close
Alimentação

Fibra: Pode Te Ajudar a Perder Gordura na Barriga

Dr Juliano Pimentel

Sabia que a fibra pode ajudar você a prevenir a gordura visceral, entre outros benefícios? Se você me segue, já sabe que a gordura na barriga (gordura visceral) é extremamente insalubre. Na verdade, ela aumenta o risco de doença cardíaca, diabetes tipo 2 e outras condições de saúde (1).

Felizmente, essa gordura pode ser perdida, e pesquisas recentes mostram que o consumo de fibra está ligado a um menor risco de gordura da barriga (2). Mas esse efeito inclui apenas um tipo de fibra, a fibra solúvel.

Neste artigo, eu explico como ela pode ajudar a perder gordura da barriga.

Não deixe de ler e compartilhar.

Fibra Solúvel Ajuda a Perder Gordura da barriga

A fibra é muitas vezes dividida em duas categorias – fibra insolúvel e solúvel. Elas diferem na maneira como interagem com a água em seu corpo.

Ela não se mistura com água e age principalmente como um agente de volume para ajudar a formar fezes e passá-la através do intestino. Isso pode ajudar na constipação (3).

A fibra solúvel, como o beta-glucano e o glucomanano, mistura-se com água para formar uma substância viscosa semelhante a um gel que retarda a rapidez com que o estômago libera alimentos digeridos no intestino.

Aumentar o seu consumo também pode ajudar a perder gordura da barriga, e evitar o ganho de gordura. Um estudo associou um aumento de 10 gramas na ingestão diária de fibra solúvel a um risco 3,7% menor de ganhar gordura da barriga.

Vários outros estudos também mostram que as pessoas que comem fibra mais solúvel têm um menor risco de gordura da barriga (4).

Na verdade, ela pode ajudar a reduzir a gordura da barriga de várias maneiras.

Fibra Solúvel e as Bactérias intestinais

Existem mais de 100 trilhões de bactérias úteis que vivem em seu intestino.

Ao contrário de outras bactérias, essas bactérias são inofensivas e compartilham um relacionamento mutuamente benéfico com os seres humanos.

Os seres humanos fornecem às bactérias “casa” e nutrientes, enquanto as bactérias ajudam a cuidar de processos como a produção de vitaminas e resíduos de processamento.

Existem muitos tipos diferentes de bactérias, e ter uma maior variedade de bactérias intestinais está ligada a um menor risco de doenças como diabetes tipo 2, resistência à insulina e doenças cardíacas (5).

E embora não esteja claro por que, muitos estudos mostram que as pessoas que consomem mais fibra solúvel têm uma maior variedade de bactérias e melhores resultados de saúde.

Além disso, um estudo recente mostrou que as pessoas com uma maior variedade de bactérias intestinais têm um menor risco de gordura da barriga.

Bactérias intestinais podem reduzir a gordura da barriga?

Fibra: Pode Te Ajudar a Perder Gordura na Barriga

Porque o seu corpo não pode digerir a fibra, ela chega ao intestino praticamente inalterada.

Uma vez lá, enzimas específicas em bactérias intestinais podem digeri-la . Esta é uma maneira importante em que as bactérias intestinais promovem a sua saúde.

Enquanto isso, a fibra solúvel atua como um prebiótico, fornecendo nutrientes às bactérias.

Este processo de digestão e quebra de fibra solúvel é chamado de fermentação. Ele produz ácidos graxos de cadeia curta, um tipo de gordura que pode ajudar a reduzir a gordura da barriga.

Os ácidos graxos de cadeia curta ajudam a regular o seu metabolismo de gordura porque aumentam a taxa de queima de gordura e diminuem a taxa de armazenamento de gordura, embora exatamente como isso funciona não é completamente entendido (6).

De qualquer maneira, muitos estudos mostram uma conexão entre um nível mais elevado de ácidos graxos de cadeia curta e um menor risco de gordura da barriga relacionados com o consumo de fibra.

Além disso, estudos feitos em animais mostraram que os ácidos graxos de cadeia curta estão associados a um risco reduzido de câncer de cólon.

Ajuda a Reduzir o Apetite

Uma maneira de perder gordura da barriga é perder peso. E dado que a fibra solúvel é um poderoso supressor de apetite natural, ela pode ajudá-lo a fazer isso.

Ao suprimir o apetite, é mais provável que você reduza sua ingestão de calorias, o que pode promover a perda de peso.

Existem várias teorias sobre como a fibra solúvel pode ajudar a reduzir o apetite.

Em primeiro lugar, a fibra solúvel ajuda a regular os hormônios envolvidos no controle do apetite.

Alguns estudos descobriram que comer fibra solúvel reduz os níveis de hormônios da fome produzidos pelo corpo, incluindo a grelina (7).

Outras pesquisas mostraram que ela aumenta a produção de hormônios que fazem você se sentir satisfeito, como a colecistoquinina, GLP-1 e peptídeo YY.

Em segundo lugar, ela pode reduzir o apetite, retardando o movimento dos alimentos através do intestino.

Quando nutrientes como glicose são liberados lentamente no intestino, seu corpo libera insulina a uma taxa mais lenta. Isto está ligado a uma sensação reduzida de fome.

Fontes de Fibra Solúvel

Ela é fácil de ser adicionada à dieta e encontrada em uma variedade de alimentos à base de plantas.

Alguns alimentos incluem batata doce, frutas como damascos e laranjas, couves e legumes. Você pode encontrar outras dicas no meu artigo: quais são os 16 alimentos ricos em fibras.

No entanto, embora possa ajudá-la a perder gordura na barriga, não é uma ótima ideia exagerar no seu consumo (8).

Isso pode causar efeitos colaterais, como cólicas no estômago, diarreia e inchaço. É melhor aumentar sua ingestão lentamente, ao longo do tempo, para ajudar a melhorar a tolerância do seu corpo.

A ingestão diária recomendada para os homens é de 30-38 gramas de fibra por dia, enquanto as mulheres devem consumir 21-25 gramas por dia.

Porém, existem muitas variáveis que precisam ser consideradas como o seu peso, estrutura corporal e histórico médico, por isso, para saber a quantidade correta que precisa ser consumida por dia precisa ser indicada por um médico especialista em nutrição.

Comer alimentos ricos em fibra solúvel pode ajudá-lo a perder gordura na barriga.

Ela ajuda a manter suas bactérias intestinais saudáveis ​​e promove a perda de peso, reduzindo o apetite.

Combine a sua ingestão dela com uma alimentação balanceada e saudável,  com alterações no estilo de vida ​​e se exercitar mais.

Com pequenas mudanças você verá que acontecerá grandes transformações em você!

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

BAIXE AGORA O MEU GUIA COM OS
10 MELHORES SUCOS DETOX PARA EMAGRECER COM SAÚDE!!
O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : destaquedr. juliano pimentelemagrecimentofibrafibra solúvelgordura na barrigasaúde

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta

Igor Fernandes ([email protected], [email protected])