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Dieta Low Carb Funciona? Conheça os 7 Motivos Saudáveis

Dr Juliano Pimentel

Quem precisa emagrecer, sempre procura novas formas para perder peso. Mas a saúde precisa ser prioridade, por isso hoje vou falar se a dieta low carb funciona mesmo e tirar as suas dúvidas. As dietas com baixo teor de carboidratos, ou low carb, são utilizadas na comunidade médica para uma variedade de finalidades por mais de um século.

Neste artigo, vou mostrar se a dieta low carb funciona.

Não deixe de ler e compartilhar.

Dieta Low Carb

Com base em décadas de pesquisa, dietas de baixo teor de carboidratos têm sido associadas a benefícios, incluindo:

  • Perda de peso rápida;
  • Fome reduzida;
  • Melhor controle sobre insulina e açúcar no sangue;
  • Desempenho cognitivo melhorado;
  • Menor risco de fatores de doença cardíaca;
  • Risco reduzido para certos tipos de câncer.

Muitas pessoas se questionam se a dieta low carb funciona msemo. Mas se você ainda não conhece, vou começar explicando o que é dieta low carb. A dieta Low Carb é uma dieta com baixa ingestão de carboidratos, dando preferência a proteínas e gorduras.

A alimentação Low Carb tem uma reputação de produzir perda de peso rápida reduzindo a fome ou a necessidade de contar calorias.

Confira a seguir 7 razões que justificam o funcionamento da dieta low carb (1).

  1. Evita O Armazenamento De Gordura  

Quando comemos alimentos com açúcar e carboidratos, o hormônio insulina é liberado como uma reação, a fim de elevar a glicose no sangue (açúcar).

Insulina é muitas vezes chamado de “hormônio de armazenamento de gordura”, porque um de seus trabalhos é dar o sinal às células para armazenar a maior quantidade possível de energia disponível.

Esta energia é armazenada inicialmente como o glicogênio da glicose encontrada nos hidratos de carbono, desde que o glicogênio é nossa energia “preliminar”.

Ao eliminar os carboidratos da dieta e manter as reservas de glicogênio do corpo baixas ou quase vazias, podemos evitar que a insulina seja liberada e armazene gordura.

Menos insulina circulando na corrente sanguínea significa que o corpo é forçado a usar todas as suas reservas de glicogênio, em seguida, usar a gordura escondido em nosso tecido adiposo (gordura corporal) como combustível (2). 

  1. Melhora A Função Cognitiva

Gordura e carboidratos geralmente têm uma relação inversa na dieta.

A maioria das pessoas mantém a ingestão de proteínas um pouco estável, mas, normalmente, as pessoas que consomem mais carboidratos e açúcar, consomem menos  gorduras saudáveis.

Isso é problemático porque precisamos de gorduras saudáveis para a função cerebral adequada, controle do humor e regulação hormonal.

Enquanto inicialmente uma refeição açucarada ou alta em carboidratos pode fazer você se sentir acordado e em alerta, depois de forma rápida você pode se sentir cansado e irritado.

O açúcar é viciante e tem efeitos dramáticos sobre o cérebro, especialmente quando se trata de aumentar a ansiedade e fadiga.

Por outro lado, certos tipos de gorduras saudáveis agem como antioxidantes e precursores de algumas importantes moléculas de suporte cerebral e neurotransmissores que controlam a aprendizagem; memória, humor e energia.

O cérebro é composto principalmente de ácidos graxos e requer um fluxo constante de gorduras em sua dieta, a fim de executar atividades de forma ideal.

  1. Redução Do Risco De Síndrome Metabólica

Um estudo de 2012 publicado no The American Journal of Epidemiology, descobriu que dietas low carb são mais eficazes na redução de certos fatores de risco metabólicos e doença cardíaca do que dietas de baixo teor de gordura (3).

O estudo investigou os efeitos de dietas com baixo teor de carboidratos versus dietas com baixo teor de gordura, em fatores de risco metabólicos.

Os resultados mostraram que ambas as dietas de baixo teor de carboidratos, e de baixo teor de gordura reduziram o peso e melhoraram os fatores de risco metabólicos.

  1. Reduz O Açúcar

Uma dieta rica em carboidratos refinados e açúcar, contribui para danos de radicais livres e alimenta células cancerosas; possivelmente ajudando a proliferar a doença mais rapidamente.

Já que dietas de baixo teor de carboidratos reduzem drasticamente o açúcar, podem agir como um tratamento natural do câncer, melhorando a imunidade do organismo (4).

  1. Mais Gorduras Saudáveis

Dieta Low Carb Funciona? Imagem: (Divulgação)

Um dos maiores benefícios de uma dieta baixa em carboidratos está relacionado ao aumento no consumo de gorduras saudáveis, e proteínas no lugar de açúcar e carboidratos, que efetivamente ajuda a desativar a grelina, o hormônio da “fome”.

De acordo com estudos, a insulina regula negativamente a grelina e lipoproteína de alta densidade pode ser uma partícula transportadora para aumentar a grelina em circulação (5, 6).

Os carboidratos causam picos de insulina, o que ele o açúcar e grelina no sangue.

Gorduras e proteínas, por outro lado, são conhecidos por mudar os hormônios de saciedade, permitindo que você demore mais para sentir fome entre as refeições.

  1. Saúde Digestiva

Menos açúcar significa melhor função digestiva para a maioria das pessoas, visto que o açúcar alimenta “bactérias ruins” que podem prosperar no intestino.

O resultado de uma dieta rica em açúcar e carboidratos pode significar o desenvolvimento de vírus cândida, que causa sintomas da síndrome do intestino permeável.

Abundância de vegetais, proteínas de qualidade e gorduras saudáveis, por outro lado, pode te ajudar a queimar gordura e também ajudam a nutrir o trato digestivo e reduzir o crescimento bacteriano (7).

  1. Equilíbrio Hormonal

A dieta Low carb ajuda a equilibrar a função neurotransmissora e hormonal em algumas pessoas, ajudando a aliviar e reduzir sintomas como depressão e autoestima baixa (8).

Estes são alguns motivos que mostram que a dieta low carb funciona e traz vários benefícios para a sua saúde.

Mas mesmo que você opte por essa dieta e estilo de vida, não deixe de visitar o médico.

Lembre-se: se você costuma comer alimentos industrializados e processados, está à um passo ver a sua saúde minguar aos poucos.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

 

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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