcançar, e mais difícil ainda para manter.

Descubra mais sobre a dieta dukan, e se ela é segura para a saúde. 

Não deixe de ler e compartilhar.

Dieta Dukan

A Dieta Dukan prioriza a alta ingestão de proteínas, dividida em 4 fases.

Ela foi criada pelo Dr. Pierre Dukan, um médico generalista francês especializado em gestão de peso.

Dr. Dukan criou a dieta na década de 1970, inspirado por um paciente obeso que estava disposto a desistir de comer qualquer alimento, a fim de perder peso, com exceção da carne.

O paciente conseguiu emagrecer, mantendo o consumo de carne, e evitando os outros alimentos.  

Depois de ver muitos de seus pacientes obteres resultados com essa dieta, o Dr. Dukan publicou o livro “A Dieta Dukan” em 2000.

O livro foi finalmente publicado em 32 países, e logo se tornou bestseller. Ele supostamente ajudou pessoas a perderem peso rapidamente e sem passar fome.

A dieta de Dukan compartilha de algumas características da dieta low carb, priorizando as proteínas e diminuindo a ingestão de carboidratos.

Como funciona a dieta Dukan?

Ela é dividida em quatro fases: duas fases voltadas para a perda de peso e duas fases de manutenção dele.

A dieta começa calculando seu peso “verdadeiro”, que é baseado em sua idade, na história de perda de peso e em outros fatores.

O tempo que você deve permanecer em cada fase vai depender de quanto peso você precisa perder, para atingir seu peso “ideal”.

Resumidamente, estas são as quatro fases da dieta Dukan:

Primeira Fase da Dieta Dukan

Fase de ataque (1-7 dias): Você inicia a dieta comendo proteína magra sem restrições e mais 1,5 colheres de farelo de aveia por dia.

Segunda Fase da Dieta Dukan

Fase de cruzeiro (1-12 meses): Nesta etapa a sua alimentação baseia-se em um dia de proteína magra, alternado com um dia de proteína magra e legumes, mais 2 colheres de farelo de aveia todos os dias.

Terceira Fase da Dieta Dukan

Fase de consolidação (variável): Proteína magra e legumes ilimitados, alguns carboidratos e gorduras são aceitos, apenas um dia de proteína magra por semana e 2,5 colheres de farelo de aveia por dia. Você deve manter essa alimentação por 5 dias para cada quilo perdido nas fases 1 e 2.

Quarta Fase da Dieta Dukan

Fase de estabilização (indefinida): Segue as diretrizes básicas da fase de consolidação, mas as regras podem ser afrouxadas enquanto o peso permanecer estável. O farelo de aveia é aumentado para 3 colheres de sopa por dia.

É uma Dieta Saudável?

Não há muita pesquisa de qualidade disponível sobre a Dieta Dukan.

No entanto, um estudo realizado em mulheres polonesas que seguiram essa dieta, revelou que elas comiam cerca de 1.000 calorias e 100 gramas de proteína por dia, perdendo 33 libras (15 quilos) em 8-10 semanas (1).

Além disso, muitos estudos mostram que outras dietas ricas em proteínas e baixas em carboidratos têm grandes benefícios para a perda de peso (2).

Existem vários fatores que contribuem para os efeitos benéficos da proteína sobre o peso. 

Um deles é o aumento na queima de calorias durante a gliconeogênese; processo em que a proteína e a gordura são convertidas em glicose quando os carboidratos são restritos e a ingestão proteica é alta (9).

A taxa metabólica do seu corpo também aumenta significativamente após você comer proteína, diferente do que acontece quando você come carboidratos ou gordura, e também aumenta a saciedade (10).

A proteína também diminui o hormônio da fome, grelina, e aumenta os hormônios de saciedade, GLP-1, PYY e CCK, então você acaba comendo menos (12).

No entanto, essa dieta é diferente de muitas dietas ricas em proteínas, uma vez que restringe carboidratos e gordura.

Ela é rica em proteínas, baixa em carboidratos e baixa em gorduras. 

Em um estudo, as pessoas que consumiram gordura em refeições ricas em proteínas e pobres em carboidratos queimaram uma média de 69 calorias mais, do que aqueles que evitaram a gordura também (16).

Os estágios iniciais da Dieta Dukan também são baixos em fibra, apesar do fato de que uma porção diária de farelo de aveia é obrigatória.

As porções de 1,5 a 2 colheres de sopa de farelo de aveia contêm menos de 5 gramas de fibra, que é uma quantidade muito pequena que não fornece muitos benefícios para a saúde de uma dieta rica em fibras (17).

Além do mais, várias fontes saudáveis de fibra, como abacates e nozes, não são incluídas na dieta, porque são consideradas muito ricos em gordura.

É uma boa opção?

A segurança da dieta de Dukan ainda não foi estudada. No entanto, preocupações sobre a alta ingestão de proteínas têm sido levantadas, especialmente o seu impacto sobre os rins e saúde óssea (19, 20).

No passado, acreditava-se que uma alta ingestão de proteínas poderia levar a danos nos rins. Mas uma pesquisa mais recente mostrou que dietas ricas em proteínas não são prejudiciais para pessoas com rins saudáveis (21).

Porém, as pessoas que tendem a formar cálculos renais poderiam potencialmente ver um agravamento da sua condição com o excesso de proteínas (24).

A saúde dos ossos também não sofrerá com uma dieta rica em proteínas, desde que os legumes e frutas de alto teor de potássio também estejam incluídos (25).

Pesquisas recentes sugerem que dietas ricas em proteínas, podem ter um efeito benéfico na saúde óssea (26).

Pessoas com problemas renais, gota, doença hepática ou outras doenças graves devem falar com um médico antes de iniciar uma dieta rica em proteínas.

Sobre a sustentabilidade da dieta, as regras complicadas e natureza restritiva da dieta Dukan pode torná-la difícil de seguida.

Embora a maioria das pessoas consiga perder peso nas duas primeiras fases, em geral a dieta é bastante restritiva, especialmente nos dias de “proteína pura” que consistem apenas de proteína magra.

As fases de manutenção incluem alimentos ricos em carboidratos como pão e amidos, mas desencoraja o consumo muitos alimentos saudáveis que são ricos em gordura, o que pode ser uma má ideia para quem quer emagrecer e levar uma vida saudável.

Incluir gorduras encontradas naturalmente em animais e plantas faz uma dieta de baixo teor de carboidratos ser mais saudável, mais agradável e mais fácil de manter a longo prazo.

Verdadeiramente, a dieta Dukan pode produzir perda de peso rápida.

No entanto, ela também tem vários recursos que podem tornar difícil manter o emagrecimento a longo prazo. 

No geral, é uma dieta de perda de peso rápida que pode funcionar, mas força você a evitar muitos alimentos saudáveis desnecessariamente. E sim, gorduras saudáveis devem fazer parte de uma alimentação de verdade.

Por isso, ao invés de focar em uma dieta, priorize a sua reeducação alimentar e escolha sempre alimentos de verdade.

Para quem prefere, o conteúdo deste artigo está disponível também em vídeo a seguir. Basta dar o play!

Dieta Dukan Emagrece Mesmo? Como Funciona?

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : ataquecálculos renaisdestaquedietadieta dukandietasdietas ricas em proteínasdoença hepáticadr. juliano pimentelemagrecimentogliconeogênesegorduraGrelinaperda de peso rápidapesoproteínaproteína magraproteínasqueima de caloriassaúde

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta