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A dieta low carb é uma dieta rica em gordura, baixa em carboidratos e moderada em proteínas, promovida por seus poderosos efeitos na perda de peso e saúde em geral.

Embora muitas vezes associada a comidas de origem animal, esta forma de alimentação pode ser adaptada para se adequar a planos de refeição baseados em plantas, incluindo dietas veganas.

Dietas veganas excluem todos os produtos de origem animal, tornando mais difícil a ingestão de carboidratos.

No entanto, com um planejamento cuidadoso, os vegans podem colher os benefícios potenciais de uma dieta low carb.

O que é a dieta Low Carb Vegana

Uma vez que a forma de comer a dieta low carb é composta principalmente de gordura. Geralmente cerca de 75% da sua ingestão. Os dietistas recorrem frequentemente a produtos de origem animal com elevado teor de gordura, como carnes, manteiga e laticínios integrais.

No entanto, aqueles que comem dietas baseadas em vegetais, incluindo veganos, também podem seguir uma dieta low carb.

Alimentos para Dieta Low Carb Vegana
Alimentos para Dieta Low Carb Vegana. Imagem: (Divulgação)

Pessoas em uma dieta vegana consomem apenas alimentos à base de plantas.Como vegetais, frutas e grãos, e evitam alimentos de origem animal, como carne, frango, ovos e laticínios.

Os veganos podem ter uma alimentação low carb e até atingir a cetose. Contando com produtos ricos em gordura e vegetais, como óleo de coco, abacate, sementes e nozes.

Benefícios da Dieta Low carb vegana

Vários benefícios à saúde estão associados a dietas veganas e low carb.

Após uma dieta vegana foi mostrado para reduzir o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes e certos tipos de câncer.

Por exemplo, estudos observaram que os veganos têm um risco 75% menor de desenvolver pressão alta e até 78% de redução do risco de diabetes tipo 2 (1).

Além disso, os veganos tendem a pesar menos que os não-veganos. Inclusive, qqueles que adotam dietas veganas têm mais sucesso em perder peso do que as pessoas que comem produtos animais (2).

Uma revisão de 12 estudos constatou que, em 18 semanas, pessoas que seguiram dietas veganas perderam uma média de 2,52 kg mais do que participantes de dietas não-vegetarianas (3).

Assim como a dieta vegana, a dieta low carb com alto teor de gordura e baixo teor de carboidratos também pode afetar positivamente sua saúde.

Dietas Veganas e Low Carb

A dieta low carb é bem conhecida por sua eficácia na perda de peso, controle do açúcar no sangue e redução dos fatores de risco para doenças cardíacas.

Um estudo em 58 crianças e adolescentes obesos mostrou que os participantes após uma dieta low carb perderam significativamente mais peso e massa gorda do que aqueles em uma dieta de baixa caloria.

Além disso, a dieta aumentou significativamente os níveis de adiponectina. Uma proteína envolvida na regulação do açúcar no sangue e no metabolismo da gordura (4).

Níveis mais altos de adiponectina têm sido associados com melhor controle glicêmico, redução da inflamação e menor risco de doenças relacionadas à obesidade, incluindo doenças cardíacas (5, 6).

As dietas reduzidas em carboidrato também demonstraram reduzir os fatores de risco da doença cardíaca, incluindo triglicerídeos elevados, assim como pressão sanguínea e colesterol LDL “ruim” (7).

Sendo que tanto a dieta vegana quanto a dieta baixa em carboidrato podem beneficiar sua saúde de maneira semelhante. É provável que a combinação dos dois seguindo uma dieta low carb vegana também tenha um impacto positivo na saúde.

Alimentos para Evitar

Ao seguir uma Dieta Low Carb Vegana, você deve reduzir significativamente sua ingestão de carboidratos. Ou seja, é preciso substituir carboidratos por gorduras saudáveis ​​e fontes vegetais de proteína.

Sendo assim, produtos de origem animal, incluindo ovos, carne, aves, laticínios e frutos do mar, serão excluídos de uma dieta low carb vegana.

Aqui estão alguns exemplos de alimentos que devem ser completamente evitados:

  • Carne, peru, assim como frango, porco.
  • Todos os tipos de Laticínios, leite, manteiga, iogurte, entre outros.
  • Além disso, ovos também não entram na dieta..
  • Frutos do mar, ou seja, peixe, camarão, mariscos, mexilhões.
  • Por fim, ingredientes à base de animais. Como Whey protein, mel, assim como, proteína de clara de ovo.

Aqui estão alguns exemplos de alimentos que devem ser significativamente reduzidos:

  • Grãos e amidos, ou seja, cereais, pães, assados, arroz, macarrão, grãos.
  • Bebidas açucaradas como, chá doce, refrigerante, suco, bebidas esportivas, leite com chocolate.
  • Todo tipo de adoçantes, bem como açúcar mascavo, açúcar branco, agave, xarope de bordo.
  • Legumes ricos em amido. Ou seja, batata, batata doce, abobrinha, beterraba, ervilha.
  • Feijões e leguminosas como grão de bico, por exemplo.
  • Todas as frutas devem ser limitadas. No entanto, pequenas porções de certas frutas, como frutas silvestres, são permitidas.
  • Bebidas alcoólicas com alto teor de carboidratos, ou seja, cerveja, coquetéis adoçados, vinho.
  • Alimentos dietéticos com baixo teor de gordura. Isso porque, alimentos com baixo teor de gordura tendem a ser ricos em açúcar.
  • Molhos e condimentos como molho de churrasco, molhos de salada açucarados, marinadas possuem alto teor de carboidratos. Por isso, também devem ser evitados.
  • Por fim, é fundamental limitar os alimentos embalados e aumentar os alimentos integrais e não processados.

Lembrando que, o nível de restrição de carboidratos ao seguir uma dieta low carb vegana varia de acordo com suas metas de saúde e necessidades individuais.

Em geral, alimentos veganos saudáveis ​​e com alto teor de gordura e fontes de proteína vegana devem constituir a maior parte de sua dieta.

Alimentos para comer

Ao seguir uma dieta low carb vegana, é importante se concentrar em alimentos veganos e saudáveis, ricos em gordura e pobres em carboidratos.

Alimentos para comer em uma dieta low carb vegana incluem:

  • Produtos de coco, ou seja, leite integral de coco, creme de coco, coco sem açúcar.
  • Óleos como azeite, óleo de nozes, óleo de coco, óleo MCT, óleo de abacate.
  • Nozes, amêndoas, castanha do Pará, nozes, sementes de cânhamo, assim como, sementes de chia, nozes de macadâmia, sementes de abóbora.
  • Manteiga de nozes, manteiga de amendoim, manteiga de amêndoa, manteiga de girassol e manteiga de caju, por exemplo.
  • Vegetais sem amido como folhas verdes , couve de Bruxelas, abobrinha, brócolis, couve-flor, pimentão, cogumelos.
  • Fontes de proteína vegana, ou seja, tofu cheio de gordura, tempeh.
  • “Leite” vegano integral, assim como iogurte de coco, manteiga vegana, queijo de caju, queijo creme vegano.
  • Abacates inteiros ou guacamole.
  • Mirtilos, amoras, framboesas e morangos podem ser apreciados com moderação.
  • Condimentos como, levedura nutricional, ervas frescas, suco de limão, sal, pimenta, especiarias.

Embora a dieta low carb elimine muitos grupos de alimentos dos quais os veganos dependem, como grãos integrais e vegetais ricos em amido, uma dieta vegana low carb pode ser seguida com um planejamento cuidadoso.

Por isso, dietistas veganos low carb devem obter suas calorias de alimentos integrais, não processados, evitando alimentos veganos altamente processados.

Dieta vegana low carb não tem açúcar.
Dieta vegana low carb não tem açúcar.

Abraço e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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