close
Alimentação

Dieta para Diabéticos – Como deve ser a alimentação?

Dr Juliano Pimentel

Diabetes vem em duas formas primárias, tipo I e tipo II, e também em mulheres grávidas, como diabetes gestacional. E independente das formas, é preciso estar atendo a dieta para diabéticos.

Afinal, a alimentação é responsável por auxiliar no processo de cura e controle da doença.

Uma vez que a diabetes é uma condição que é afetada principalmente pela dieta, e sua ingestão de açúcar , a comida que você come é claramente muito importante (1).

Existem vários tipos de alimentos que são bons para diabéticos, bem como muitos itens que as pessoas devem evitar ou moderar.

Neste artigo você terá informações sobre como deve ser a dieta para diabéticos.

Gostou? Leia e compartilhe.

Dieta para diabéticos

Uma dieta diabética deve conter alimentos com baixo teor de açúcar e ricos em proteínas.

Amidos e Grãos

Obviamente, o item dietético mais relevante para um paciente diabético é o carboidrato.

Muitas pessoas desenvolvem diabetes por causa de seu consumo descontrolado desses alimentos.

Amidos vêm em muitas formas, incluindo pão, arroz, batatas e massas, entre muitos outros tipos de grãos, como milho, sorgo e centeio (2).

Alguns dos piores escolhas nesta área são no café da manhã, cereais e pão branco, já que estes são alimentos processados básicos feitos de farinha branca refinada.

Os carboidratos desses alimentos se transformam em açúcares simples, muitas vezes sobrecarregando a capacidade do pâncreas de produzir insulina suficiente para acompanhar o suprimento.

O outro problema é que os amidos comuns são frequentemente adoçados com açúcar, por exemplo, bolos, sobremesas, doces. O que apenas agrava o problema.

Por isso, a dieta para diabéticos significa fazer sacrifícios pessoais. No entanto, você percebe que vale a pena a longo prazo.

Se você é diabético, regular sua ingestão de açúcar e carboidratos é de suma importância.

Amidos com açúcares mais complexos, como batata-doce e quinoa são as escolhas mais sábias quando se trata de carboidratos, mas, mesmo assim, devem ser consumidos com moderação rigorosa, de acordo com o tipo e a severidade do seu consumo.

Esses amidos “melhores” também têm mais concentrações minerais e fibras, tornando-os benéficos para a saúde geral e a regulação do nível de açúcar no sangue, se você adicioná-los à sua dieta para diabéticos com moderação (3).

Proteína

O salmão é uma ótima opção para incluir na dieta para diabéticos.

Em termos de proteína, as aves e peixes são ótimas opções (4).

Essas fontes de proteína contêm níveis mais altos de ácidos graxos ômega-3 e tendem a ser magras, em comparação com a carne vermelha.

A escolha de carnes processadas, como salsichas e linguiças, pode aumentar os níveis de colesterol e aumentar a pressão sanguínea.

Estes são dois dos principais precursores do diabetes e podem ser muito perigosos em conjunto com a condição.

Se você está procurando proteína como vegetariano, você está imediatamente em menor risco de diabetes, e você também tem uma grande variedade de opções, incluindo feijão, nozes e sementes como fontes de proteínas.

Você deve moderar essa ingestão, no entanto, pois alguns desses alimentos podem ser ricos em calorias, e como diabético, você quer evitar a obesidade a todo custo.

Fruta

Pacientes diabéticos definitivamente devem incluir frutas e sucos de frutas naturais em sua dieta.

Isso não só fornece uma riqueza de vitaminas, minerais e antioxidantes, mas também uma boa fonte de carboidratos que não são ricos em açúcares simples.

As frutas na dieta para diabéticos, podem melhorar o sistema imunológico, e a fibra que elas contêm pode otimizar os níveis de açúcar no sangue e diminuir o risco de problemas cardiovasculares.

Sucos de frutas que são adoçados artificialmente, como xarope enlatado ou concentrado de frutas, não fornecem quase tantos nutrientes, e muito mais açúcar,  portanto, devem ser evitados sempre que possível ao planejar sua dieta para diabéticos (5).

Legumes

Mesmo no mundo dos vegetais, alguns são melhores que outros quando se trata de dieta para diabéticos.

Verduras folhosas, como espinafre e couve, bem como brócolis, cenoura e couve – flor, são opções saudáveis, pois fornecem uma quantidade significativa de fibras e minerais, mas têm baixos níveis de calorias e carboidratos mais complexos (6).

Alguns vegetais são mais ricos em amido, o que se traduz em níveis mais altos de açúcares simples.

Por isso, é preciso controlar ou até mesmo eliminar da dieta alimentos que contém milho, batatas, se você tiver alto risco de desenvolver diabetes.

Gordura

A obesidade é uma das condições mais comumente associadas ao diabetes, portanto, manipular sua ingestão de gordura é extremamente importante.

Muitas das coisas mais engordantes como, junk food, lanches, doces, também são ricas em carboidratos e açúcar, assim como você está ganhando peso, você também está colocando mais pressão sobre seu corpo para regular os níveis de açúcar no sangue.

Gorduras saturadas e trans devem sempre ser evitadas em uma dieta para diabéticos. Afinal, essas gorduras contribuem para o colesterol alto e aumentam os perigos para os pacientes diabéticos.

Algumas gorduras, no entanto, são importantes para o seu corpo, como as gorduras monoinsaturadas e os ácidos graxos ômega-3 (7).

Alimentos que contenham estas gorduras, como nozes, salmão e atum, azeite, abacate e óleo de girassol.

Todas essas opções de gordura podem ser adicionadas com segurança à sua dieta para diabéticos para reduzir a inflamação e evitar o acúmulo de colesterol.

Laticínios

Produtos lácteos vêm em uma variedade de níveis, ou seja, com base no teor de gordura que está incluído.

Leite gordo, iogurte e queijo podem contribuir para a obesidade e desequilíbrio do colesterol, o que deve ser evitado por alguém que sofre de diabetes (8).

Opções de baixo teor de gordura são facilmente acessíveis e vai fazer muito mais bom para você no longo prazo.

Iogurte grego pode ser uma das melhores opções para a ingestão de laticínios, pois é muito baixa em calorias e gorduras saturadas.

Conclusão

Uma dieta para diabéticos é baseada em comer três refeições por dia em horários regulares.

Isso ajuda seu corpo a usar melhor a insulina que produz ou recebe uma medicação.

Se você tem diabetes, é importante que você tenha um plano alimentar feito por médico e nutricionista.

Use alimentos saudáveis, controle de porções e agendamento para controlar seu nível de glicose no sangue.

Abraços e fique com Deus.

Dr Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alimentação para diabetesdestaquediabetesdieta para diabéticosdr. juliano pimentelinsulinasaúdevsg

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta